quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CAFÉ DA MANHÃ NA POUSADA MARTINEZ - CONSERVATÓRIA/RJ - CARNAVAL/2010

Amigos:

Durante o Carnaval em Conservatória/RJ , temos como diferencial a boa música, que pode seja ouvida em diversos locais, seja nos  Restaurantes,  Pousadas, Ruas  ou Praças. O genero musical apresentado, não se limita aos Sambas e Marchinhas, normalmente constantes nesta epoca do ano.

Pela manhã na Vila Antiga , temos  "Chorinho" com FRED MOREIRA  e os “CHORÕES DE CONSERVATÓRIA”, ou "Pagode" lá pelas 16 hs na Rua do Meio com o GRUPO ARRASTA e convidados.  E assim, em cada local de nosso Distrito, uma vertente da música brasileira se apresenta, pois nada é imposto àquele que gosta da boa música.

Porém nesse ano, o que mais me emocionou foi o sempre maravilhoso "Café da Manhã da Pousada Martinez", que talvez por uma "conspiração" Astral, apresentou cantores e instrumentistas maravilhosos.  No Café da Manhã (Aff! Delírio das Gordinhas!) desta semana, além dos Artistas que sempre se apresentam, haviam também aqueles que lá se hospedaram para curtir nosso Carnaval. Coincidência? Ah! Elas não existem...

CONCLUSÃO: ouvimos música para sonhar, sentir saudades, relembrar e decidir que é muito simples ser feliz!

Existe uma jovem senhora, Aff!, “uma grande intérprete”, chamada OLÍVIA MANSUR que sempre me emociona profundamente.   Quando ela e sua família visitam Conservatória, temos a certeza que vamos ouvir Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Carlos Lyra  e vários compositores,  que marcaram uma época maravilhosa na Música Brasileira.

Este,  é um nucleo familiar extremamente musical! O bom gosto de todos, aliando vozes e performances instrumentais, faz com que um encontro com a família MANSUR, seja realmente uma catarse!

Naturalmente com minha máquina fotográfica, captei alguns vídeos desse Café da Manhã. Mas voces sabem como é... Vídeo Amador... Somente para registrar a emoção do momento!

Então, apresento o meu pequeno  vídeo com OLIVINHA MANSUR, acompanhada pelo tecladista SÉRGIO NADER, interpretando  "INSENSATEZ"  de Tom Jobim e Vinícius de Morais!

Uma dica:  Primeiro vejam o vídeo.   Depois, tentem somente escutá-lo, pois OLIVINHA MANSUR é tão linda e carismática , que certamente a tendência natural  é ficarmos divididos e encantados:   entre sua imagem e voz!

OLIVINHA MANSUR E SÉRGIO NADER

O grande "barato" dos encontros musicais, tanto no CAFÉ DA MANHÃ quanto no HAPPY HOUR da POUSADA MARTINEZ, são os improvisos musicais que normalmente ocorrem. Em algumas ocasiões os artistas que lá estão,  jamais tocaram juntos ( pelo menos a composição musical que resolvem  na hora,  apresentar...).

Convivemos também, com  uma família de músicos de Ipiabas-Barra do Piraí, que dentre os seus muitos componentes, conhecemos melhor os irmãos DEHON e COIMBRA, que raramente estão juntos em Conservatória, por conta das atividades profissionais de cada um.

DEHON, um violonista maravilhoso, já apresentei aqui no Blog acompanhando IRACEMA WERNECK.    Seu irmão , COIMBRA , é um homem de "muitos instrumentos", e como todo  "Virtuoso",  um ousado. 

Dentro de sua “ousadia musical”, COIMBRA resolveu  fazer um solo na Gaita, e naturalmente foi muito bem acompanhado por  seu irmão DEHON ao violão, GERALDINHO DA FLAUTA   e o tecladista SÉRGIO NADER.   Esses  músicos, em um improviso magnífico , interpretaram  "TRENZINHO DO CAIPIRA" de Heitor Villa Lobos!   Observem como esse repentino quarteto, alcança uma interação total.   O nome disso?    TALENTO !!!

COIMBRA, DEHON, GERALDINHO DA FLAUTA E SÉRGIO NADER

Eu poderia colocar os outros vídeos, mas vou esperar a autorização dos cantores e instrumentistas.  Afinal eu com a máquina fotográfica, algumas vezes consigo captar mais ou menos as imagens.  Porém em outras ocasiões  o vídeo sai um tanto tremido:  enfim, a qualidade visual fica comprometida.

Por fim, gostaria de agradecer a gentileza do Sr. Martinez e de sua filha Patrícia, que nos convidaram para este magnífico Café da Manhã, que para mim foi inesquecível!

Minha amiga Patrícia e seu pai, Sr. Martinez, recebem de maneira magnífica, todos seus convidados!

Abraços fraternos,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

 

6 comentários:

Ira disse...

Amiga querida!

Lindas palavras as suas! Foi mesmo muito emocionante esse café da manhã!

Olivinha cantando Insensatez foi super emocionante. Ela é uma mulher maravilhosa e sua interpretação, acompanhada pela sensibilidade do Sérgio Nader me fizeram, como você bem viu, chorar muito.

O talento de todos, a amizade que nos une, tudo foi muito bonito!

Mais uma vez, obrigada por registrar esses momentos, que de outra maneira ficariam perdidos. Ou guardados apenas nas nossas lembranças.

Beijos, Iracema Werneck

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Iracema:

Fico com o pensamento voltado, quando me lembro deste Café da Manhã, para os que nunca tiveram a oportunidade de viver um momento assim...
Você, Olivinha, Zizinho, Sérgio Nader, junto aos queridos Coimbra, Dehon, Geraldinho da Flauta, e sem esquecer Gilbert, conseguiram emocionar todos os presentes, e remeter nossa emoção a lembranças, por vezes adormecidas.

Obrigado por, a cada música, vivê-la tão intensamente!

Beijos,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Edu Coimbra disse...

Bom dia!

Realmente este Café da manhã é tudo de bom. Sempre agradeço a Deus por tocar neste lugar maravilhoso acompanhando meus tios (Dehon e Coimbra) e também o Ronaldinho do Cavaquinho, em algumas oportunidades.

No carnaval, estive lá na terça-feira.

Parabéns pela postagem e viva a música brasileira!

Até,
Dudu Coimbra

P.S.: Também tenho um blog, onde escrevo minhas experiências musicais:

www.dorockaochoro.blogspot.com

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Edu:

Parabéns pelo seu Blog, que já vou colocar entre os meus favoritos.
Creio que não o vi ainda tocar, mas não faltará oportunidade.
Ah! Não ouvi, mas sei de voce a muito tempo, pois seu tio comenta sobre o seu talento!

Muito obrigado pela leitura do meu Blog!

Abraços fraternos,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Unknown disse...

Estivemos, meu marido e eu, hospedados na Pousada Martinez em março/2010, e devo dizer, que ficamos muito satisfeitos com o tratamento dados pelos responsáveis pela Pousada, e pelo café da manhã musical que foi oferecido aos hospedes.Nos agradou muito tambem, as acomodações e a localização da Pousada.
Gostariamos que constasse no link de voces, os preços das diárias e fotos da fachada e das áreas externas, pois são lindas. Obrigada. Clea e Evaldo Boechat Noronha, Marica RJ.

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sra. Cléa:

Realmente esta é uma Pousada agradabilíssima, e fico bastante feliz que tenha acessado meu Blog.
Vou colocar em "SITES PREFERIDOS" o link para o site da Pousada Martinez.

Antecipando:
http://www.pousadamartinez.com.br

Neste mês de Abril fiz um artigo que entre outras coisas, falo sobre o Café da Manhã da Pousada Martinez, pois é imperdível!

Não demore a voltar a Conservatória!

Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS