quinta-feira, 16 de junho de 2011

"GRATIFICAÇÃO" É: "GORJETA"

Amigos,

Leio hoje que o nosso Executivo Estadual, bem como o Sr. Secretário de Defesa Civil e Comandante do CBMERJ, tem como visão comum,  a não remuneração digna aos Militares Estaduais, uma vez que – como sempre – querem dar “GRATIFICAÇÕES” à categoria, o que   - segundo eles -  chegaria perto do  solicitado pelos Bombeiros Estaduais, nesta brava luta de nossos "Heróis Cotidianos  das Grandes Tragédias e Imensa Criminalidade, do Estado do Rio de Janeiro".

Para não ser bizonha, resolvi recorrer ao nosso amado Dicionário Aurélio, e retirei de lá o seguinte:
.
gor.je.ta (ê)

Substantivo feminino.

Pequena quantia , além da devida que se dá como
gratificação; propina, espórtula.
.
Quando vamos a um restaurante, ou simplesmente tomamos um cafezinho, e damos uma GRATIFICAÇÃO ao profissional que nos atendeu, ele certamente sabe,  caso fique doente ou tenha que se aposentar -  quer seja por tempo de serviço ou por invalidez -  que esta GRATIFICAÇÃO recebida pelos  serviços cotidianamente prestados, não entrarão na base de cálculo de seu Auxílio Doença ou Aposentadoria.  Isto é:  a GRATIFICAÇÃO não será incorporada ao salário. Porém o trabalhador Civil, tem pelo menos um FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO, que ele certamente levará para ao final de sua etapa de trabalho, para construir uma pequena casa, etc.
.
Mas voltemos para o Militar Estadual...
.
O que este Trabalhador Especializado,  teria com essas "malfadadas gratificações", caso um infortúnio o impedisse de exercer suas funções? E se ainda fosse no começo de carreira?
. 
E quando ao final , o Militar Estadual que por acaso (só mesmo contando com o  "acaso") não ficou doente, não se quebrou, não foi baleado, não enlouqueceu ou não contraiu doença crônica, chega ao seu término de tempo de serviço tendo que ir para a Inatividade?  O que ele leva ? 
CARACA!!! 
ELE LEVA SEU SOLDO E NENHUMA DESSAS
ENGANOSAS GRATIFICAÇÕES,
QUE  TAPAM A VISÃO DOS MAIS NOVOS,
POIS PARA ELES,  ENVELHECER OU FICAR DOENTE,  
É COISA DISTANTE!!!
MILITAR ESTADUAL NÃO TEM FUNDO DE GARANTIA!!!  
.
.
Se o leitor quiser pensar na ida para Inatividade de um Coronel Full, logo poderá ter a visão distorcida que este Militar vai muito bem remunerado, afinal com sua Patente, teve oportunidade de fazer diversos cursos... Aff!
NANANINANÃO!!!
O Militar Estadual Leva para a Inatividade somente 1 (hum) Curso (o de maior valor), o Soldo e Tempo de Serviço!

E o que falar dos Soldados e Cabos?
CREDO !  Esses Trabalhadores Especializados (insisto em repetir isto), levam o SOLDO , que é menor do que o Salário Mínimo Vigente no País, e Tempo de Serviço!  Tá bom assim? 
SAPO RUIM DE ENGOLIR, NÃO É MESMO???


Não sei se mudaram a Constituição Brasileira, se estou esclerosada, ou se rasgaram a página em que se dizia que "nenhum trabalhador brasileiro poderia ter vencimentos (SOLDO) menor do que o Salário Mínimo Vigente no País! Pois é... O SOLDO DOS MILITARES ESTADUAIS É MENOR DO QUE O SALÁRIO MÍNIMO ! 

SR.  SECRETÁRIO DE DEFESA CIVIL,
DEIXE SEU NOME NA HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO,
COMO AQUELE QUE LUTOU AO LADO DE SEUS COMANDADOS! 

.
Ao Sr. EXECUTIVO ESTADUAL: desça deste pedestal que o Sr. mesmo se colocou!  O Rio de Janeiro  é conhecido mundialmente: porém manchado por notícias sobre as  precárias condições salariais  e de trabalho, que  estão sendo submetidos esses  homens, Militares Estaduais,  que trabalharão incessantemente nas Olimpíadas e na Copa do Mundo.    O Sr. crê que trabalho escravo é bem aceito, internacionalmente?
.
Sr. EXECUTIVO ESTADUAL, gostaria de sabê-lo um DEMOCRATA e não um  ESCRAVAGISTA!   Ainda tenho  fé em DEUS,   nos  HOMENS e na DEMOCRACIA!!!


.
Abraço fraterno,


CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Um comentário:

Anônimo disse...

Acaba de ser aprovado no SENADO FEDERAL,o projeto de ANISTIA DO S BOMBAS. Deu agora na TV SENADO AS14:30hs. AMEM....