terça-feira, 9 de outubro de 2007

BARBONOS, EVARISTOS, SALÁRIOS e FAMÍLIA !!!

Tenho observado que desde a última manifestação por Salários Dignos e Melhores Condições de Trabalho, alguns companheiros ficaram desanimados ou céticos em relação aos grupos: CORONÉIS BARBONOS e 40 DA EVARISTO.
Acredito que em um primeiro momento houve realmente certo impacto negativo, diante de pouco esclarecimento aos companheiros, que de alguma forma acreditavam muito na movimentação. Alguns Policiais e Bombeiros foram ao Ato Cívico, e nada souberam do que aconteceu com os Grupos, gerando desse modo, muita boataria. Assim sendo, acabaram aborrecidos: sentiram-se usados. Contudo, isto foi só um sentimento, na realidade não houve esse “uso ou abuso”!.
Porém, ao mesmo tempo, muitos não arredaram o pé de casa para engrossar o número de integrantes do Ato Cívico na Zona Sul, portanto: reclamar sem se movimentar também é muito cômodo... Mas, vamos esquecer o mencionado Ato , e vamos partir para o presente.
Um movimento como este que está sendo feito dentro da PMERJ, não é para se colher frutos do dia para noite. Não vamos ser bobinhos e achar que BARBONOS e EVARISTOS, exporiam as mazelas da PMERJ e CBMERJ e seriam atendidos no dia seguinte. Claro que não! Até porque ouvir e falar seriamente, não é o forte do Governo Estadual.

Mas os grupos estão aí - cada dia mais consolidados e incomodando muita gente - inclusive juristas ilustres, pseudo-entendidos em Segurança Pública, e outros afins...
Aos amigos, peço que passeiem um pouco pelos Blogs do Major Wanderby, Capitão Luiz Alexandre, Coronéis Barbonos e Coronel Paulo Ricardo Paúl; sendo que este último Blog mencionado, chega a tirar um pouco o fôlego do leitor - diante de tantos artigos informativos e esclarecedores - e do posicionamento do referido Cel. em diversas questões. Enfim, neste Blog do Cel. Paúl não será difícil encontrar um texto dele ou de outros, com idéias novas e esclarecimentos diversos. Inclusive, me parece um bom espaço para quem quer divergir do que foi postado, colocando sua posição em referência ao exposto, naturalmente com bastante elegância, pois em momento algum este Blog é agressivo.
Fico imaginando que existem pessoas que devem pensar: essa tal Christina não tem nada para fazer...
Acertaram!!!!!
Realmente não tenho muito que fazer: vivo durante a semana mais no interior que na Cidade, sou péssima em trabalhos manuais, não gosto de viver na casa dos outros, e o dinheiro é curto para fazer compras em Shoppings. Então, dedicar-me a escrever sobre o Movimento Salarial e mencionar os Blogs que tratam do mesmo assunto, acho bastante válido, pois creio que possamos todos tentar viabilizar uma PMERJ e CBMERJ melhor.
Aff! Já sei... – “Essa Christina fica mencionando esses Blogs, pois são de Oficiais!!!”, pensam alguns sobre mim.
Ora, ora! É só me enviar link de Blogs ou Comunidades de Praças, que não sejam de teor agressivo ou postem xingamentos, que mencionarei. Os que postam palavrões, gostam destratar ou caluniar - sendo de Oficiais ou Praças - não indico, pois não me identifico com essa postura.
Como já é a segunda vez que falo sobre o Blog do Cel. Paulo Ricardo Paúl, devo avisar que não sei se o citado Oficial é branco, negro, alto, baixo, magro, gordo - não o conheço nem de foto -, portanto só faço menção, pois acho que vale muito à pena passar por lá todo dia: existe sempre um ou mais textos interessantíssimos...Inclusive para discordarmos!
Sim...E quanto ao Salário dos Policiais? Barbonos e Evaristos estão brigando por isto. Inclusive hoje dia 09/10 haverá uma reunião entre eles. Mas, podem estar certos: somente elevando a auto- estima do policial, o Governo compreenderá (claro, dependemos da agenda de viagens do Sr.Governador), que não existe Segurança Pública sem Polícia Ostensiva bem paga.

Porém, acredito que enquanto a PMERJ (que vão de Praças a Oficiais), não tomar uma atitude mais corporativa com seus membros, o Governo não vai estar nem aí...Quando falo em atitude mais corporativa, tomo como exemplo mãe e seu filho: é preferível tentar corrigir os erros em casa, do que deixar que alguém pegue nosso filho errando, e assim se arvore no direito de corrigi-lo.
Calma!!!!!Não estou chamando Policiais de crianças...isto foi somente uma forma que encontrei de me explicar!
Gostaria muito que a Família Militar Estadual pudesse hoje, estar com uma comida de qualidade à mesa, com seus filhos podendo estudar com tranqüilidade e não pensando na merenda da escola.
Queria muito que as esposas dos nossos Policiais, pudessem resgatar neste homem, aquele marido que ela casou e sonhou viver. Sabemos bem que atualmente, o Militar Estadual para poder complementar o salário, faz bicos...
Naturalmente este homem para não ouvir cobranças familiares (o leite acabou; Renatinho precisa colocar aparelho nos dentes; Mariana tem que fazer óculos; o gás não vai dar para o mês, etc) chega cada dia mais tarde em casa. E assim a Família Militar Estadual vai cada dia se desestruturando. Os casamentos são desfeitos, e esse Militar para não dar “bandeira”: resolve casar-se de novo! Naturalmente um novo ciclo de “chegar tarde a casa”, recomeça...
Sei que não são todas as famílias que estão assim, porém creio que uma boa parcela, sofre com muito com os parcos salários, e seus desdobramentos. Esses Militares tornam-se homens antipatizados dentro da própria casa, e não há saúde mental que agüente isso.
Por tudo que expus acima, gostaria de conclamar as esposas, os filhos, pais e irmãos de Militares Estaduais, que os ajudem nesta luta: animando-os a engajar-se na empreitada por uma PMERJ e CBMERJ melhor.
Ah... e quando possível os acarinhem também. Sublimem só mais um pouco a tentação por cobrança de bens materiais (sei que a maioria desses bens, são necessários), até que este homem sinta-se menos tenso e com isso, volte ao saudável convívio do lar.
Uma tentativa paciente, para que nossos “homens/mulheres”, resgatem sua auto-estima, e com isso possam juntar-se a Barbonos e Evaristos, para que a pressão por melhores salários possa realmente ser sentida pelo Governo de nosso Estado.
Enquanto isso não ocorre, como já disse em postagem anterior: sonhar junto, faz um bem enorme para a pele (se é que me entendem...)!

Um abraço,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Um comentário:

Anônimo disse...

"essa tal Christina não tem nada para fazer... Acertaram!!!!!".
A Sra me fez dar boas risadas.
Espero que continue a não ter "nada" para fazer, pois o seu "nada" tem somado muito para a luta por respeito e dignidade dos militares estaduais do RJ.
E parabéns pela bonita e esclarecedora mensagem recebida.