sábado, 6 de novembro de 2010

“SAUDADE É O AMOR QUE FICA”

Amigos:

Recebi de Roberto Esteves, um fraterno amigo que conheci via net, o artigo abaixo, que ao ler fiquei muito emocionada.

Gostaria de repassar à todos, até porque sempre haverá  alguma “saudade”  em nossas vidas…

Ao Roberto Esteves, meu abraço!

.

DEFINIÇÃO DE SAUDADE

artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista

.

Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos  de  atuação profissional (...) .
Posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas  vivenciados pelos meus pacientes.
Não conhecemos nossa verdadeira dimensão  até que, pegos pelas adversidades da vida ..., descobrimos que somos capazes de ir muito  mais além.

Recordo-me com  emoção  do  Hospital  do  Câncer  de  Pernambuco,  onde dei meus primeiros passos como profissional.......
Comecei a freqüentar  a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria.

Vivenciei os dramas  dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer.

Com o nascimento  da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das  crianças.

Até o dia em que um anjo passou por mim!

Meu anjo veio na forma de  uma criança com  apenas 11 anos, calejada por dois longos  anos  de  tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos  programas de químicos e radioterapias.
Mas  nunca  vi  o  pequeno anjo fraquejar.
Vi-a chorar muitas vezes;
Também vi medo em  seus  olhinhos; porém, isso é humano!

Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei  meu  anjo  sozinho  no quarto.   Perguntei pela sua mãe.
A resposta que recebi  , ainda hoje  , não consigo  contar sem
vivenciar profunda emoção.

- Tio, - disse-me ela…

- Às vezes minha mãe sai do  quarto  para  chorar escondido nos corredores... Posso ouvir daqui!   Quando eu morrer,
acho que ela  vai  ficar com muita saudade.   Mas, eu não tenho medo de morrer, tio.   Eu não nasci para  esta vida!

Indaguei:

-  E  o  que  morte    representa    para    você,    minha    querida?

- Olha tio…,  quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do  nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é?

(Lembrei  das minhas filhas, que na época eram crianças de 6 e 2 anos,  e com elas, eu procedia  exatamente assim.)

- É isso mesmo.

- Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele,  na minha vida verdadeira!

Fiquei "entupigaitado" , não sabia o que dizer.

Fiquei chocado com a   maturidade  com que o   sofrimento acelerou a visão e a espiritualidade daquela criança.

- E minha mãe vai ficar com saudades - emendou ela.

Emocionado,  contendo  uma  lágrima    e    um    soluço,    perguntei:

-  E  o  que  saudade   significa    para    você,    minha    querida?


-Saudade é o amor que fica!

 

Hoje, aos 53 anos , desafio qualquer um a dar uma definição
melhor,   mais direta e simples para a  palavra  saudade: 

É  o  amor que  fica!

Meu anjinho já se foi, há longos anos.
Mas, deixou-me uma grande  lição que ajudou a melhorar  a  minha  vida,  a  tentar  ser  mais  humano  e carinhoso com meus doentes,  e acima de tudo a  repensar meus valores.

Quando a noite chega,  se o céu está limpo e vejo uma estrela,
chamo pelo "meu anjo", que brilha e resplandece no céu.
Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa.

Obrigado  anjinho........
Pela vida bonita que teve;
Pelas lições que me ensinaste;
Pela  ajuda que me deste.

Que bom que existe saudade!

O amor que ficou é eterno.

ATITUDE É TUDO!!!

Seja   sempre   mais   humano    e    agradável    com      as        pessoas.

Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo  de batalha.

-Viva com simplicidade.
-Ame generosamente.
-Cuide-se intensamente.
-Fale com gentileza.
- E, principalmente...
NÃO RECLAME!

VAMOS TENTAR TRAZER ESSE ENSINAMENTO
PARA O NOSSO DIA A DIA
.

---------------------------------------------------------------

Quando choro com saudades de Camila, e sei que isso acontece certamente com as mães de tantos anjos , como por exemplo, Marcelo Eustáquio e Bruno Lattanzi, filhos  de minhas amigas Maria Auxiliadora e Regina, posso definir bem, depois desse artigo,   que nosso choro de saudades,  é exatamente isso: O AMOR QUE FICA!

.

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Nenhum comentário: