quarta-feira, 18 de março de 2009

E QUEREM QUE O POLICIAL MAL REMUNERADO, FAÇA MILAGRE !!!!

Amigos:

Estou reproduzindo reportagem do Jornal "O DIA ONLINE", de 18.03.2009, para que possam ter uma pequena noção do que é a Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro.

Como será que um Policial, seja ele Militar ou até mesmo Civil (só uma forcinha: pois creio que a Polícia Civil é investigativa), podem tentar combater o tráfico de drogas, neste caso do COMPLEXO DO ALEMÃO (aquele do PAC, lembram-se?), sendo tão desvalorizados ao receberem salários AVILTANTES e tendo condições de trabalho PRECÁRIAS?

Como um homem ou mulher Policial, pode entregar-se plenamente ao trabalho, sabendo que em casa falta o mínimo para a sobrevivencia de sua família?
De que modo fica "o moral" deste Policial, ao refletir que o que reproduzo acima, não pode ser financiado apenas pelos protagonistas das cenas desse vídeo?


SEGURANÇA PÚBLICA, PASSA PELA VALORIZAÇÃO DOS

POLICIAIS MILITARES E/OU CIVIS, COM SALÁRIOS JUSTOS

E CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO!

----X----

O DIA ONLINE

Complexo do Alemão: onde a lei que impera é o código do crime


Vídeo de festa na Favela da Grota mostra bandidos ostentando armamento de guerra em meio a moradores e muitas crianças


POR LESLIE LEITÃO, RIO DE JANEIRO


O batidão em altíssimo volume, com letras obscenas e de glamourização do crime, serve de trilha sonora para a realidade de um mundo paralelo dentro do Rio de Janeiro. Longe dos cartões postais, dos turistas e à sombra de qualquer ação do poder público, 200 mil cidadãos cariocas vivem em um território onde os códigos do tráfico ignoram as leis e a Justiça. As 12 favelas do Complexo do Alemão traduzem com perfeição o que se convencionou chamar de “poder paralelo”.

As imagens falam por si e facilitam o entendimento das regras impostas pela quadrilha. Trata-se da filmagem feita durante festa de aniversário de dois irmãos traficantes – o DVD foi apreendido em ação de setembro de 2008 – e vêm à tona agora, para revelar os meandros do QG do Comando Vermelho.A profusão de armas de guerra nas mãos de jovens, na maioria dos casos entregue às drogas — seja vendendo, seja consumindo — representa um desafio cuja complexidade é reconhecida pelo próprio secretário de Segurança, José Mariano Beltrame:

"Posso preparar a polícia, mas há que se preparar o Estado. Comecei um estudo sobre o Alemão e apenas em uma área faltavam 1.200 pontos de luz. Vou deixar o policial no escuro? Nós precisamos que haja um ‘tsunami’ de ações para que nossas ações sejam de qualidade e definitivas. O custo da ocupação do Alemão ainda está no início, mas temos uma base pelo Dona Marta”, afirmou ontem, na Comissão de Direitos Humanos da Alerj.

O vídeo da festa mostra jovens sem qualquer perspectiva de futuro. Trata-se de uma realidade cruel, com velhos e crianças, meninos e meninas (alguns recém-nascidos), e centenas de pessoas de bem lado a lado com marginais empunhando as mesmas armas de guerra usadas por americanos e terroristas no Oriente Médio. Os donos da festa, Bruninho e Pimpim, são homenageados em um telão, com armas em punho. Os convidados estão à vontade, felizes com o baile improvisado, com churrasco e bebida à vontade — servida e consumida por crianças. Tudo acontece na Rua 2, na Favela da Grota, a poucos metros do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da PM, onde os cinco policiais que se dividem em turnos de 24 horas pouco podem fazer.

O tratamento de quase devoção dispensado aos bandidos é a prova de que não ser criminoso nem sempre significa ser inocente. “Muita gente aqui nesse vídeo é simpática (ao crime). Na carteira, é trabalhador. Mas gosta de fazer favor para ficar bem com os bandidos”, diz um morador da comunidade.

Apesar de a agenda lotada ter impossibilitado o secretário de Segurança de ver a filmagem, Beltrame admitiu a dificuldade de controlar aquele pedaço sem lei da cidade. “Imagens de traficantes circulando livremente sempre vão chocar, ninguém de bom senso pode achar normal. Mas é um passo de cada vez na recuperação desses territórios, não existe mágica”, disse em nota oficial."

----X----

Gostaria de parabenizar a Reportagem da Jornalista Leslie Leitão, lembrando que um DPO numa área como essa (porque ainda existem?), seria mais viável para os chamados "Homens Bomba", que tem no suicídio (conforme o Doutrinamento que recebem, inclusive Religioso), o caminho para a Libertação.

Estamos no Brasil, mais propriamente no Rio de Janeiro. Nossos bravos Policiais Militares não são Islâmicos e não tem vocação suicida. Portanto fico me perguntando:

- " Colocá-los neste lugar, não seria uma opção Homicida?"

Que Deus possa dar força, tenacidade, honradez e principalmente CORAGEM, para que nossos Policiais Militares consigam, mesmo diante desta situação CAÓTICA, seguir com cabeça erguida e passos firmes: NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE!

Especial saudação, aos BRAVOS Policiais Militares do 16º BPM, responsáveis pela área.


Um abraço,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Um comentário:

Anônimo disse...

O problema da polícia em praticamente TODOS os ESTADOS é a Remuneração. O policial mal da conta de chegar no fim do mês com o saldo positivo. Imagine você casado com 2 filhos ou menos 1 filho tendo que sustentar a família ganhando menos de R$1200 por mês? Meu querido o problema da PM sempre foi a baixa remuneração pelo serviço que é prestado. Com isso vem à corrupção, os bicos, o policial mal tem tempo pra ficar com a família porque tem que ter um segundo emprego informal pra poder tentar levar uma vida digna, com toda essa pressão ele ao passar do tempo adoece e começa a usar remédios, é internado e não tem mais condições nenhuma pisicológica para o trabalho. Infelizmente é um problema crônico que todo mundo vê mas não quer resolver.

Você acha que conseguiria fazer o serviço de um policial?

Trocar tiros com bandidos? Ver gente fuzilada, decaptada, salvar gente cheia de sangue as vezes tendo que colocar a mão em gente toda fedorenta cheia de sangue para que o infeliz não morra? Gostaria de perder muitos fins de semana com a família, feriados porque você está de serviço? Ser conhecido pelos bandidos do local que você trabalha? Ter que realizar buscas pessoais em pessoas muito nojentas, andar em córregos esgotos escorregar na lama correr em alta velocidade atrás de bandidos? GANHANDO MENOS DE R$1.200 por mês?????????

Agora tudo isso pra que? Pra dar segurança essa mesma sociedade que a todo tempo o critica e não valoriza o PM e consegue no mínimo entender que o problema dela é a BAIXA REMUNERAÇÂO. Desculpe mas o de trás da cadeira do seu sofá não da pra ver essas coisas.