sábado, 15 de maio de 2010

CONSERVATÓRIA/RJ - “MARCOS ALMEIDINHA”

Amigos:

Temos aqui em Conservatória um "Sarau", que de tempos em tempos, homenageia algum grande compositor. Este Sarau é uma atividade particular, que um casal de amigos presenteia seu grupo de convidados. Na realidade, é uma forma dos anfitriões receberem amigos , oferecendo além de uma recepção maravilhosa, música : sempre da melhor qualidade.

Houve no dia 08.10.2010 o "Sarau de Cartola", onde vários cantores  e músicos, interpretaram  composições deste "mestre". Inclusive, sempre, durante a apresentação das músicas, uma pequena Biografia é divulgada, para que todos conheçam melhor a vida, a luta, as dificuldades, e - porque não? - as alegrias que os compositores passam durante sua carreira.

Nossos anfitriões, tanto homenageiam personagens que já se foram, como os que ainda estão junto a nós.

Tenho um especial carinho por um intérprete e compositor: MARCOS ALMEIDINHA... Gosto de meu convívio entre jovens, mas minha relação com Marcos é diferente: consigo me emocionar muito ao vê-lo cantar, ou mesmo durante alguns minutos de prosa.

Não sei ao certo se isto se dá,  por Marcos Almeidinha,   ser neto de "Almeidinha" , um dos saudosos Seresteiros de Conservatória.   Ou se ele , com sua juventude e um certo gosto pelo "forró" ,   me   faz    relembrar a alegria de minha Camila. O sorriso dos dois é bem parecido.   Sei lá...

"MARQUINHOS" - como costumo chamá-lo - me enternece, e acaba por me remeter à lembranças muito boas!   Sou fã de carteirinha de MARCOS ALMEIDINHA!

Esta filmagem, até relutei em mostrar, pois quando Geraldo tentava captar a imagem, uma pessoa aparece no meio do vídeo.      Nesse momento  ,    meu    marido    tem que deslocar a máquina (que continua a ser a nossa velha máquina fotográfica), e a imagem fica trêmula.  Tudo muito amador em matéria de vídeo, mas feito com muito boa vontade!

Particularmente neste dia, o som não estava "perfeito", como de costume.

MARCOS ALMEIDINHA, lê a letra da música ao cantar,  pois fora escalado para interpretar outro clássico de Cartola. Porém, dia anterior, foi pego de surpresa com o pedido para cantar "PEITO VAZIO", uma composição de Cartola e Elton Medeiros.

Acompanhando MARCOS ALMEIDINHA:   Violões: Mauro Almeida e Zizinho,   Acordeon: Brás,    Cavaquinho: Gabriel, e na PercussãoTony e Dumbo.

Abraços fraternos,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Christina! Assim que vimos o seu e-mail com o vídeo do Marquinhos cantando no sarau de Cartola, dia 08/05, registramos no seu orkut os nossos agradecimentos. Agora, no seu blog, novamente recebemos toda a sua ternura e carinho. Ficamos realmente emocionados quando você compara o sorriso do Marcos com o do lindo anjo Camila que certo dia lhe visitou. As suas palavras afetuosas sobre o nosso filho Marcos e o nosso saudoso e querido Almeidinha tocaram os nossos corações. Rogamos para que o “SUPREMO PAI” continue a lhe inspirar no amor, na paz, na luz e na força que você sempre derramou sobre todos nós. Mais uma vez deixamos o nosso agradecimento com muitos abraços e beijos pra você, Geraldo, filhos familiares e amigos.

Família Almeidinha.

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

FAMÍLIA ALMEIDINHA:

Obrigado pelas palavras, e tenham certeza que tudo é muito verdadeiro. Estar junto a voces é muito bom, e especialmente com MARQUINHOS, pois certamente nos encontramos em vidas pretéritas.

Sabemos de seu talento como compositor, que tenho certeza que um dia, vai "explodir", no bom sentido.

Sabemos de sua bonita voz (genética,kkkk), e sabemos também de sua "timidez". Ah! Isso, claro que vai acabando. Tenho a impressão que a "timidez" é o charme especial deste menino.

Muito obrigado pela amizade de voces!

Abraços fraternos,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS