quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PEC-300/2008 – ADIADA MAIS UMA VEZ A REUNIÃO DA “COMISSÃO ESPECIAL”

.

Amigos:

Recebi “comentário” em meu Blog, dando conta que mais uma vez uma Reunião da Comissão Especial foi adiada.

Pode ser que isso seja um bom indício, pois o Relator da PEC-300/2008, Dep. Major Fábio-DEM/SE, havia anunciado que ontem, dia 28.10.2009, entregaria seu Relatório Final sobre a referida PEC.

Recebi também um email sobre a preocupação de um leitor com o anúncio de tal Relatório, que deverá ir a Votação em Plenário da Câmara. Inclusive respondi um comentário sobre o assunto, em matéria postada ontem no Blog do Cel Paúl http://celprpaul.blogspot.com/ , sob o título: " CONCURSO PARA GARI TEM O TRIPLO DE INSCRIÇÕES DO CONCURSO PARA SOLDADO DA PM. " , em que um Anônimo versa sobre este Adiamento e eu o respondo.

Se tal Relatório, em que seu Texto Final será levado a votação em Plenário está pronto, realmente há motivos de sobra para preocupação!

- Se as Audiências Públicas são feitas para melhor entendimento e assim, percepção dos anseios dos Militares Estaduais, como pode o Relatório, ser feito antes de todas as conclusões sobre o mesmo?

- A Emenda proposta pelo Dep. Paes de Lyra, Dep. Capitão Assunção e outros, nos termos:

"f) proventos integrais quando na inatividade, mantida a paridade com o ativo, desde que conte com vinte anos de atividade de segurança pública e trinta anos de serviço, se homem, e vinte e cinco anos de serviço se mulher."

Se a mesma entrou no tal Texto Final, vai ser no mínimo "falta de vergonha", "imoralidade"! O que devem fazer aqueles que ficaram doentes, tomaram tiros ou de acidentaram, antes de completarem 20 anos de serviço publico?

A PEC-300/2008 foi concebida inicialmente, para beneficiar Militares Estaduais Ativos, Inativos e Pensionistas, e não para segregar aqueles que de alguma forma já sofreram com problemas advindos de seu trabalho. Isto seria penalizar o Reformado, duas vezes!

Espero no fundo de meu coração estar errada, mas começo a crer firmemente que fica INCOMPATÍVEL, tanta Marcha, Passeata, Carreata, pela PEC-300/2008, inclusive com o comparecimento de seu Relator em quase todas estas manifestações . Tantos PALANQUES, entram em “DISSONÂNCIA”, com um estudo que deveria ser "muito bem estruturado e preciso" , para realização deste Relatório Sobre a PEC-300/2008.

Dissonância essa, que podemos amargar caso daqui a pouco, seja a PEC-300/2008 arguida em sua “Constitucionalidade” , pelo STF.


Então, peço aqueles que de alguma forma tem conhecimento de como foi feito este Relatório do Texto Final da PEC-300/2008, e que possam dirimir minhas dúvidas e de muitos Militares Estaduais, nos alertando em que reclames foi baseado tal texto, e onde estão seus pontos vulneraveis, caso eles existam, que o façam ! Seja através de qualquer mídia ou Associação de Classe, porém, esclarecendo assim, esta "caixa-preta".

Seria um grande favor a Família Militar Estadual!

Naturalmente coloco este Blog à disposição! Serei bastante grata, e assim , divulgadora caso receba alguma comunicação a este respeito!

Passei meses lutando pela divulgação da PEC-300/2008 , e sua aprovação. Porém , lutava por uma PEC que acreditava: aquela que seria justa com todos e que não deixaria brechas, para depois ser contestada pelos Executivos dos Estados.

Com o andamento do trabalho desta Comissão Especial, percebi que "trabalho", era o que menos acontecia! Não quero deste modo, generalizar. Afinal tivemos alguns Parlamentares abnegados, porém, pouca coisa pude perceber de "acréscimo salutar" à Preposição.

Então prefiro expor a minha dúvida, tantas vezes mencionada em emails enviados para esta COMISSÃO ESPECIAL e sem recebimento de resposta, do que ficar alimentando ilusões a já tão maltratada Família Militar Estadual!

Se não há seriedade na confecção do Relatório Final, a PEC-300/2008, perde a finalidade, sendo assim mera ilusão.

Lamento muito estar pensando assim, pois gostaria que o Militar Estadual pudesse ter uma vida digna, e dessa forma poder prover sua família!
Mas, até que provem o contrário,

.

HOJE, DA FORMA QUE ESTÁ SENDO

CONDUZIDA NA COMISSÃO ESPECIAL,

EU "NÃO" MAIS ACREDITO

NA SERIEDADE DA PEC-300/2008 !

..

Adoraria estar errada, e caso isso aconteça, poder fazer publicamente o "mea culpa"!

Creio, que o grande mal foi:

MUITO PALANQUE,

E POUCA SERIEDADE !

.

.

Abraços fraternos,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PEC-300/2008 – RELATÓRIO - PLENÁRIO

Srs.,

Recebi  hoje   um   comentário ,  para  meu  artigo  “PEC-300/2008  – BOLETIM DE ACOMPANHAMENTO DA PREPOSIÇÃO” ,    comentário este ,   que   transcrevo  conforme abaixo:

 

Anônimo <noreply-comment@blogger.com>
para christina_freitas320@ig.com.br

data 23 de outubro de 2009 09:24
assunto[CHRISTINA ANTUNES FREITAS] Novo comentário em PEC-300/2008 - BOLETIM DE ACOMPANHAMENTO DA PREPOS....
enviado porblogger.bounces.google.com

ocultar detalhes 09:24 (2 horas atrás)

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PEC-300/2008 - BOLETIM DE ACOMPANHAMENTO DA PREPOS...":

O PARECER DO RELATOR MAJOR FÁBIO DERÁ DIA 28/10/2009,ÀS 14:30 LOCAL A DEFINIR ESTAMOS CAMINHADO PARA A PEC IR A PLENÁRIO . CORDEIRO

Publicar este comentário.

Recusar este comentário.

Moderar comentários para este blog.

Postado por Anônimo no blog CHRISTINA ANTUNES FREITAS em 23 de Outubro de 2009 09:24

-----------------------------

.

Recebo com alguma reserva este “comentário” ao Artigo, por não conhecer a pessoa que o fez -  uma vez que assina somente como CORDEIRO -  que não sei se trata-se de algum Assessor do Dep. MAJOR FÁBIO-DEM/PB , ou se é alguém que tem acesso a informações privilegiadas.

Mas fico então imaginando o seguinte: se o Relatório Final da PEC-300/2008  terá seu Parecer no dia 28/10/2009, isto é semana que vem, na  quarta feira, porque tantas AUDIÊNCIAS PÚBLICAS pedidas em Requerimentos para Salvador/BA, para o Comandante Geral da PM da Paraíba, e CONFERÊNCIA em Vitória/ES ?

Isto sem contar com o “BOLETIM ACOMPANHAMENTO DE PREPOSIÇÕES”  que acabo de receber, e que incluo abaixo:

.

Acompanhamento de Proposições
Brasília, sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Prezado(a) CHRISTINA ANTUNES FREITAS,

Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.

PEC-00300/2008 - Altera a redação do § 9º do art. 144 da Constituição Federal.

- 22/10/2009 Apresentação do REQ 20/2009 PEC30008, pela Dep. Andreia Zito, que "requer a realização de Conferência, para promoção de debates sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 300-A de 2008, no Estado do Rio de Janeiro-RJ."

--------------------------------------------

.

OBS.:  AGRADEÇO A DEP. FEDERAL ANDREIA ZITO, PELO PEDIDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA O ESTADO DO  RIO DE JANEIRO

.

Então, será que já aconteceram todas as Audiências Públicas e Conferências, e daí o Parecer Final do Relator da PEC-300/2008 , Dep. Major Fábio será concluído até 28/10/2009 ?

Se isso acontecer, devo exaltar todos os membros da COMISSÃO ESPECIAL, que  creio, devem ter trabalhado dias e noites com o resultado das AUDIÊNCIAS PÚBLICAS e CONFERÊNCIAS, para dar ao Dep. MAJOR FÁBIO-DEM/PA, subsídios para seu  Relatório!

E “CORDEIRO” vaticinou:   ESTAMOS CAMINHANDO PARA A PEC IR A PLENÁRIO!

Ufa! Estou entre me achar uma “lesma lerda”, apanhar meu nariz de palhaço, tomar meu Lexotan ou fazer a posição de Lotus (Yoga) até dia 28/10/2009…

Aceito sugestões (dentre as acima expostas)!

.

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

“N. S. DA PENHA - ROGAI POR NÓS!”

 

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA  RIO DE JANEIRO  - RJ

(Criminosos usam-na como Mirante)

“NOSSA SENHORA”

Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas, e a dor, me faz suportar…
Que as pedras do meu caminho
Meus pés suportem pisar
Mesmo ferido de espinhos, me ajude a passar
Se ficaram mágoas em mim
Mãe, tira do meu coração
E aqueles que eu fiz sofrer, peço perdão!
Se eu curvar meu corpo na dor
Me alivia o peso da cruz
Interceda por mim, minha mãe, junto a Jesus!

Nossa Senhora me de a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino
Nossa Senhora me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino,
Do meu caminho,
Cuida de mim…


Sempre que o meu pranto rolar
Ponha sobre mim suas mãos
Aumenta minha fé e acalma, o meu coração
Grande é a procissão a pedir
A misericórdia o perdão
A cura do corpo e pra alma, a salvação!


Pobres pecadores, oh mãe!
Tão necessitados de vós
Santa Mãe de Deus, tem piedade de nós…
De joelhos aos vossos pés
Estendei a nós vossas mãos
Rogai por todos nós vossos filhos, meus irmãos!

Nossa Senhora, me de a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida, do Meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim…

-----------------------------------------------

Que todos nós,  Cidadãos Fluminenses, população pacífica deste Estado, juntamente com os  Profissionais de Segurança Publica como , Policiais Militares, Policiais Civis , Bombeiros Militares, Policiais Federais e principalmente  dois grupos bem distintos:  aqueles que detém o Poder de Mando na Segurança Pública de nosso Estado, e de outro lado, aqueles que desafiam a Lei dos Homens e  a Lei de Deus: possamos ser agraciados com o olhar piedoso de N.S. da Penha.

Que os que foram  procurar este lugar de MILAGRES E FÉ,  que é a Igreja da Penha, com o intuito de atacar nossos  Irmãos  Policiais, possam ser envolvidos pela Luz advinda do  contato  com o ambiente de paz e   bondade ,   para   que   seus     instintos   tão “bárbaros” , talvez  fruto  de   vidas passadas,  sejam aplacados sob a força do amor incondicional de N.S. da Penha e toda sua falange de Espíritos de Luz!

E que o envoltório de pureza e bondade da Mãe de Jesus, que ali sob aquela rocha,  eleva e conduz o nome de Nossa Senhora da Penha, possa recompor atitudes, vidas  -  e porque não? - vibrar intensamente por todos nós  ,   partícipes  desta cruel realidade em que se encontra o Estado do Rio de Janeiro.

Nada acontece por acaso…

NOSSA SENHORA, MÃE DE JESUS… 

OLHAI POR TODOS NÓS!

PROTEGEI , MINHA DOCE MÃE, E

AJUDAI  NA  PERCEPÇÃO,  DE

TODOS  OS POLICIAIS

 

QUE PRECISAM ESTAR EM COMBATE!

.

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

 

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PEC-300/2008 - BOLETIM DE ACOMPANHAMENTO DA PREPOSIÇÃO

Srs.

Recebi da Câmara dos Deputados, o BOLETIM ACOMPANHAMENTO DE PREPOSIÇÕES, no caso com a movimentação  da PEC-300/2008, conforme abaixo:

 

tramitacao@camara.gov.br
para antuneschristina@ig.com.br

data 22 de outubro de 2009 05:35
assunto Boletim Acompanhamento de Proposições
enviado porcamara.gov.br

ocultar detalhes 05:35 (4 horas atrás)

Imagens não exibidas
Exibir imagens abaixo - Sempre exibir imagens de tramitacao@camara.gov.br

Acompanhamento de Proposições
Brasília, quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Prezado(a) CHRISTINA ANTUNES FREITAS,

Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.

PEC-00300/2008 - Altera a redação do § 9º do art. 144 da Constituição Federal.

 

- 21/10/2009 Apresentação do REQ 16/2009 PL593909, pelo Dep. Arnaldo Faria de Sá, que "requer a realização de conferência em Salvador/BA para debater a PEC 300/2008 com representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia."

- 21/10/2009 Apresentação do REQ 17/2009 PEC30008, pelo Dep. Arnaldo Faria de Sá, que "requer a realização de Conferência em Salvador/BA para debater a PEC 300/2008 com representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia."

 - 21/10/2009 Apresentação do REQ 18/2009 PEC30008, pelo Dep. Capitão Assumção, que "requer a realização de Conferência em Vitória no Estado do Espírito Santo. "

 - 21/10/2009 Apresentação do REQ 19/2009 PEC30008, pelo Dep. Vital do Rêgo Filho, que "requer a realização de Audiência Pública para discussão da PEC nº 300, de 2008, para ouvir o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado da Paraíba, Sr. Wilde de Oliveira Monteiro e o Comandante do 2º Batalhão Tenente Coronel Marcus Marconi Torres de Lima."

------------------------

.

Espero que depois de tantas Conferências e Audiências Públicas, a PEC-300/2008, seja primorosa em seu texto!

Precisamos de uma Audiência Pública para o Estado do Rio de Janeiro, concordam?

.

Abraços fraternos,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PEC-300/2008 – “BOLETIM ACOMPANHE SEU DEPUTADO” - CÂMARA DOS DEPUTADOS - BRASÍLIA

Srs.,

Recebo regularmente toda a movimentação dos Parlamentares da Comissão Especial da PEC-300/2008, tanto daqueles que efetivamente fazem parte da COMISSÃO ESPECIAL, quanto dos  Suplentes.

Ontem não foi diferente.  O “Boletim  Acompanhe o seu Deputado” chegou, e  as movimentações entre os dias 07/10/2009 a 20/10/2009  dos Deputados que vamos acompanhar e relacionar mais abaixo.

Para melhor identificar os  Parlamentares em que nenhuma movimentação sobre a PEC-300/2008  consta do “Boletim Acompanhe seu Deputado” ora listado, esses estarão nominados em  VERMELHO.

Os Deputados Federais que tiveram alguma movimentação  relativa a  PEC-300/2008 (mesmo que desfavorável), no período citado no “Boletim Acompanhe seu Deputado”, estarão nominados e sua movimentação, em  AZUL  .

Naturalmente os Deputados que estão aqui nominados, tanto em cor azul ou em cor vermelha, trabalharam em outras Comissões, outros PL’s  e/ou em outras PEC’s.  Mas como nosso interesse real é a PEC-300/2008 ,  vamos nos ater a ela!

.

“BOLETIM ACOMPANHE SEU DEPUTADO”

07/10/2009 a 20/10/2009

.

Deputado(a): CIRO PEDROSA - PV/MG
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

.

Deputado(a): ELISMAR PRADO - PT/MG
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 276.3.53.O
Hora: 14:18
Fase: PE

Orador: ELISMAR PRADO, PT-MG
Data: 8/10/2009


O SR. ELISMAR PRADO (PT-MG. Sem revisão do orador.)

- Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ocupo novamente esta tribuna para reforçar a defesa da aprovação da PEC nº 300, destinada a equiparar a remuneração dos policiais militares e bombeiros militares dos Estados à remuneração desses militares aqui do Distrito Federal.
Estamos nessa luta. Já aprovamos a matéria na Comissão de Constituição e Justiça, quando muitos não acreditavam que isso seria possível.
O autor da proposição é o Deputado Arnaldo Faria de Sá e o Relator da matéria, na Comissão Especial, é o Deputado Major Fábio. Agora estamos no processo de realização de audiências públicas em todo o País, porque a Comissão Especial tem a tarefa de proferir parecer sobre a PEC nº 300. Queremos fazer este trabalho com participação popular, não só dos policiais militares e bombeiros, mas de seus familiares e de todos aqueles que lutam para que realmente haja, na prática, uma melhoria da política pública de Estado na área de segurança pública.
Fizemos uma audiência em Belo Horizonte, no Clube Social de Cabos e Soldados. Quero mandar um abraço e parabenizar o Cabo Coelho pela luta em Minas Gerais. Iremos fazer agora uma audiência na minha cidade, Uberlândia, a segunda maior de Minas. Será no próximo sábado, dia 10, às 15h. Para essa audiência pública, estamos convidando todos os policiais e bombeiros militares e as lideranças da região do Triângulo Mineiro.
É fundamental, neste momento, conquistarmos a atenção da sociedade para a aprovação da PEC nº 300, pois essa matéria é a que mais mobiliza o Brasil para podermos dar dignidade aos policiais militares e bombeiros e tentar diminuir as desigualdades salariais e de condições de trabalho entre os Estados. Em Minas Gerais, paga-se um dos piores salários do Brasil aos agentes de segurança.
A nossa luta não é só em benefício dos policiais militares. Existem matérias fundamentais para melhorar as condições de trabalho e de renda dos policiais civis, dos agentes penitenciários, dos agentes socioeducativos, dos bombeiros e dos inativos. Temos lutado para que o Governo de Minas cumpra uma resolução que já figura na Constituição do Estado e regulamenta o auxílio periculosidade. Se o Governo do Estado entende que a atividade policial não é perigosa, nenhuma outra poderá ser assim considerada.
Conclamamos todos a participarem desse processo para que possamos dar dignidade aos agentes de segurança, não só investindo na compra de viaturas, coletes e equipamentos, mas investindo sobretudo no ser humano, melhorando as condições de vida desses policiais. Se não puderem cuidar de sua própria segurança e a de sua família, como cumprirão sua função constitucional de promover a segurança da sociedade?
Queremos fazer este registro e convidar todas as lideranças de Minas Gerais para uma grande audiência pública onde iremos colher contribuições dos policiais de Minas Gerais nessa grande caminhada em defesa da PEC nº 300, pela dignidade da categoria.

Sr. Presidente, quero também reforçar a luta que fazemos em conjunto com o Deputado Estadual Weliton Prado, em Minas Gerais. Entregamos várias obras nesta semana, inclusive no Município de Tupaciguara. Conseguimos inaugurar na cidade a nova creche da Professora Dona Candinha. Em Monte Alegre, entregamos uma creche no Bairro Flamengo, que atende crianças de uma região carente. Conseguimos a liberação de 10 milhões de reais de uma emenda de bancada de 2007 que beneficiará 65 municípios em Minas Gerais com ônibus do Programa Caminhos da Escola, desenvolvido juntamente com o INMETRO, para fazer com segurança o transporte das crianças da zona rural. Iremos entregar um desses veículos na exposição em Tupaciguara. Em Uberlândia, vamos construir 8 novas creches do ensino infantil do Programa Pró-Infância. Toda a documentação já foi agilizada. Vamos entrar agora na fase de licitação, para que possamos enfrentar o déficit no ensino infantil.
Na mesma linha, vamos implementar duas cozinhas comunitárias na cidade de Uberlândia que servirão 1.800 refeições diárias, permitindo capacitar mais de 1.500 jovens na área de produção de alimentos. Conseguimos também resolver um problema com relação à licença ambiental para que possamos fazer a duplicação da tão sonhada rodovia BR-050, no trecho entre a cidade de Uberlândia e o Município de Araguari. Em breve, o DNIT dará início às obras.
Foi um trabalho árduo, mas, sem dúvida, temos ali muitas obras do PAC que beneficiam toda a região do Triângulo Mineiro com cerca de 1 bilhão de reais. Estamos trabalhando na conclusão do anel viário no Município de Uberlândia, que é conhecido com a capital da logística, onde há as maiores empresas da América Latina.
Comemoramos essas conquistas em defesa do Triângulo e em defesa da PEC nº 300, para conferir dignidade aos profissionais de segurança pública, policias e bombeiros militares.
Muito obrigado.

.

Deputado(a): ILDERLEI CORDEIRO - PPS/AC
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

.

Deputado(a): LAERTE BESSA - PSC/DF
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

14/10/09 Indicado pelo PMDB/PT/PP/PR/PTB/PSC/PTC/PTdoB para Suplente da PEC30008

14/10/09  Sai da PEC30008, era Titular pelo PMDB/PT/PP/PR/PTB/PSC/PTC/PTdoB

.

Deputado(a): LINDOMAR GARÇON - PV/RO
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

.

Deputado(a):      CHICO ABREU -PR/GO    Período:07.10.2009 a 20.10.2009

(O Deputado acompanhado não está em exercício do mandato.)

19/10/09 Sai da PEC30008, era Titular pelo PMDB/PT/PP/PR/PTB/PSC/PTC/PTdoB

.

Deputado(a): MAJOR FÁBIO - DEM/PB
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 283.3.53.O
Hora: 09:26
Fase: BC

Orador: MAJOR FÁBIO, DEM-PB
Data: 15/10/2009


O SR. MAJOR FÁBIO (DEM-PB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero apenas registrar o compromisso que a Comissão Especial que trata da PEC nº 300 está realizando neste final de semana.
Estaremos ainda hoje no Amazonas; amanhã, iremos ao Maranhão. No sábado, estaremos no Amapá e, no domingo, em Rondônia. Será uma verdadeira maratona de mobilização em favor da PEC nº 300, o resgate da dignidade e do respeito aos policiais militares e aos bombeiros militares do Brasil.
Este País tem que ter segurança. E o começo dessa grande revolução na segurança pública começa pela dignidade e respeito aos policiais militares e bombeiros militares do País.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, muito obrigado.

.

Deputado(a): CAPITÃO ASSUMÇÃO - PSB/ES
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 276.3.53.O  Hora: 14:45
Fase: PE  
Orador: CAPITÃO ASSUMÇÃO, PSB-ES
Data: 8/10/2009


(SOMENTE NO FINAL DO DISCURSO HÁ ALUSÃO  A    PEC-300/2008)

O SR. CAPITÃO ASSUMÇÃO (Bloco/PSB-ES. Sem revisão do orador.) Sr. Presidente, nobre Deputado Marçal Filho, Sras. e Srs. Deputados, nunca antes na história deste País se levou a segurança pública tão a sério quanto na gestão do Presidente Lula e do Ministro da Justiça, Tarso Genro. O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania é a prova disso: investimentos condizentes para mudar a realidade dramática da segurança pública brasileira.
Esse, Sr. Presidente, nobre Deputado Marçal Filho, é o ponto relevante da nossa manifestação nesta tarde. Porém, há um ponto angustiante, o que os americanos chamam de checks and balances, freios e contrapesos, o ponto negativo. O Governador do Espírito Santo, o imperador Paulo Hartung, e o Secretário de Segurança Pública, Rodney "midiático", não acreditam no PRONASCI.
O Espírito Santo, primeiro colocado em tentativa de homicídios dolosos e o segundo em homicídios dolosos, é também o primeiro colocado em não investimento de verbas alocadas pelo Governo Lula aos Estados, por meio do PRONASCI, do Ministério da Justiça. Apenas 1,7% da potencialidade que o PRONASCI poderia investir para reduzir essa criminalidade avassaladora no Estado do Espírito Santo virou investimento. Apenas 1,7% o imperador e o Secretário Rodney "midiático" transformaram em ações concretas. Eles não querem resolver o problema da segurança pública capixaba.
No primeiro semestre, no Estado do Espírito Santo, mais de mil homicídios dolosos foram verificados. O Governo que mais investiu no Estado do Espírito Santo foi o do Presidente Lula. Já perdi a conta de quantas vezes o Presidente Lula foi ao Estado do Espírito Santo para levar ações concretas, como ocorreu em relação ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. E o imperador insiste em não desmantelar essa onda incessante de criminalidade.
Por outro lado, S.Exa. aperta o cerco para os policiais militares e bombeiros militares, para os policiais civis, para os trabalhadores de segurança pública, achando que, apertando a escala de serviço dos trabalhadores de segurança pública, que nunca fecharam as portas para os cidadãos capixabas, vai resolver o problema.
De investimento do Governo Federal o imperador e o Secretário Rodney "midiático" não podem reclamar, porque o Governo Lula e o Ministro Tarso Genro investiram pesado no Estado do Espírito Santo. Mas eles gastaram apenas 1,7%.
O pior, nobre Presidente, Deputado Marçal Filho, é que não vai haver investimento, porque eles não fizeram nem o mínimo. Alcançaram a última posição em investimento. Eles não estão preocupados com as mortes que estão acontecendo.
Hoje, acessando o site jornalístico Século Diário, descobri que o crime está arraigado também no interior, por falta de ações concretas do Governo do imperador e do secretário "midiático".
Os recursos foram disponibilizados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. E esses 2 que não se preocupam com os cidadãos capixabas estão desperdiçando dinheiro federal.
Nunca antes na história deste País se investiu com propriedade e verdadeiramente em segurança pública, mas o imperador e o secretário "midiático" colocaram o Espírito Santo na última posição de investimentos em segurança pública com verba federal. Não é nem do mentiroso 1 bilhão que o imperador propaga nos 78 municípios, é verba federal. Mas S.Exa. não quer usar. Prefere ver os cidadãos capixabas sendo mortos diuturnamente, e os bombeiros e policiais militares morrendo de tanto trabalhar, tendo um dos piores salários desta Nação.
Por isso, Sr. Presidente, estamos incansavelmente batalhando em prol do piso salarial dos policiais militares e dos bombeiros.
Muito obrigado.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, mais uma vez ocupo esta tribuna para denunciar o descaso com o setor da segurança pública do Estado do Espírito Santo.
Esta é mais uma das inúmeras vezes que o imperador do Estado do Espírito Santo deixou a desejar, não agindo como deveria na sua posição de Governador.
Toda essa indignação é fruto da incompetência de quem detém o poder, de quem deveria fazer, mas não faz.
Falo a respeito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), o qual vou lembrar ao imperador o que é e como funciona, já que o mesmo parece ter esquecido.
O PRONASCI é um programa criado pelo Governo Federal com o objetivo de melhorar o setor da segurança pública, atuando no combate à criminalidade, na reestruturação de penitenciárias e na capacitação dos operadores de segurança pública, fato que é totalmente ilusório no meu Estado.
Até o momento, o programa atua em 108 Municípios, no Distrito Federal e em 21 Estados, ou seja, é responsabilidade da União, Estados e Municípios. A União financia os trabalhos executados pelo programa repassando verbas a serem destinadas aos Estados e aos Municípios.
Porém, o ilustre imperador do Estado do Espírito Santo utilizou o mínimo do recurso que tinha direito, ato irresponsável de sua parte que resultou na suspensão do repasse de verbas do programa neste ano. Ou seja, no ano de 2008 o Estado gastou apenas 1,7% do que tinha direito, tornando-se o primeiro Estado na lista dos que menos utilizaram os recursos que tinham à disposição.
Senhor imperador, a sua obrigação era investir 100% do valor destinado ao Espírito Santo, mas já que não foi capaz, que investisse então um pouco mais de 30% do recurso a que o Estado tem direito, dessa forma, neste ano de 2009 os recursos não seriam suspensos.
Contudo, graças a sua incapacidade de governar, o nosso Estado saiu na frente, tornando-se o Estado que menos investiu no setor da segurança pública, perdendo, assim, o direito à verba deste ano.
E mais uma vez os operadores de segurança pública e toda a sociedade capixaba saem perdendo. Em matéria de má administração, com certeza o senhor imperador está de parabéns.
Aproveito o momento para falar que a PEC nº 300, que trata do piso salarial dos bombeiros e policiais militares, continua na Comissão Especial. Conto com o apoio dos nobres Deputados para a aprovação dessa proposta de emenda à Constituição.
Muito obrigado.

Deputado(a): PAES DE LIRA - PTC/SP
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

.

Deputado(a): MARIA HELENA - PSB/RR
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

.

Deputado(a): ARNALDO FARIA DE SÁ - PTB/SP
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

19/10/2009  10h54

Comissão sobre remuneração de PMs  ouve associação de SP

A comissão especial criada para analisar o piso salarial nacional para policiais militares ouve nesta terça-feira (20) o presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo, Élcio Inocente.
A comissão analisa a Proposta de Emenda à Constituição
300/08, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que estabelece a remuneração dos policiais militares e bombeiros do Distrito Federal como piso para a remuneração dessas corporações nos demais estados.
A audiência está marcada para as 14h30 no plenário 6.

.

Deputado(a): ENIO BACCI - PDT/RS
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

.

Deputado(a): FÁTIMA BEZERRA - PT/RN
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

.

Deputado(a): MENDONÇA PRADO - DEM/SE
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

07/10/09  REQ 15/2009   PEC30008 => PEC 300/2008  Requer a realização de realização de Audiência Pública, para ouvir Representante da Assoc. Nacional de Praças - ANASPRA.

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 300-A, DE
2008
REQUERIMENTO Nº , DE 2009
(Do Sr. Mendonça Prado) 
     Requer aprovação para Realização de Audiência Pública       

Senhor Presidente,
Venho respeitosamente perante Vossa
Excelência requerer a realização de Audiência
Pública, nesta Comissão Especial, com a presença
de representantes da Associação Nacional de Praças(ANASPRA).Sala das Comissões, 8 de outubro de 2009.
MENDONÇA PRADO
Deputado Federal - DEM/SE

07/10/09REQ 16/2009 PEC30008 => PEC 300/2008 - Requer a aprovação de realização de Conferência em Aracaju, Sergipe, para debater a PEC 300/08.

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 300-A, DE 2008
REQUERIMENTO Nº , DE 2009 (Do Sr. Mendonça Prado).

Requer a aprovação de realização de uma
Conferência em Aracaju, Sergipe.

Senhor Presidente,
Venho respeitosamente perante Vossa
Excelência requerer a realização de Conferência a
fim de discutir a matéria da PEC 300-A/2008, a ser
realizada no dia 30 de outubro de 2009, às 17:00
horas, no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe.  
Sala das Comissões, 8 de outubro de 2009.
MENDONÇA PRADO
Deputado Federal - DEM/SE

.

.Deputado(a): JOSÉ OTÁVIO GERMANO - PP/RS
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

SOMENTE À TÍTULO DE INFORMAÇÃO,  UMA VEZ QUE NÃO É LIGADA       DIRETAMENTE A PEC-300/2008

Aconteceu - 09/10/2009  16h52

Câmara rejeita bolsas de estudo para policiais e bombeiros

J. Batista

Reginaldo Lopes argumentou que a proposta aumentará despesas, mas não estima o impacto da medida.

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou na quarta-feira (7) o Projeto de Lei 7582/06, do deputado José Otávio Germano (PP-RS), que concede bolsas de estudo em cursos de graduação e pós-graduação a todos os policiais, civis e militares, de órgãos federais e estaduais, além de bombeiros, inclusive aposentados. Como o parecer da Comissão de Finanças é terminativo, a proposta será arquivada, a não ser que haja recurso para que seja votada pelo Plenário.
O relator da matéria na comissão, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), afirma que o benefício viola normas orçamentárias e a
Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "O projeto, se aprovado, provocará aumento de despesas, sem, contudo, estimar o impacto da medida para os próximos dois exercícios e o atual", afirmou.
Lopes admite que a Lei Orçamentária para 2009 prevê recursos no Ministério da Educação (MEC) para financiamento de bolsas de estímulo à pesquisa. O deputado lembra, ainda assim, que os critérios para concessão são distintos dos previstos no projeto.

.

Deputado(a): PAULO PIMENTA - PT/RS
Período: 07/10/2009 a 20/10/2009

-----------------------------------------------------------------------

.

Essas poucas informações, são de certa forma preocupantes, uma vez que sabemos que a PEC-300/2008  necessita de texto bem aprimorado. 

Os Parlamentares quando da realização das Emendas, precisam estudar bastante todas as possibilidades, para que o texto final seja completamente “afinado” , não pecando em geração de  “dúvidas”  junto aos Executivos dos Estados e Território da Federação,   e assim  dando fomento a argumentação junto à Justiça .

Seria desgastante – e porque não, aviltante -  lutar tanto,  para que ao final a PEC-300/2008, seja contestada pelo Poder Executivo dos Estados e Território e  assim,  seja   arguida sua “Constitucionalidade” pelo Supremo Tribunal Federal!

.

.PALANQUE ?

- SIM ! 

PARA O PARLAMENTAR QUE,

SERIAMENTE”,

TRABALHA POR UM TEXTO IMPECÁVEL,

QUE NÃO GERE DÚVIDAS, QUANDO

DA  DEVIDA  IMPLANTAÇÃO  DA

PEC-300/2008 !

.

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

domingo, 18 de outubro de 2009

RIO DE JANEIRO - SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS!

Srs.

Tenho a certeza que deveria escrever neste Blog sobre tudo o que a Cidade do Rio de Janeiro está passando.

Mas, diante da minha grande indignação e tristeza pelos mortos e feridos (gravemente) do GAM, e Policiais de outras unidades, vou abster-me de escrever algum Artigo neste momento, preferindo a observação da evolução desta "Guerra Urbana", pois tenho certeza da minha acidez quando ouso escrever com muita indignação, e porque não: raiva!

Peço a todas as Falanges de Espíritos de Luz, que recebam os Policiais mortos neste conflito, acalmando-os, confortando-os, até que tenham entendimento do acontecido ´com o seu corpo físico!

Ao nosso Pai, que conforte os feridos e às famílias enlutadas, pois somente ele poderá fazê-lo!

Se esperarmos que a Sociedade Civil ou o Executivo o faça, a dor destas famílias serão esquecidas!

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PEC-300/2008 - DEP. MENDONÇA PRADO-DEM/SE - "AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALESE" - PORQUE NÃO HÁ UMA "AUDIÊNCIA PÚBLICA" NO RIO DE JANEIRO - ALERJ?

 

Amigos:

Recebi o email da Assessoria do Deputado Federal MENDONÇA PRADO-DEM/SE, com a seguinte comunicação, que faço alguns grifos:

 

de Mendonça Prado <mendoncaprado.sergipe@gmail.com>
para
data16 de outubro de 2009 08:22
assunto Piso nacional militar será debatido em audiência pública na Alese
enviado porgmail.com
assinado porgmail.com

ocultar detalhes 08:22 (2 horas atrás)

Piso nacional militar será debatido em audiência pública na Alese

A PEC 300/08 - Proposta de Emenda à Constituição, que tramita na Câmara dos Deputados com o objetivo de regulamentar o piso nacional para todas as corporações militares do país equiparado à remuneração paga à corporação militar do Distrito Federal, será tema de audiência pública, a partir das 17h do dia 30 de outubro, no plenário da Assembléia Legisaltiva de Sergipe, por iniciativa do deputado federal e relator da proposta, Mendonça Prado (Democratas/SE), com o intermédio do estadual Antônio Passos (Democratas/SE).

A PEC 300/08 é de autoria do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) e beneficia PM, BM, ativos e inativos.
Mendonça Prado explica que a audiência tem o objetivo de dar conhecimento público e debater com a população os efeitos da implantação na qualidade da segurança pública nacional.

"Queremos uma polícia militar unificada, com direitos e condições de trabalho iguais porque marginal não respeita limite territorial. Além da melhoria na qualidade de vida dos integrantes da PM, BM, ativos e inativos, o maior benefício será a melhoria das condições de segurança nos Estado", argumentou o deputado.

 
O parlamentar sergipano foi relator da proposta na Comissão de Constituião e Justiça e, atualmente, é secretário na Comissão Especial da PEC 300/08 na Câmara de Deputados, mobilizando o relator-presidente, deputado federal Major Fábio (PB) e o deputado federal Capitão Assumção (ES) a participarem das manifestações em Aracaju.

 
O evento acontece logo após a caminhada de mobilização, convocada pela Associações Unidas da Polícia Militar de Sergipe, com concentração prevista para às 14h na Praça da Bandeira, prolongando-se até as imediações da ALESE.

 
Com a realização da audiência pública, Mendonça Prado atende às reivindicações dos representantes da PM/SE, através da ASPRASE, presidida pelo sargento Anderson Araújo; e dos gestores da Caixa Beneficente da PM/SE, sargentos Jorge Vieira e Cerqueira.

Eliz Moura  -  Jornalista

.

Creio que o Estado do Rio de Janeiro, está em caráter de urgencia, precisando de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALERJ, para que Deputados   Federais    da   COMISSÃO ESPECIAL da PEC-300/2008, possam,  tal qual o Deputado Federal Mendonça Prado-DEM/SE, explicar a todos a PEC-300/2008, sua Tramitação, suas Emendas, enfim, dar  respostas a tantas indagações, sobre a Proposta de Emenda à Constituição em pauta.

Já ouvimos um pouco o Dep. Fed. Arnaldo Faria de Sá, o Dep. Fed. Major Fábio,  o Dep. Fed. Capitão Assunção e alguns outros Parlamentares , mas  não  em   ambiente propício a um amplo debate sobre todas as possibilidades da PEC-300/2008.

Precisamos  debater    ponto a ponto , inclusive,  a  existência  da possibilidade da mesma    ser   contestada  pelos Executivos dos Estados,   e  assim ,    ser  arguida sua  "Constitucionalidade"  pelo  STF.

Creio que o Dep. Federal MENDONÇA PRADO-DEM/SE, como  a bastante tempo vem   dedicando-se  ao   esclarecimento , principalmente, das Entidades de Classe dos Estados do Norte e Nordeste sobre a  PEC-300/2008, ser um Parlamentar que  com bastante desenvoltura, poderia fazer este amplo debate na ALERJ !

Certamente o nome do Parlamentar, fica a critério daqueles que devem fazer o chamado! Apenas creio ser um bom momento, para que pela primeira vez, possamos escutar o Dep. Mendonça Prado no Estado do Rio de Janeiro!

.

O RIO DE JANEIRO  NECESSITA,

URGENTEMENTE,

DE EXPLICAÇÕES MAIS PRECISAS

SOBRE A  PEC-300/2008 !

.

.

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

PARABÉNS AO 3º BPM – EQUIPE QUE PERSEGUIU, TROCOU TIROS E PRENDEU MARGINAIS !

 

Amigos:

Hoje só abri a net na parte da tarde, e pude ler a notícia da "BRILHANTE ATUAÇÃO DOS POLICIAIS   DO   3º   BPM DO MÉIER",   que ao observarem   dois   pedestres    sendo assaltados,  de imediato foram realizar a abordagem aos assaltantes, que  diante desta da primeira tentativa dos PM's,  fugiram em um carro Renaut Kangoo,  fruto também de assalto.

.

Carro roubado pela quadrilha comandada por soldado da PM - Foto: Celso Meira - O Globo

Carro também roubado ou furtado, em poder da quadrilha, depois da colisão com um Estabelecimento Comercial.

  

Com a  perseguição dos  Policiais do 3º BPM do Méier   e posterior troca de tiros, os assaltantes ("assaltantes" por enquanto, pois não sabemos se há algum homicídio na história dos mesmos) colidiram com o carro   contra   um estabelecimento comercial já em outro   Bairro ,   sendo   assim  , prontamente presos e conduzidos à Delegacia.

Nós, Sociedade Fluminense, agradecemos o empenho e determinação desses Policiais do 3º BPM do Méier, que infelizmente não tenho seus nomes ou Cia.,  mas que     tiraram de circulação uma quadrilha que vinha na noite de ontem, praticando crimes em série desde o Bairro de Anchieta. 

Os Policiais do 3º PBM  colocaram   fim,  no que   talvez   fosse   somente o começo de uma grande "tragédia" :  as  investidas seriadas,  desta quadrilha formada por um homem de 23 anos, e dois menores:  um de 17 e outro de 14 anos.

Lamento muito que esses dois menores, principalmente o de dezessete anos, daqui a pouco saiam  da tutela da Delegacia da Criança e do Adolescente, indo para algum Reformatório Correcional, pois em  pouco tempo  estarão  livres,  com suas fichas criminais limpas, como nada tivessem feito!

Armas e munições usadas pela quadrilha. Foto: Márcia Foletto

Essas armas foram encontradas com o bando.  Concluímos então, que um dos menores, pelo menos, estaria armado.

 

Em Anchieta, a quadrilha assaltou uma Enfermeira  e sua mãe , quando estas  chegavam em casa.  Pelos depoimentos das vítimas, foram bastante agressivos, inclusive ameaçando-as de morte.

Também em Anchieta, os meliantes assaltaram  um Despachante, quando este entrava em um Condomínio,  onde habita.

.

ENTÃO, MAIS UMA VEZ, PARABÉNS AOS POLICIAIS ATUANTES NA OCORRÊNCIA, EXTENSIVO A TODOS  POLICIAIS DO 3º BPM DO MÉIER.

.

P.S.: Nesta "quadrilha" , além dos menores de idade, o marginal   maior de idade, 23 anos,  era Policial Militar.  

Lotado no 23º BPM,  fazia parte dos quadros da PMERJ à  um ano e nove meses, tempo suficiente para  que sua falta de caráter eclodisse talvez por  pressão,  apesar de  que   o    contato com a  Instituição não  formou, ou deformou sua índole.

Entrar para a PMERJ, foi talvez o Caminho mais Direto, para  como um "indivíduo qualquer", não  vivesse  anos protegido nos Guetos dessa nossa Cidade Partida, em que os Marginais são   sempre   beneficiados  : ora  com a topografia da Cidade, ora com a Imoralidade da Classe Média, ou  com a Política Assistencialista em vigor, contando naturalmente, com o respaldo das ONG's de Direitos Humanos.

Esse homem passou pelo menos vinte e um anos em contato com diversos "pilares"  que não souberam  conter   sua     pontencialidade  criminosa,     como :      FAMÍLIA,      ESCOLA, e/ou   RELIGIÃO.   Falharam todos.

A PMERJ salvou-nos (o estou incluindo),  na  medida  que  durante   um ano e nove meses ,  este indivíduo  não conseguindo sublimar  seu  real  caráter ,  quando em contato com a adrenalina, o risco,  e com a   tênue  linha imaginária que separa quem  é  "do bem"  e quem é "do mal",  mostrou-se à todos!   Isto para mim, significa: "sair da armadura".  

O "modelo de caráter"   forjado   durante anos, foi muito maior do que as imposições  de vestir uma farda, portar uma carteira, enfim, entrar dentro da "armadura" .  Esta  pode sim,  ser confortável ou abominável.   No caso , fez  eclodir  o  marginal,  o que aconteceria mais dia menos dia !

Um homem com este potencial de periculosidade, estaria matando e assaltando impunimente,  anos a fio, se a PMERJ não  atuasse em sua vida em dois momentos pontuais: quando de sua entrada na Instituição, em que teve que deparar com a tal  "armadura" , e  até ontem, quando finalmente foi preso!

.

CREIO QUE DE ALGUMA FORMA,

"DEUS" 

INTERCEDEU POR ELE,

E POR NÓS!

,.

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

domingo, 11 de outubro de 2009

DEFENSORIA PÚBLICA NO "BEP" -"PARABÉNS, DEPUTADO ESTADUAL FLÁVIO BOLSONARO !"

 

Amigos:

Não gosto de "Políticos" que fazem de seu cargo eletivo, somente um lugar para destaque midiático, salário, emprego para amigos, etc.    Mas gosto -  e muito -  de Políticos que costumam honrar o voto de seus eleitores, e não só  deles ou  por isso, e  trabalham em causas que vão realmente modificar a vida do cidadão e seu entorno, ou  de algum grupo social esquecido ou segregado.

Li esta notícia no Jornal Extra Online, e agora  repassando  para este  Blog, parabenizo o combativo  DEPUTADO ESTADUAL FLÁVIO BOLSONARO,  por mais esta  iniciativa, ou mesmo pela conduta  de junto a DEFENSORIA PÚBLICA dar apoio aqueles que estão em situação de esquecimento, até  mesmo pelos seus próprios pares.

Abaixo o artigo do Jornal Extra: (os grifos em vermelho, são meus)

 

Enviado por Casos de Polícia -

8.10.2009| 8h00m

batalhão especial prisional
Acordo leva atendimento da defensoria para PMs presos no BEP

Uma parceria entre a Polícia  Militar e a Defensoria Pública do Rio, acertada nesta quarta-feira, levará um núcleo de atendimento para dentro do Batalhão Especial Prisional (BEP), onde ficam presos os PMs acusados de crimes.  O deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP), que participou da costura do acordo, informou que o Núcleo Avançado do Sistema Penitenciário atuará nos casos em que policiais militares já tiverem sido condenados definitivamente (ou seja, no cumprimento da Lei de Execuções Penais, requerendo progressão de regime, livramento condicional, concessão de indultos, comutação da pena pelos dias trabalhados e outros benefícios) e prestando assessoria jurídica nos casos em que eles ainda não tenham sido condenados e sejam patrocinados pela Defensoria Pública nas varas criminais (isto é, não tenham advogado constituído).

"Este é um passo importantíssimo para dar dignidade aos PMs, pois a grande maioria não tem recursos para pagar um bom advogado, e muitas vezes vende carros e imóveis e faz empréstimos leoninos para pagá-los", disse Bolsonaro.

…………………………………………….

Então, fico bastante feliz com esta iniciativa, que creio,  contou com o apoio do Comando da PMERJ , pois a mesma, naturalmente tem como dever  visar  de modo prioritário, o bem estar material, físico e moral de seus integrantes.

A Defensoria Pública, espero que faça mais uma vez,  um grande trabalho. 

São inúmeros Policiais esquecidos, ou mesmo que terminam com todo o  seu Patrimônio (que normalmente  é  pequeno),e de sua família (pais, irmãos…)  para pagamento de Advogados  (anseio, ser a minoria), que apesar    serem "Remunerados"  não dão um passo em favor de seu cliente.

Uma vez   perguntando  a  um jovem Tenente da Polícia Militar, hoje jovem Capitão, sobre a atuação dos Advogados quando um Policial é preso  (ainda não julgado), este me informou, por alto,  quanto cobra  normalmente, um Advogado,  para simplesmente ir ler a acusação que pesa sobre o indiciado.  Fiquei pasma!

Então que Deus ilumine sempre aqueles que de alguma forma levaram esta ajuda até ao BEP, e principalmente ao Deputado FLÁVIO BOLSONARO, que realmente tem lutado por "Justiça"  em todos os níveis, para o Militar Estadual do Rio de Janeiro.

.

"A LINHA ENTRE ESTAR DENTRO OU

FORA DO BEP, É BASTANTE TÊNUE…

BASTA ERRAR UM TIRO!"

.

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

“EMENDAS” PARA O TEXTO FINAL DA PEC-300/2008 - VAMOS DISCUTIR?

 

Amigos:

Como estamos acompanhando a Tramitação da PEC-300/2008 de autoria do Dep. Arnaldo Faria de Sá, e recebemos periodicamente o Boletim da Câmara dos Deputados com a Movimentação da PEC-300/2008,   observei  que os Deputados da Comissão Especial, sempre que enviam um Requerimento para apreciação,  fazem menção ao seguinte  parágrafo, que na verdade eu  não  conheia o teor.

"altera a redação do § 9º, do artigo 144 da Constituição Federal".

Então para tentarmos entender a mecânica da Comissão Especial que estrutura o texto final da PEC-300/2008 , abaixo EMENDA concluída   por diversos Parlamentares, acerca da PEC-300/2008.

Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 300-A, de 2008, do Sr. Arnaldo Faria de Sá, que "altera a redação do § 9º, do artigo 144 da Constituição Federal". Estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos. - PEC300/08

EMENDA

( Dos senhores Paes de Lira, Capitão Assumção e outros)

Dê-se ao § 9º, constante do art. 1º da Proposta de Emenda à Constituição supracitada, a seguinte redação:

“Art. .......................................................................................

§ 9º A remuneração dos servidores e militares integrantes dos

órgãos e instituições constantes do caput deste artigo será fixada na forma do

art. 39, § 4º e art. 37, XI, última parte, devendo ser observado:

I – isonomia de subsídios no âmbito da respectiva unidade federada, observados os níveis de escolaridade e de responsabilidade;

II – escalonamento vertical, no âmbito do respectivo órgão ou instituição, nos termos da lei do ente federado, que deverá estabelecer uma relação entre a maior e a menor remuneração, levando em conta os patamares hierárquicos;

III – dotação orçamentária suficiente para a manutenção do nível remuneratório;

IV – instituição de um fundo federal para subsidiar um piso nacional nunca inferior a dez salários mínimos;

V- proventos integrais na inatividade, mantida a paridade com o ativo, desde que conte com vinte anos de atividade de segurança pública e trinta anos de serviço, se homem, e vinte e cinco anos de serviço se mulher;

JUSTIFICATIVA

Esta emenda visa a aperfeiçoar a proposta, adotando um referencial não vinculado a ente federado algum, além de estender suas disposições aos demais componentes do Sistema de Segurança Pública.

Ao mesmo tempo, esta emenda é oportuna, tendo em vista a realização da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, de 27 a 30 de agosto de 2009, com a eleição de 10 Princípios e 40 Diretrizes que irão orientar o Governo Federal nas Políticas Nacionais para a Segurança Pública.

Assim, apresentamos as seguintes alterações no texto originário em conformidade com a Conferência Nacional de Segurança Pública:

a) a remuneração dos servidores e militares integrantes dos órgãos e instituições constantes do caput do art. 144 pela política remuneratória do subsídio:

10. Estar pautada na valorização do trabalhador da áreapor meio da garantia de seus direitos e formação humanista, assegurando seu bem estar físico, mental, familiar, laboral e social. (108 VOTOS)

26. 3.3. A - Instituir políticas de valorização, qualidade devida, apoio biopsicossocial, ético e profissional dos trabalhadores da área de Segurança Pública. (228 VOTOS)

b) isonomia de subsídios no âmbito da respectiva unidade federada, observado o nível de escolaridade e responsabilidades:

6. 3.13. A - Instituir lei orgânica que proteja direitos como um sistema remuneratório nacionalmente unificado, comparidade entre ativos e inativos, aposentadoria especial com proventos integrais, de 25 anos de serviço para mulher e 30 anos para homens, desde que tenham no mínimo 20 anos de efetivo serviço, para profissionais de segurança pública, instituindo cota compulsória à inatividade em favorecimento da progressão funcional e que garanta aposentadoria integral. (722 VOTOS)

c) escalonamento vertical, no âmbito do respectivo órgão ou instituição, que deverá estabelecer uma relação entre a maior e a menor remuneração:

14. 3.1. A - Criar planos de carreira com piso salarial digno, justo e igualitário, para os profissionais de segurança pública, nas três esferas governamentais, com reajuste periódico, visando à garantia da dedicação integral e exclusiva desses profissionais ao serviço de segurança pública. (482 VOTOS)

d) dotação orçamentária suficiente para a manutenção do nível remuneratório e seu poder aquisitivo:

1. Ser uma política de Estado que proporcione a autonomia administrativa, financeira, orçamentária e funcional das instituições envolvidas, nos três níveis de governo, com descentralização e integração sistêmica do processo de gestão democrática, transparência na publicidade dos dados e consolidação do Sistema Único de Segurança Pública - SUSP e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI, com percentual mínimo definido em lei e assegurando as reformas necessárias ao modelo vigente. (793 VOTOS)

19. 7.6. A - Criar mecanismos legais que garantam recursos orçamentários e financeiros mínimos e proporcionais para adoção de políticas públicas na área de prevenção de acidentes. (313 VOTOS)

e) instituição de um fundo constitucional para subsidiar um piso nacional nunca inferior a dez salários mínimos:

14. 3.1. A - Criar planos de carreira com piso salarial digno, justo e igualitário, para os profissionais de segurança pública, nas três esferas governamentais, com reajuste periódico, visando à garantia da dedicação integral e exclusiva desses profissionais ao serviço de segurança pública. (482 VOTOS)

f) proventos integrais quando na inatividade, mantida a paridade com o ativo, desde que conte com vinte anos de atividade de segurança pública e trinta anos de serviço, se homem, e vinte e cinco anos de serviço se mulher:

6. 3.13. A - Instituir lei orgânica que proteja direitos comoum sistema remuneratório nacionalmente unificado, comparidade entre ativos e inativos, aposentadoria especial com proventos integrais, de 25 anos de serviço para mulher e 30 anos para homens, desde que tenham no mínimo 20 anos de efetivo serviço, para profissionais desegurança pública, instituindo cota compulsória à inatividade em favorecimento da progressão funcional e que garanta aposentadoria integral. (722 VOTOS)

Temos a certeza que esta emenda é uma resposta efetiva aos pontos centrais da problemática do Sistema de Segurança Pública do País, em consonância com a 1ª Conferência, e a semelhança do que o Congresso Nacional apresentou como solução para resolver o problema da educação.

Nesse sentido, foi aprovada a Emenda Constitucional nº 53, que determinou inúmeras medidas para dotar de recursos efetivos essa área tão sensível para a existência da sociedade. Medida similar também tem que ser adotada no sistema de segurança pública, pois não se faz segurança sem recursos em lugar nenhum do mundo.

Temos um exemplo bem próximo que é o da Colômbia, este nosso país vizinho investiu maciçamente em salário, equipamentos e programas efetivos envolvendo toda sociedade.

Somente mudando do discurso para a prática, com valorização efetiva do sistema de segurança pública - aí incluído um plano de carreira digno para os profissionais e um piso nacional unificado - é que poderemos iniciar o verdadeiro resgate da dignidade e da cidadania desses profissionais.

Convém relembrar que se a sociedade não estiver segura, de nada adiantará trabalho, educação e saúde, pois as pessoas não poderão usufruir desses direitos.

Assim, temos a certeza que os nobres pares apoiarão e aprovarão esta Emenda.

Sala da Comissão, em 23 de Setembro de 2009.

Deputado Federal

PAES DE LIRA-PTC/SP

Deputado Federal

CAPITÃO ASSUNÇÃO-PSB/ES

Fico pensando    que esta EMENDA quando  comtempla Ativos e Inativos, deixa no ar a questão dos Reformados que não podem prover, pois  na maioria das vezes são portadores de sequelas graves,  adquiridas em Serviço. 

Sabemos bem, que muitos Militares Estaduais  que ainda não completaram o tempo para a Inatividade, podem estar Reformados com 5,  10,15 ou 20 anos de Serviço, mas incapacitados para qualquer tipo de trabalho. 

Muitos adquirem doencas graves , são   feridos    no   combate   ao crime, ou mesmo em um  acidente durante o seu turno.  Não podemos esquecer, que o Policial Militar, mesmo quando sai do Quartel em sua folga, continua a ser Policial Militar: uma pessoa visada e que pode ser surpreendida em assalto, ou mesmo em reconhecimento visual por algum meliante!  São  Policiais e Bombeiros  jovens,  que acabam ficando muitas vezes, Paraplégicos ou Tetraplégicas.

Creio que partindo de um estudo  desta  EMENDA, podemos avaliar  se o texto que está sendo construido para  a PEC-300/2008 ,  deixará ou não,  espaço para que o poder Executivo dos Estados, possam diferenciar, por exemplo: Inativos com tempo completo de Serviço Militar Estadual,  e aqueles que foram  Reformados por Acidente de Trabalho,  “não podendo prover”   no início de sua carreira.

Para mim, que afinal sou leiga no assunto, creio que, especificamente esta EMENDA, pode ser motivação para o  não Pagamento Integral aos Reformados, o que seria um tiro no pé, diante de tanto trabalho e esperança de todos.

Então, como já disse que não tenho conhecimento da Legislação, ficaria bastante feliz se alguém que entendesse bastante da questão, fizesse um comentário  -  contra ou a favor  -  da EMENDA em pauta.

Como recebo os Boletins da Câmara, e sempre que há algum Requerimento,  é citado que a PEC-200/2008,   "altera a redação do § 9º, do artigo 144 da Constituição Federal", hoje passei o dia lendo os Boletins de todos os Parlamentares da Comissão Especial, seus pareceres e eventual  trabalho na referida Comissão, para maior entendimento daquilo que estou  pregando, mas que na verdade, temo a pouca vigilância Classista!

Tenho em arquivo,  outras EMENDAS que posteriormente colocarei no Blog, também para discussão.     Caso   as colocasse hoje,   o texto  relatado na EMENDA acima ficaria  comprometido pelo  excesso de informações!

Aguardando algum esclarecimento,

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"SEM NOÇÃO", O GRUPO MUSICAL HOMENAGEOU ORLANDO SILVA, EM SARAU TEMÁTICO!

Amigos:

Somos um Grupo Multi Facetado Musical...
Cada vez que nos reunimos, normalmente para chatear um pouquinho o Anfitrião do Sarau Temático, criamos um novo nome para nosso grupo.
Desta vez, somos o Grupo Musical "SEM NOÇÃO"!

Reunindo "jovens e afinadíssimas" Sras., em Conservatória-RJ, "SEM NOÇÃO" abrilhantou o Sarau Temático, interpretando a música "JARDINEIRA", gravada por Orlando Silva.

Gostaríamos de avisar, que não costumamos repetir repertório.
Assim sendo, conforme disposto , entre Vinhos, Cervejas, Caipivodkas e Refrigerantes, pelo momentâneo "SEM NOÇÃO", foi deliberado que não aceitaremos convites para apresentações!
Por favor, não insistam! KKK
........................................

Este foi um SARAU TEMÁTICO sobre o grande cantor ORLANDO SILVA , realizado por um casal de grandes amigos e anfitriões em Conservatória - RJ, que sempre brindam os presentes com o que há de melhor da Música Brasileira e seus intérpretes!


Beijos,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS




terça-feira, 6 de outubro de 2009

"AS LOUCAS" - SARAU: TEMA TOM JOBIM - 04.07.2009

Nós, do Grupo Momentâneo Musical, hora denominado, "AS LOUCAS" , resolvemos num ímpeto de grandeza, abrilhantar os convidados do Sarau Temático sobre Tom Jobim, cantando a música "ESSE TEU OLHAR".

Foi realmente um momento ÚNICO na vida dos presentes, pois com descontração e sem perder o lirismo, cantamos!

Sabemos que o SARAU TEMÁTICO sobre TOM JOBIM realizado na cada de nossos amigos, foi "presenteado", com nossa participação.

Quando nosso grupo criado na hora, e que com " todo mérito de suas integrantes", foi nominado como "AS LOUCAS", encenaram e cantaram a música "ESSE TEU OLHAR" , o anfitrião quase chorou...
Dizem as más linguas que foi de raiva! KKKK

Nós voltaremos!

Beijos,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS|

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

II MARCHA PELA APROVAÇÃO DA PEC-300/2008 - "COLABORADORES" RIO DE JANEIRO /RJ

 

Srs., 

Como    havia   colocado aqui   em meu Blog, assim que algum membro da Comissão Organizadora da   "II MARCHA PELA  APROVAÇÃO DA PEC-300/2008",  ,enviasse uma listagem das Entidades que colaboraram com a realização da mesma, e mesmo  eventuais  colaboradores individuais, aqui nominaria  à todos, agradecendo pela iniciativa.

Durante    bastante    tempo    critiquei    as Associações   de   Classe , mas a partir desta II Marcha, tenho que ser justa, e agradecer muito a todos que trabalharam em prol do Ato de Civismo, Respeito e Ordem, realizado em 27.09.2009 na Orla de Copacabana, Rio de Janeiro, pelos Militares Estaduais e suas famílias.

Então, de acordo com email enviado pelo o 1º Sgt HENRIQUE,  da Comissão Organizadora da Marcha, agradeço e louvo a atitude dos abaixo nominados:

 

ACS-BM/RJ (CBs/SDs),

AME/RJ (Oficiais PM/BM),

AMEPM/RJ (Esposas),

ASSINAP/RJ (Ati/Inat-PM/BM),

AOB/RJ (Ofs BM),

AOMAI/RJ (OfsPM/BM-At/Inat) ,

MMAI (Mov Mul Ati Ind),

MV-BRASIL (Mov Val Cul Bra),

CPC/RJ (Colig Pol Civis) ,

SASP/RJ (Sind Agen Sist Penit),

ALERJ (Ass Gab Dep FlávioBolsonaro e GeraldoMoreira),

CÂMARA MUNICIPAL RIO (Ass Gab Ver Cristiano Girão),

PHS (Part Hum Solid),

CÂMARA DEPUTADOS (Ass Gab Dep Fed Arnaldo Faria de Sá-SP)

Deputados Federais Arnaldo Faria de Sá-SP, Major Fábio-PB, Cap Assunção-ES, Jair Bolsonaro-RJ, Índioda Costa-RJ, Antonio Carlos Biscaia-RJ/, SolangeAmaral-RJ;

Também compareceram,  os Deputados Estaduais Wagner Montes, PauloRamos, Flávio Bolsonaro

.

Naturalmente  temos que agradecer a grande massa de Bombeiros e   Policiais Militares , muitos deles vindos de Municípios distantes!   Alguns , que  com   suas   famílias ,   ali representaram dignamente: a FAMÍLIA MILITAR ESTADUAL!

Um agradecimento  especial  à "Sociedade Fluminense"!

Nossa Sociedade  pode caminhar junto ao  Militar Estadual, uma vez que Domingo,   dia 27 de Setembro,  teve oportunidade durante a II Marcha pela Aprovação da PEC-300/2008, de  "perceber, atônito"  as grandes dificuldades que passam,   aqueles que estão dia a dia junto a População do Estado, defendendo-os e em amparando-os!

E nada melhor do que a letra de uma música fantástica da MPB:

 

NOVO TEMPO

Ivan Lins

No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais

 vivos

 
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta ,
estamos na

 luta

 
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Pra  que  nossa  esperança   seja  mais  que a vingança ,   Seja sempre um caminho que se deixa de herança
No novo tempo, apesar dos castigos
De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
De todos os pecados, de todos enganos, estamos

 marcados

 
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Pra que nossa esperança seja mais que a vingança 
Seja sempre um caminho que se deixa de herança
No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as

 algemas

 
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
A gente se encontra cantando na praça, fazendo

 pirraça

 
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
 
Seja sempre um caminho que se deixa de

herança !

.

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS