terça-feira, 30 de junho de 2009

CEL. POLÍCIA PAÚL e o "EXCLUÍDO FARDADO"

.

O GLOBO ONLINE

.

Policial protesta contra salário em frente a batalhão da PM

Publicada em 30/06/2009 às 14h53m

Cláudio Motta




.
RIO - O coronel Paulo Ricardo Paúl, ex-corregedor da PM, fez um protesto na manhã desta terça-feira em frente ao Batalhão de Choque, no Centro, contra os baixos salários na corporação. De acordo com o manifestante, policiais têm que trabalhar em suas folgas, os chamados bicos, para complementar a renda familiar. Cansados pela sobrecarga, ficariam mais expostos à violência da cidade.
.
- Cerca de dez mil pessoas são assassinadas ou desaparecem por ano no Estado do Rio. Enquanto isso, os policiais ganham R$ 30 por dia. Queremos equiparação do salário com o policial do Distrito Federal, onde os salários chegam a R$ 4 mil - disse Paúl.
.

Com um megafone e um boneco chamado de "excluído fardado", o policial divulgou panfletos para colegas e para pedestres. Ele diz fazer parte do Movimento Cívico Juntos Somos Fortes, que nasceu de mobilização de oficiais e Praças da PM e dos Bombeiros entre os anos de 2007 e 2008. Os grupos ficaram conhecidos como "Coronéis Barbonos" e "40 Evaristos" e criticaram fortemente a política de segurança do governo de Sérgio Cabral.


NOTA DO BLOG


.
O Movimento Cívico Junto Somos Fortes, ganha dia após dia, a adesão do Cidadão fluminense que não suportando mais a Política de Segurança Pública do Estado, junta-se agora a este esclarecimento corpo a corpo, com o símbolo, o "EXCLUIDO FARDADO".
.
Se a população do Rio de Janeiro já não se conformava mais com o estado de "Guerra Civil" em suas ruas, agora, mais indignado fica ao saber quais são as reais Condições de Trabalho e Salariais do Militar Estadual.
.
A Equiparação com o salário do Policial do Distrito Federal, está em tramitação noa Câmara dos Deputados em Brasília, em Proposta de Emenda Constitucional do Dep. Federal ARNALDO FARIA DE SÁ - PTB/SP, cujo relator foi o Dep. Fed. MENDONÇA PRADO - DEM/SE.
.
Estou falando da PEC-300/2008, cuja Comissão Especial está sendo formada, e precisa que exista uma Mobilização de cada Estado da Federação, para que os trabalhos da Comissão possam ser concluídos, com a participação das Entidades de Classe, que neste momento precisam estar unas, para a vitória da Família Militar Estadual, que terá significativa melhora de condições de vida, com a aprovação da PEC-300/2008.
.
Creio que o momento é de trabalho.
.
Trabalho como o do Sr. Cel. Paúl e amigos, que não medem esforços para que o Militar Estadual possa ter sua dignidade restaurada.
.
Naturalmente o grupo de trabalho é grande, mas há de se louvar a iniciativa, coragem e brio do

.Cel. Paulo Ricardo Paúl
Coronel de Polícia
Coronel Barbono

.
Que a Sociedade Fluminense saiba aproveitar esta oprtunidade, talvez única, que vem acontecendo nas ruas do Rio de Janeiro.
.
"O EXCLUÍDO FARDADO", representa o Militar Estadual, em sua essência: vilipendiado, porém sempre presente nos momentos difíceis de nosso Povo!

.
Abraço Fraterno,
.
CHRISTINA ANTUNES FREITAS


quinta-feira, 25 de junho de 2009

"PEC-300/2008" - REFLEXÃO: EFETIVAMENTE, ALGUÉM PROPÔS E LEVOU ADIANTE, ALGO MELHOR?

.
Amigos:
.
.
Recebi email da Assessoria do Dep. Federal MENDONÇA PRADO (DEM/SE), RELATOR da PEC-300/2008, sobre Palestra que proferiu em BOA VISTA-RORAIMA em 16.06.2009, objetivando explicar aos Militares Estaduais da Região Norte do País, o que é a Proposta de Emenda Constitucional de autoria do Dep. Federal ARNALDO FARIA DE SÁ (PTB/SP).
.

.
DEP. FEDERAL MENDONÇA PRADO,
16.06.2008, EM BOA VISTA-RORAIMA
PROFERINDO A PALESTRA !

.

.
Estiveram presentes também,
o Senador ROMERO JUCÁ (PMDB/RR),
e o Deputado Federal MAJOR FÁBIO (DEM/PB
)
.



O deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE) proferiu uma palestra hoje (16.06.2009)

em Boa Vista, Roraima, sobre a PEC 300 que trata do aumento salarial para os PMs, que está tramitando na Câmara dos Deputados.

.

Participaram do evento mais de 200 policias militares de toda a Região Norte, além do

senador Romero Jucá (PMDB/RR), do deputado federal Major Fábio (DEM/PB), e deputados estaduais de Roraima.

.

Na sua palestra, Mendonça falou sobre a PEC 300, que tem o objetivo de alterar a redação do § 9º, do artigo 144 da Constituição Federal, que estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos. E tirou dúvidas da platéia.

.

“Uma dúvida frequente foi sobre como muitos estados mais pobres conseguiriam pagar um salário maior e eu expliquei que o objetivo é fazer com que a responsabilidade para o pagamento do piso seja compartilhada entre Estados e União, já que a maior arrecadação tributária é feita pela União”, informou.

.

O diretor da Associação Nacional dos Praças, Marco Prisco, afirmou que a palestra foi muito enriquecedora. “Nesses eventos os policias estão podendo esclarecer suas dúvidas”, informou Prisco acrescentando que no dia 11 de julho será realizado o seminário da Paraíba, nos dias 29 e 30, o do Amazonas e em 27 de agosto acontecerá a Marcha dos Policiais Militares de todo o Brasil para Brasília.

.

“A PEC 300 está movimentando o Brasil todo”, afirmou o presidente da Associação dos Cabos e Soldados do Amazonas, Alcimar Maciel Pereira que foi a Boa Vista com o objetivo de conhecer o deputado Mendonça Prado e convidá-lo para o evento que ele está organizando sobre o tema em Manaus.

“Esses eventos são importantes para que os policiais possam entender e ficarem motivados a se mobilizar em ações como sensibilizar deputados a votar a favor da PEC. A explanação do deputado Mendonça foi muito boa e ele está sendo muito importante nesse processo”, informou Maciel.

.

A PEC de autoria deputado Arnaldo Faria de Sá foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça, quando Mendonça Prado foi o relator. No mês passado, mais um passo foi dado para a aprovação da PEC. Foi instalada uma Comissão Especial por ato do presidente Michel Temer, da qual Mendonça Prado é um dos 17 membros.

.

Por Carla Passos

Assessoria de Imprensa


P.S.: Grifo em vermelho do Blog.

.

.

.

"CONSIDERAÇÕES DO BLOG"

.

.

O rexto enviado acima, demonstra que as Associações de Militares Estaduais de diversos Estados do Brasil, estão em movimentação no sentido de passar ao Militar Estadual explicação sobre a PEC-300/2008, levando informação por meio de quem está trabalhando e conhece profundamente a Proposta de Emenda Constitucional, de autoria do Sr. Dep. Fed. ARNALDO FARIA DE SÁ (PTB/SP).

.

Creio que o estado do Rio de Janeiro já deveria a muito, unir forças para pelo menos, entender o conteudo da PEC-300.

.

As Associações brotam, como vegetais fossem... E o trabalho sério de conscientização de seus Associados?

.

Não proponho às Associações, vender uma idéia, e sim: QUESTIONA-LA, CONHECE-LA!

.

A PEC-300/2008 não é boa para os Militares Estaduais? (claro que depois de estudada pelos interessados).

.

Então, que alternativas sejam apresentadas, porém com ENCAMINHAMENTO ADIANTADO, pois o saudoso Betinho já dizia: -"QUEM TEM FOME, TEM PRESSA!"

.

.

Diversas Associações existem e nenhuma consegue mobilizar sua "clientela" para que sejam sabedores do que trata a PEC-300. Não existe um trabalho de esclarecimento REAL.

.

Se poucos sabem da existência da PEC-300/2008, como REALIDADE, quanto mais sobre sua Tramitação ou quais membros da Câmara Federal fazem parte da Comissão Especial que trabalha pela Proposta, para que o Militar Estadual tenha subsídios para decidir seu apoio ou não, à PEC-300/2008.
..
Existem nessa Comissão, Deputados Federais eleitos pelo Estado do Rio de Janeiro! Como saber se realmente estão trabalhando pela causa?

Fazer parte de uma Comissão Especial, não quer dizer que o Parlamentar seja abnegado. Precisamos cobrar!

Realmente esperamos a dedicação profunda desses Deputados Federais do RJ, para - quem sabe? - poder agradecê-los!
.
Então, responda a você mesmo, leitor:
.
- Quais são as proposições reais acenadas pelo Governo Estadual para a Remuneração Digna do Militar Estadual?
.
- Existem números?
.

- Existem datas?

.
- Existe esforço?

.
Tenho bastante consciencia que "tomar posições" não é confortável... Mas então porque se criam as Associações, os Grupos, as ONG'S ?
.
Nossa! O Muro tem que ser grande mesmo, para comportar tanta gente que fica sobre ele!
.
Gostaria também aproveitando sua leitura, dizer que não sou ligada a nenhum Grupo Político, não tenho apreço pela Política Partidária existente no País, por conta da vulnerabilidade dos Partidos Políticos, porém sou bastante inquieta...
.
Na realidade preferia ser chamada de Polemista (em vez de Encrenqueira) pois o que faço escrevendo neste Blog, não é o que mais agrada aqueles que me cercam.

Alcanço antipatias... Dissidências familiares...

Porém, por outro lado consigo estar perto de pessoas que querem que alguma coisa seja feita. Que em seu entorno, a vontade de mudança seja estudada e praticada, para que possamos, afinal, rir sem culpa e chorar somente (ou pelo menos) por emoção!
.
Porque esta inércia?
.
Porque essa briga acalorada entre Praças e Oficiais? Caveira e Azuis? Combatentes e Saúde?
.
É tão dificil imaginar a quem interessa as Instituições partidas, fragmentadas?
.
Dêem-se uma trégua, pois a discórdia só vai fomentar o aumento da vala em que todos estão sendo jogados... E, certamente para jogar mais...


Ninguém está pedindo para que do Recruta ao Coronel, todos se abracem e dêem as mãos para abraçar os QG's!

Ninguém está propondo o "DIA DO PERDÃO" !

O que propomos é que reflitam que ao faltar o Pão à mesa, a linha entre estar dentro ou fora de um BEP, é bastante tênue!

A única coisa que ninguém (ainda) pode nos tirar é nossa capacidade de raciocínio, enquanto temos sanidade!

.

.

Então, amigo:
.
PENSE, REFLITA E
DISCUTA ENTRE SUA CLASSE!
.
Repasse esta idéia, se achar que vale a pena!

.

..

Abraço fraterno,
.
CHRISTINA ANTUNES FREITAS


P.S.: Peço desculpas se esta postagem sair com diversos formatos e tamanhos de Fonte (letras), pois estou desde a madrugada tentando acertar este detalhe, mas está impraticável. Aqui no Estado do Rio de Janeiro, qualquer um que escreva sobre "Melhorias" para o Militar Estadual, tem seu computador "invadido" frequentemente.

Como o salário não permite obter "Programas Pagos", em minha net, tenho que conviver com o problema.

Desistir? Nunquinha!!!