quinta-feira, 25 de junho de 2009

"PEC-300/2008" - REFLEXÃO: EFETIVAMENTE, ALGUÉM PROPÔS E LEVOU ADIANTE, ALGO MELHOR?

.
Amigos:
.
.
Recebi email da Assessoria do Dep. Federal MENDONÇA PRADO (DEM/SE), RELATOR da PEC-300/2008, sobre Palestra que proferiu em BOA VISTA-RORAIMA em 16.06.2009, objetivando explicar aos Militares Estaduais da Região Norte do País, o que é a Proposta de Emenda Constitucional de autoria do Dep. Federal ARNALDO FARIA DE SÁ (PTB/SP).
.

.
DEP. FEDERAL MENDONÇA PRADO,
16.06.2008, EM BOA VISTA-RORAIMA
PROFERINDO A PALESTRA !

.

.
Estiveram presentes também,
o Senador ROMERO JUCÁ (PMDB/RR),
e o Deputado Federal MAJOR FÁBIO (DEM/PB
)
.



O deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE) proferiu uma palestra hoje (16.06.2009)

em Boa Vista, Roraima, sobre a PEC 300 que trata do aumento salarial para os PMs, que está tramitando na Câmara dos Deputados.

.

Participaram do evento mais de 200 policias militares de toda a Região Norte, além do

senador Romero Jucá (PMDB/RR), do deputado federal Major Fábio (DEM/PB), e deputados estaduais de Roraima.

.

Na sua palestra, Mendonça falou sobre a PEC 300, que tem o objetivo de alterar a redação do § 9º, do artigo 144 da Constituição Federal, que estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos. E tirou dúvidas da platéia.

.

“Uma dúvida frequente foi sobre como muitos estados mais pobres conseguiriam pagar um salário maior e eu expliquei que o objetivo é fazer com que a responsabilidade para o pagamento do piso seja compartilhada entre Estados e União, já que a maior arrecadação tributária é feita pela União”, informou.

.

O diretor da Associação Nacional dos Praças, Marco Prisco, afirmou que a palestra foi muito enriquecedora. “Nesses eventos os policias estão podendo esclarecer suas dúvidas”, informou Prisco acrescentando que no dia 11 de julho será realizado o seminário da Paraíba, nos dias 29 e 30, o do Amazonas e em 27 de agosto acontecerá a Marcha dos Policiais Militares de todo o Brasil para Brasília.

.

“A PEC 300 está movimentando o Brasil todo”, afirmou o presidente da Associação dos Cabos e Soldados do Amazonas, Alcimar Maciel Pereira que foi a Boa Vista com o objetivo de conhecer o deputado Mendonça Prado e convidá-lo para o evento que ele está organizando sobre o tema em Manaus.

“Esses eventos são importantes para que os policiais possam entender e ficarem motivados a se mobilizar em ações como sensibilizar deputados a votar a favor da PEC. A explanação do deputado Mendonça foi muito boa e ele está sendo muito importante nesse processo”, informou Maciel.

.

A PEC de autoria deputado Arnaldo Faria de Sá foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça, quando Mendonça Prado foi o relator. No mês passado, mais um passo foi dado para a aprovação da PEC. Foi instalada uma Comissão Especial por ato do presidente Michel Temer, da qual Mendonça Prado é um dos 17 membros.

.

Por Carla Passos

Assessoria de Imprensa


P.S.: Grifo em vermelho do Blog.

.

.

.

"CONSIDERAÇÕES DO BLOG"

.

.

O rexto enviado acima, demonstra que as Associações de Militares Estaduais de diversos Estados do Brasil, estão em movimentação no sentido de passar ao Militar Estadual explicação sobre a PEC-300/2008, levando informação por meio de quem está trabalhando e conhece profundamente a Proposta de Emenda Constitucional, de autoria do Sr. Dep. Fed. ARNALDO FARIA DE SÁ (PTB/SP).

.

Creio que o estado do Rio de Janeiro já deveria a muito, unir forças para pelo menos, entender o conteudo da PEC-300.

.

As Associações brotam, como vegetais fossem... E o trabalho sério de conscientização de seus Associados?

.

Não proponho às Associações, vender uma idéia, e sim: QUESTIONA-LA, CONHECE-LA!

.

A PEC-300/2008 não é boa para os Militares Estaduais? (claro que depois de estudada pelos interessados).

.

Então, que alternativas sejam apresentadas, porém com ENCAMINHAMENTO ADIANTADO, pois o saudoso Betinho já dizia: -"QUEM TEM FOME, TEM PRESSA!"

.

.

Diversas Associações existem e nenhuma consegue mobilizar sua "clientela" para que sejam sabedores do que trata a PEC-300. Não existe um trabalho de esclarecimento REAL.

.

Se poucos sabem da existência da PEC-300/2008, como REALIDADE, quanto mais sobre sua Tramitação ou quais membros da Câmara Federal fazem parte da Comissão Especial que trabalha pela Proposta, para que o Militar Estadual tenha subsídios para decidir seu apoio ou não, à PEC-300/2008.
..
Existem nessa Comissão, Deputados Federais eleitos pelo Estado do Rio de Janeiro! Como saber se realmente estão trabalhando pela causa?

Fazer parte de uma Comissão Especial, não quer dizer que o Parlamentar seja abnegado. Precisamos cobrar!

Realmente esperamos a dedicação profunda desses Deputados Federais do RJ, para - quem sabe? - poder agradecê-los!
.
Então, responda a você mesmo, leitor:
.
- Quais são as proposições reais acenadas pelo Governo Estadual para a Remuneração Digna do Militar Estadual?
.
- Existem números?
.

- Existem datas?

.
- Existe esforço?

.
Tenho bastante consciencia que "tomar posições" não é confortável... Mas então porque se criam as Associações, os Grupos, as ONG'S ?
.
Nossa! O Muro tem que ser grande mesmo, para comportar tanta gente que fica sobre ele!
.
Gostaria também aproveitando sua leitura, dizer que não sou ligada a nenhum Grupo Político, não tenho apreço pela Política Partidária existente no País, por conta da vulnerabilidade dos Partidos Políticos, porém sou bastante inquieta...
.
Na realidade preferia ser chamada de Polemista (em vez de Encrenqueira) pois o que faço escrevendo neste Blog, não é o que mais agrada aqueles que me cercam.

Alcanço antipatias... Dissidências familiares...

Porém, por outro lado consigo estar perto de pessoas que querem que alguma coisa seja feita. Que em seu entorno, a vontade de mudança seja estudada e praticada, para que possamos, afinal, rir sem culpa e chorar somente (ou pelo menos) por emoção!
.
Porque esta inércia?
.
Porque essa briga acalorada entre Praças e Oficiais? Caveira e Azuis? Combatentes e Saúde?
.
É tão dificil imaginar a quem interessa as Instituições partidas, fragmentadas?
.
Dêem-se uma trégua, pois a discórdia só vai fomentar o aumento da vala em que todos estão sendo jogados... E, certamente para jogar mais...


Ninguém está pedindo para que do Recruta ao Coronel, todos se abracem e dêem as mãos para abraçar os QG's!

Ninguém está propondo o "DIA DO PERDÃO" !

O que propomos é que reflitam que ao faltar o Pão à mesa, a linha entre estar dentro ou fora de um BEP, é bastante tênue!

A única coisa que ninguém (ainda) pode nos tirar é nossa capacidade de raciocínio, enquanto temos sanidade!

.

.

Então, amigo:
.
PENSE, REFLITA E
DISCUTA ENTRE SUA CLASSE!
.
Repasse esta idéia, se achar que vale a pena!

.

..

Abraço fraterno,
.
CHRISTINA ANTUNES FREITAS


P.S.: Peço desculpas se esta postagem sair com diversos formatos e tamanhos de Fonte (letras), pois estou desde a madrugada tentando acertar este detalhe, mas está impraticável. Aqui no Estado do Rio de Janeiro, qualquer um que escreva sobre "Melhorias" para o Militar Estadual, tem seu computador "invadido" frequentemente.

Como o salário não permite obter "Programas Pagos", em minha net, tenho que conviver com o problema.

Desistir? Nunquinha!!!





4 comentários:

BOMBEIRO MILITAR disse...

HOMENS DE VERDADE!
SER BOMBEIRO MILITAR É SER UM HERÓI A CADA DIA.
TODOS OS BOMBEIROS MILITARES DEVERIAM SER PROMOVIDOS AO POSTO MÁXIMO POR BRAVURA, SÓ DEVERIA EXISTIR MAJOR QOA E CEL QOC. DURANTE MAIS DE SÉCULO AS POLÍCIAS CIVIL, MILITAR E FEDERAL, TENTARAM ACABAR COM O TRÁFICO DE DROGAS NAS FAVELAS E NÃO CONSEGUIRAM, ENTÃO SURGIRAM OS HERÓIS DOS FRACOS E FAVELADOS, OS BOMBEIROS MILITARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, HOMENS BRAVOS E DESTEMIDOS, PARA OS HERÓIS, NÃO BASTA ENFRENTAR O DIA A DIA DA VIDA BOMBEIRO MILITAR, TEMOS QUER SER HERÓIS NA INCOMPETÊNCIA DOS OUTROS PROFISSIONAIS. NOSSA HONRADA MISSÃO DE VIDAS ALHEIAS E RIQUEZAS SALVAR, LEVAMOS AO PÉ DA LETRA. PARA NÓS BOMBEIROS MILITARES APAGAR FOGO É POUCO, SOCORRER VITIMA DE ACIDENTES, É POUCO, CORTAR ARVORES COM RISCO DE CAIR SOBRE BENS ALHEIOS, É POUCO, SOCORRER QUALQUER CIDADÃO EM QUALQUER SITUAÇÃO, É POUCO, RESGATAR VITIMAS SOTERRADA, É POUCO, PROCURAR CORPOS EM RIOS, É POUCO, SOCORRER OS DESALOJADOS NAS CHUVAS, É POUCO, VIVER PARA SERVIR AOS OUTROS COM AMOR SUPORTANDO O MILITARISMO, É POUCO, SER COMANDADO POR HOMENS QUE NÃO NOS DÃO NENHUM VALOR É POUCO, A SOCIEDADE QUER MUITO MAIS DE SEUS HERÓIS, E ESTES ESTÃO PRONTOS A SERVIR OS ANSEIOS DA SOCIEDADE. E OS INCOMPETENTES VENDO QUE OS BOMBEIROS MILITARES DO RIO DE JANEIRO SÃO BONS, NOS PEDEM MAIS HEROÍSMO, VENDO QUE SOCORREMOS ACIDENTADOS PRESOS EM FERRAGENS, (O ÓRGÃO RESPONSÁVEL NÃO TINHA COMPETÊNCIA PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DO POVO), NOS IMPUSERAM TAMBÉM SOCORRE VITIMAS DA VIOLÊNCIA DO DIA A DIA DA VIDA NESTE ESTADO ONDE VIVEMOS NUMA GUERRA CIVIL COMANDADA POR FALSOS CIVIS, VISTO QUE SÃO MAIS DESUMANOS QUE QUALQUER MILITARISMO OU DITADURA. VENDO QUE SOMOS BRAVOS TANTO NA TERRA COMO NO MAR, NOS IMPUSERAM RESGATAR VITIMAS NOS MARES, SOMOS HOJE SALVA VIDAS. VENDO QUE O BOMBEIRO ERA BOM, (POR FALTA DE COMPETÊNCIA DE OUTRO ÓRGÃO), NOS IMPUSERAM RECOLHER OS CORPOS DEIXADOS NAS RUAS PELA VIOLÊNCIA QUE VIVEMOS, UMA GUERRA CIVIL COMANDA POR HIPÓCRITAS DITADORES CIVIS. VENDO QUE O BOMBEIRO ERA BOM, NOS IMPUSERAM (POR FALTA DE COMPETÊNCIA DE OUTRO ÓRGÃO), COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE. DURANTE MAIS DE SÉCULO, NÓS BOMBEIROS MILITARES, LUTAMOS PELA REGULARIZAÇÃO DE NOSSO PORTE DE ARMAS, QUANDO CONSEGUIMOS SER CIDADÃOS HONESTOS, PORTARMOS NOSSAS ARMAS PARA PROTEGERMOS NOSSAS FAMÍLIAS NESTE ESTADO ONDE VIVEMOS NUMA GUERRA CIVIL, OS DITADORES CIVIS, RECONHECENDO QUE OS HERÓIS BOMBEIROS MILITARES SÃO BONS. ACUSAM-NOS DE SERMOS PERSEGUIDORES DOS POBRES TRAFICANTES, QUE A CULPA DE HOJE, EM ALGUMAS FAVELAS ESTAREM PROIBIDAS A VENDA DE DROGAS É POR NOSSA CAUSA, NÓS OS HERÓIS DO POVO, OS BOMBEIROS MILITARES QUE EXPULSARAM OS TRAFICANTES DAS FAVELAS E FORMAMOS UMA MILÍCIA ARMADA, SEREMOS SEVERAMENTE PERSEGUIDOS E PUNIDOS PELOS DITADORES CIVIS. ( QUE NÃO PODERIA DEIXAR DE SER), QUEREM OS HERÓIS APENAS PARA SEREM ESCRAVOS MAL REMUNERADOS. PORQUE SERÁ QUE AS POLÍCIAS CIVIL, MILITAR E FEDERAL NUNCA CONSEGUIRAM EXPULSAR O TRAFICO DE DROGA DAS FAVELAS? E TEVE QUE O HERÓI DO POVO, O BOMBEIRO MILITAR. MAIS UMA VEZ FAZER O SERVIÇO DE OUTROS ÓRGÃOS. ACUSAR UM HERÓI PARA DESMORALIZÁ-LO PERANTE O POVO É MUITO FÁCIL, O DIFÍCIL É ADMITIR A INCOMPETÊNCIA DAS POLICIAS. E MAIS FÁCIL ENGANAR O POVO E CULPAR OS HERÓIS NACIONAIS. NÓS BOMBEIROS MILITARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EXIGIMOS RESPEITO COM A NOSSA HONRA E HISTORIA NESTES MAIS DE 150 ANOS SERVINDO AO POVO DO RIO DE JANEIRO. MOSTRE QUEM DENTRE NÓS É BANDIDO DA MILÍCIA ARMADA PARA LEVARMOS A CULPA E SERMOS PUNIDOS INJUSTAMENTE PELA INCOMPETÊNCIA DE OUTROS ÓRGÃOS, MOSTRE QUAL DESSES BOMBEIROS ENVOLVIDOS COM A MILÍCIA USAVAM ARMAS REGISTRADAS E COMETIAM CRIMES COM ELAS, SE ALGUNS DELES PORTAVAM FUZIL, A CULPA É NOSSA? DOS HONESTOS HERÓIS DO POVO? OU DOS ÓRGÃOS INCOMPETENTES RESPONSÁVEIS PELA FISCALIZAÇÃO DOS CRIMES? OU DOS SEUS COMANDANTES QUE SABEM DO SEU ENVOLVIMENTO COM ESTES BANDIDOS ARMADOS E SÃO CUMPRISSES OMISSOS, ONDE ESTÃO OS ÓRGÃOS DE INVESTIGAÇÃO INTERNA QUE LÊEM NOS JORNAIS O ENVOLVIMENTO DE JOIO EM NOSSO MEIO E NÃO OS ARRANCAM DA DO MEIO BOMBEIRO MILITAR.

BOMBEIRO MILITAR disse...

CONTINUAÇÃO

SE NÓS BOMBEIROS MILITARES. ARMADOS LEGALMENTE SOMOS O TERROR DESTE ESTADO, ONDE VÁRIOS ÓRGÃOS SE MOBILIZAM PARA NOS DESARMAREM ALEGANDO QUE SOMOS OS RESPONSÁVEIS PELA EXTINÇÃO DOS TRAFICANTES EM ALGUMAS FAVELAS. ONDE ESTA AS POLÍCIAS QUE NADA FAZEM PARA REPRIMIR AS MILÍCIAS, ONDE ESTÁ OS COMANDANTES DESTES BOMBEIROS MILITARES QUE MESMO TENDO UM REGULAMENTO DISCIPLINAR QUE PODE PUNIR UM PAI DE FAMÍLIA POR ESTAR COM A BOTINA SUJA DE POEIRA, COM A FIVELA DO SINTO SUJA PELO SEU PRÓPRIO DEDO, O PORQUÊ NÃO O PRENDEM, ELES ESTÃO DENTRO DOS QUARTÉIS TODOS OS DIAS. E NÓS, BOMBEIROS MILITARES, HERÓIS HONESTOS DO POVO SEREMOS CONDENADOS POR INCOMPETÊNCIA DE OUTROS ÓRGÃOS?
SE O GOVERNO VENDO QUE O BOMBEIRO MILITAR É BOM, RECENTEMENTE NOS IMPÔS ASSUMIR A SAÚDE DESTE ESTADO.
PORQUE AO INVÉS DE NOS PUNIR E CONDENAR INJUSTAMENTE, VENDO QUE SOMOS BOM E EXPULSAMOS ATÉ MESMO TRAFICANTES QUE ESTÃO A DÉCADAS ATERRORIZANDO O POVO FAVELADO E NAS RUAS DESTE ESTADO. TAMBÉM NÃO NOS IMPÕEM A RESPONSABILIDADE DE POLÍCIA NESTE ESTADO, SE SEMPRE OPTARAM POR IMPOR AOS HERÓIS DO POVO A INCOMPETÊNCIA DE OUTROS ÓRGÃOS, NOS DE A SEGURANÇA PÚBLICA TAMBÉM, QUEM SABE ASSIM ESTE ESTADO VIVA EM PAZ.
ESTAMOS ACOSTUMADOS A ASSUMIR OS SERVIÇOS DOS INCOMPETENTES, SENDO ASSIM, QUEM SABE UM BOMBEIRO MILITAR POSSA UM DIA GOVERNAR ESTE ESTADO E VALORIZAR QUEM REALMENTE É HERÓI DO POVO. O BOMBEIRO MILITAR.
BOMBEIRO MILITAR DO RIO DE JANEIRO. ARAMADO LEGALMENTE É PERIGO? IMAGINE ILEGALMENTE.
SE COM O PORTE DE APENAS UMA ARMA, EXPULSAMOS TRAFICANTES FORTEMENTE ARMADOS, IMAGINEMOS NÓS, BOMBEIROS MILITARES, HERÓIS DO POVO, ARMADOS DE FUZIL SOCORRENDO O BOPE NAS FAVELAS ONDE AINDA EXISTE TRAFICANTES.
PRAÇA BOMBEIROS MILITAR.
A SEGURANÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTA EM NOSSAS MÃOS.

PS. QUANTO A DESMILITARIZAR O CORPO DE BOMBEIROS, É PURA PIADA, OS DITADORES CIVIS SABEM QUE NO DIA SEGUINTE A DESMILITARIZAÇÃO, SE NÃO DEREM UM AUMENTO DE 1.000% AOS HERÓIS BOMBEIROS MILITARES. O ESTADO PARA. IMAGINE UM DIA SEM RECOLHER AS DEZENAS DE CORPOS NAS RUAS DESTE ESTADO EM GUERRA CIVIL?
UM DIA AQUARTELADOS, O RIO DE JANEIRO VIRA UM CAUS.
O PIOR DE TUDO, A MAIOR INJUSTIÇA E VER ESTES MESMO INCOMPETENTES, QUERENDO DESARMAR OS HERÓIS DO POVO, QUERENDO ARMAR A GUARDA MUNICIPAL. SERÁ QUE ELES NÃO SABEM QUE TOMATE PODRE TEM EM QUALQUER CAIXA? QUEM SABE SE NA CAIXA DELES, NÃO TEM É TOMATE BOM.
VIVA OS HERÓIS DO POVO, OS BOMBEIROS MILITARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
SOU A FAVOR DA DESMILITARIZAÇÃO. SOU PRAÇA SOFREDOR.

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Praça Sofredor:
Boa Noite!

Li e reli seu comentário, e concordo plenamente quando o Sr. faz o relato de quantos inúmeros serviços os BM's fazem, por ordem de serviço ou pela Legislação.

Como o Sr. sou contra a retirada do Porte de Arma para os Bombeiros...

Não consegui entender como o CBMERJ teria um Cel. QOC, se não houver base para isso.
Se todos (na sua concepção) deveriam ser Major QOA, de onde surgiria um Cel. QOC?
Para isso ele tem que fazer Escola de Oficiais, e seguir carreira para chegar até o último Posto.

Outro ponto que para mim é surpreendente é o fato do Sr. tirar os méritos de outras Instituições Centenárias...
Acredito no seu amor pelo CBMERJ, mas pense bem: será que um BM pode ser Policial Militar, Policial Civil, Policial Federal?
Está tudo meio confuso...

Agora o ponto muito ruim, é a generalização..
Creio que generalizar todos os Bombeiros como Milicianos, é praticamente dar um tiro no pé!

Tenho certeza que o Sr. na realidadde é um Bravo Combatente, e deve estar bastante triste com a forma que o Governo do Estado está tratando os Militares Estaduais.

Tenha certeza, o tempo é o melhor remédio.

Muita água há de rolar até retirarem o Porte de Arma. Creio que isso diz respeito a Legislação Federal (não tenho certeza).

Quero lhe dar os parabéns antecipados pelo dia 2 de Julho, que é o Dia Nacional do Corpo de Bombeiros...
Pena que aqui no Rio, as centenárias tradições não são respeitadas!

Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Laguardia disse...

Não sou jornalista nem escrito. Sequer escrevo bem. Sou aposentado. Meu imposto de renda é retido na fonte pelo INSS. Já nosso querido apedeuta tem sua receita de INSS como anistiado político acima do teto do INSS livre de IR.
Minha forma de lutar contra os desmandados implantados por este governo corrupto no Brasil é através de um blog http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/
Gostaria de contar com a presença e dos comentários das pessoas de bem que não se conformam com a desonestidade, a falta de ética e a corrupção em nosso governo.