sexta-feira, 20 de abril de 2012

POR QUE EU PARTICIPO DO SOS BOMBEIROS? - VALDELEI DUARTE.




Amigos,

Repasso abaixo, texto do Subtenente VALDELEI DUARTE que durante 31 anos serviu ao CBMERJ, e que por lutar por salários dignos e melhores condições de trabalho, foi excluído da Corporação.
 .
Diário Oficial de hoje: 18/04/2012
Secretaria de Estado de Defesa Civil
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO
DO RIO DE JANEIRO
ATOS DO COMANDANTE-GERAL
DE 17.04.2012
EXCLUI, ex officio, do serviço ativo deste Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a contar de 12 de março de 2012, face o que consta na Nota CI/JD 218/12, publicada no Boletim da SEDEC/CBMERJ nº 049, de 12.03.2012, o Subtenente BM Q10/81 VALDELEI DUARTE, RG CBMERJ nº 06.933, de acordo com o que preceitua o art. 123, inciso III, e art. 124, ambos da Lei Estadual nº 880,de 25.07.1985 (EBMERJ), § 2º do art. 31, do Decreto nº 3.767, de 04.12.1980 (RDCBMERJ), e inciso IV, letra “a”, do art. 13 do Decreto nº 2.155, de 13.10.1978, e o que consta no Processo nº E-27/0030/11161/2012. 

Boa tarde à todos, como podem ver na nota acima fui excluído do CBMERJ, junto com mais 13 BOMBEIROS, e quero deixar bem claro que não  estou arrependindo em nada do que fiz, quem me conhece e acompanha a minha trajetória de luta sabe que eu jamais ficaria de fora deste processo. Desde de 1989 já começava a me manifestar contra algumas situações erradas que comecei a observar no GMar, já desta data em diante os nossos serviços começavam a ficar estagnados, não se investiam mais em material humano e muito menos no operacional, e já começava a faltar quase tudo, não tínhamos mais se quer nadadeiras suficientes para efetuar os nossos socorros, a alimentação era pessimamente servida e precária, além de chegar muito tarde aos postos, e até hoje ainda existem reclamações quanto a este item que deve ser tratado com uma atenção especial. Em 1990 quando houve o concurso a coisa foi de mal a pior, jamais poderiam realizar o concurso daquela forma, 500 ALUNOS de uma única vez, ainda não tínhamos INTRUTORES  e MONITORES preparados para aquele números de ALUNOS, já aconteciam fraudes, peixadas, indicação (QI) e outras coisas a mais, fato é que " DOIS ALUNOS MORRERAM AFOGADOS ". Uma verdadeira vergonha e demonstração de incompetência, o número de INSTRUTORES era ínfimo, e eu já enxergava que poderia acontecer uma tragédia, e infelizmente foi ela foi consumada. Sempre alertava aos meus antigos ALUNOS DO CURSO DE APOIO que eu criei juntamente com o falecido SGT.BM PASSOS em 1989, eu na Barra de Guaratiba e ele na Barra da Tijuca, para que todos ficassem de olho nos demais ALUNOS, e tomassem conta dos outros ALUNOS, porque eles foram para aquele CSMar já com algumas experiências no SERVIÇO DE SALVAMENTO, é porque eles já como APOIO trabalharam voluntariamente conosco no verão anterior ao curso como GUARDA-VIDAS. E depois de 1990 somente houve outro concurso em 1997, outro erro gravíssimo ao SERVIÇO DE SALVAMENTO MARÍTIMO, fato este que o CMS (corpo marítimo de salvamento) da POLÍCIA CIVIL, entrou em extinção também por este erro de administração. 

Depois houve concursos em 1998,1999, 2000, 2001 e 2002, e não diferente os GUARDA-VIDAS se formavam e os seus destinos eram os mais adversos e não eram inerentes aos SERVIÇOS DE SALVAMENTO NO MAR, trazendo com isso a precariedade também ao serviço. Depois desses cursos somente em 2008 houve outro concurso, com várias denúncias também e de todas as formas, como não podia provar somente acompanhei o final deste CSMar, que foi o mais longo de todos, a última turma destes que eram 300, se formaram após 13 meses de curso. Também nos meados de 1990, instituíram a primeira gratificação que viria a dividir e desmotivar todo CBMERJ, as famosas " PECÚNIAS". Era a Lei da farinha pouca, meu pirão primeiro, não diferente como acontece agora neste Governo, com as famosas e tão sonhadas BRAVURAS e as gratificações. Meus companheiros estamos passando por uma das piores fases no CBMERJ, falo isso com propriedade, passei 31anos (trinta e um) aqui no CBMERJ, se pudesse contar tudo o que vi e vivi no CBMERJ, muitos de vocês não acreditariam ou iriam se indignar, mais quem sabe um dia eu venha narrar tudo isso em forma de livro ou autobiografia. Companheiros o ano de 2011 foi um ano que já entrou para história, em março de deste ano um grupo de GUARDA-VIDAS, e quero destacar que os da nova geração, começaram também a observar que o GMAr começava a declinar de uma forma ameaçadora ao serviço de salvamento, fato este que eles resolveram se reunirem e discutirem este assunto, e os primeiros eram somente 06(seis) GUARDA-VIDAS, e vou preservar os seus nomes para protegê-los das covardias que todos estão vendo acontecer, e estes sabendo da minha trajetórias no GMAr me convidaram a participar, e já em março realizamos as primeiras reuniões, logo em seguida um deles lançou o Blog SOS GUARDAVIDAS, que depois se tornou SOS BOMBEIROS, e no dia 17 de abril realizamos o primeiro ato na ZONA SUL, e começamos a denúnciar as nossas mazelas, inclusive apresentando a população os nossos contra cheques, e a grande maioria ficavam surpresos quando viam o valor tão baixo que recebemos pelo nobre serviço que realizamos, não quero dizer com isso que uma vida tem preço, e muito menos e da mesma forma, a nossa também não tem preço, mais o que o Governo nos paga, é irrisório para não dizer humilhante, porque os nossos serviços são valorosos e muito honrado, prova disso é demonstração de carinho e confiança que toda a população tem por nós BOMBEIROS. 

Quero que todos saibam que nós os 14 BOMBEIROS excluídos até o momento, digo isso porque infelizmente tem mais dois companheiros que ainda serão julgados pelo tribunal de justiça, estamos UNIDOS e não desistiremos de lutar e continuar lutando para que todos do CBMERJ alcance a valorização merecida, OFICIAIS E PRAÇAS, ATIVOS, INATIVOS, REFORMADOS E AS PENSIONISTAS, mais para que isso aconteça precisamos estar unidos, e continuar a respeitar os nossos superiores e chefes, mais não deixar de cobrar deles o mesmo, porque essa atitude tem que ser recíproca, para que todos nós avance cada vez mais nessa valorização e que chegue de igual para todos. Agora me dirijo aos companheiros de TODO O CBMERJ, principalmente os que acreditam na nossa luta e na nossa causa, é fato que estamos excluídos do CBMERJ, alguns de nós já estão sofrendo com este processo, e com toda a certeza nenhum de nós queria este final, mais como disse antes, é um processo, e hoje vejo isso como um escolhido de Deus para essa causa, estamos em oração e peçam também que orem por todos nós, como no significado real " ORAÇÃO " (orar e agir), e é o que todos nós devemos fazer, tenham fé e acreditem, nós vamos conquistar o que almejamos, e a vitória virá com toda certeza. 

Estamos também na fase final da fundação da nossa ASSOCIAÇÃO BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO, é importante neste momento que " TODOS " se filiem a essa ASSOCIAÇÃO, será através dela que ficaremos mais forte e unidos, não para confronto com ninguém, mais para todos os tipos de adversidades que possa a nos acontecer, e de imediato essa exclusão que veio acontecer conosco, se um grande números de BOMBEIROS, OFICIAIS E PRAÇAS, ATIVOS, INATIVOS, REFORMADOS E AS PENSIONISTAS se associarem a nova ASSOCIAÇÃO BOMBEIROS RJ. Essa já seria uma grande demonstração de união e ajuda para com nós os EXCLUÍDOS, porque será através da ASSOCIAÇÃO que receberemos suporte financeiro até reveter toda a situação e processo que estamos passando. 

Valdelei Duarte. 

Juntos Somos Fortes! 
 -------------------------------------------------------
 

Meu grande abraço ao SubTen Valdelei e aos demais Bombeiros que estão passando por este processo.  
O que não podemos esquecer,  é que os mesmos conseguiram com o movimento reivindicatório,  que o CBMERJ  fosse desvinculado da Secretaria de Saúde e voltasse a sua condição anterior.  Portanto, creio que todos os integrantes do CBMERJ (Ativos, Inativos e Pensionistas), devem à estes homens:  apoio e agradecimento!
.

Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Nenhum comentário: