Amigos,
Aqui em Conservatória/RJ, por conta do já tradicional evento "Café,Chachaça e Chorinho" que acontece na Região Sul Fluminense, tivemos uma apresentação inesquecível de JULIANA MAIA HORITA, que brindou a todos com o repertório maravilhoso do show "DE CHIQUINHA A GONZAÇÃO".
Juliana Maia (de Chiquinha Gonzaga), junto a Celinha e Alvarenga
caracterizados como "Barões do Café"
Juliana Maia, caracterizada como Carmem Miranda
Juliana começou a apresentação caracterizada de "Chiquinha Gonzaga", e terminou o show com figurino de "Carmem Miranda", conforme acima. Estava lindíssima!
Mas o passeio musical, magnífico, acontecido aqui em CONSERVATÓRIA/RJ no sábado (21/04/2012) começou com CHIQUINHA GONZAGA e passeou por composições como "O Trenzinho Caipira" de HEITOR VILLA LOBOS (cantada juntamente com o aluno de Canto de Juliana: Rafael). Nossa artista em questão, nos encantou com obras de GONZAGÃO e outras imortalizadas por CARMEM MIRANDA, além de canções memoráveis como "As Rosas não Falam" de CARTOLA, que independem da época em que foram lançadas... O Show terminou em Carmem Miranda: apoteótico!
Vou confessar - Oh, Céus! - uma grande heresia...
Como estava bastante cansada por conta de uma "angina" (que mais parece um obssessor em minha vida), Aff!, havia resolvido ir até a Praça Matriz ver Juliana Maia, somente na primeira música. Depois voltaria: estava realmente com um "tijolo sobre meu peito", cansada... Mas sabem como são as coisas, não é mesmo? - Fazemos a programação, mas esquecemos de combinar com "Deus"... Cheguei antes das 22 hs e saí depois de meia noite, quando do término do show. Claro: sem angina, e com uma enorme vontade de ficar pelas ruas de nosso Distrito aproveitando o "encantamento" produzido pela apresentação esmerada de Juliana Maia e dos músicos que a acompanharam... Vejam abaixo:
Juliana Maia canta "E o Mundo não se Acabou" de Assis Valente
Juliana Maia reuniu neste evento músicos de excelência, que também brindaram à todos com maravilhosas performances em conjunto, e alguns solos. São eles: Violão 7 cordas: Odilon , Contrabaixo e Cello, Violão Tenor: Francisco Falcon, Piano e Acordeon: Leo de Freitas, Cavaquinho: Paulinho Balthazar, Bateria: Hermano Mesquita, Sax Soprano e Flauta: Gilberto Junior e Pandeiro (participação): Mario... Isto é seríssimo: músicos "pra lá de respeitáveis" !
O "Café, Cachaça e Chorinho" é um evento muito trabalhoso, até porque não consiste somente em apresentação musical. Na parte da tarde no sábado , acontece um desfile de Carruagens e Cavaleiros com Estandartes, com pessoas vestidas com "roupas de época" do Ciclo do Café. Essas pessoas que fazem este "Teatro a Céu Aberto", são do Distrito de Conservatória: nascidos, ou, "forasteiros": como são chamados os que veem aqui morar, ou simplesmente passar temporadas.
Desfile de Carruagens e Cavaleiros
Durante todo o final de semana em que acontece o Evento, são apresentados produtos e comidas típicas, artesanato, e tantas outras variações - sempre com a base no tema: o café, a cachaça e o chorinho (música em geral), como foi ano passado, na "Noite da Valsa".
Temos em nosso Distrito pessoas que trabalharam muito para que tudo ocorrece da melhor forma possível: Ruth, Celeste, Piauí, Celinha, Alvarenga, Ronaldo e muitos outros que naturalmente deram o melhor de si. O Evento não conta com nenhum subsídio, e naturalmente o grupo que se propõe a realizá-lo, literalmente, corre atrás do patrocínio de moradores, de comerciantes locais e de nossa rede de Hotéis e Pousadas. Sabemos que muitos não colaboram: gostam mesmo é de colher os lucros, estando a cidade cheia de turistas... Mas isto já faz parte do "Fictício Anedotário Distrital", e apesar destes, outros que sempre colaboram em toda e qualquer iniciativa que seja para o bem de nosso Distrito, conseguem abafar o ruído melancólico daqueles que em nada acreditam, ou colaboram.
Ano que vem, espero colocar aqui no Blog a data deste Evento e sua Programação, pois já existem pessoas que sairam daqui de Conservatória deixando seus contatos, para que sejam avisadas das datas do próximo Café, Cachaça e Chorinho, e principalmente, com grande interesse em apresentações de Juliana Maia Horita!
Como a maioria sabe, tenho uma internet movida à lenha... Estou tentando postar um vídeo da música "As Rosas não Falam" de CARTOLA, lindamente cantada por Juliana Maia em sua bela apresentação no "Café, Cachaça e Chorinho", para encerrar esta minha postagem... Como não estou conseguindo, fico devendo - e quem sabe amanhã? - faço a introdução do vídeo neste mesmo post!
Já aprendi que "quando a net é lenta, o melhor é não brigar com ela"! Aff!
.
Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS
2 comentários:
Querida Cristina vc sempre que possivel está apoiando os eventos da cidade.Vale ressaltar que alguns desses empresários que não apoiaram o evento foram os mesmos que não retiraram seus carros na hora do Desfile de Carruagens.Mas graças a Deus estes foram minorias.
Até a Bossa Nova.
Tive a sorte de estar em Conservatória nesse dia e apreciar a belíssima apresentação de Christina. Maravilhosa!
Postar um comentário