terça-feira, 24 de abril de 2012

JULIANA MAIA HORITA - "CAFÉ,CACHAÇA E CHORINHO" - CONSERVATÓRIA/RJ

Amigos,

Aqui em Conservatória/RJ, por conta do já tradicional evento "Café,Chachaça e Chorinho" que acontece na Região Sul Fluminense, tivemos uma apresentação inesquecível de JULIANA MAIA HORITA, que brindou a todos com o repertório maravilhoso do show "DE CHIQUINHA A GONZAÇÃO".


 
Juliana Maia (de Chiquinha Gonzaga),  junto a Celinha e Alvarenga
caracterizados como "Barões do Café"


 Juliana Maia, caracterizada como Carmem Miranda

Juliana começou a apresentação caracterizada de "Chiquinha Gonzaga", e terminou o show com figurino de  "Carmem Miranda", conforme acima. Estava lindíssima!

Mas o passeio musical, magnífico, acontecido aqui em CONSERVATÓRIA/RJ no sábado (21/04/2012) começou com CHIQUINHA GONZAGA e passeou por composições como "O Trenzinho Caipira" de HEITOR VILLA LOBOS (cantada juntamente com o aluno de Canto de Juliana: Rafael).  Nossa artista em questão, nos  encantou com obras de  GONZAGÃO e outras imortalizadas por CARMEM MIRANDA, além de  canções memoráveis como "As Rosas não Falam" de CARTOLA, que independem da época em que foram lançadas...  O Show terminou em Carmem Miranda: apoteótico!

Vou confessar - Oh, Céus! - uma grande heresia... 
Como estava bastante cansada por conta de uma "angina" (que mais parece um obssessor em minha vida), Aff!, havia resolvido ir até a Praça Matriz  ver Juliana Maia,  somente na primeira música.  Depois voltaria: estava realmente com um "tijolo sobre meu peito", cansada... Mas sabem como são as coisas, não é mesmo?  - Fazemos a programação, mas esquecemos de combinar com "Deus"... Cheguei antes das 22 hs e saí depois de meia noite, quando do término do show. Claro:  sem angina, e com uma enorme vontade de ficar pelas ruas de nosso Distrito aproveitando o "encantamento" produzido pela apresentação esmerada de Juliana Maia e dos  músicos que a acompanharam... Vejam abaixo:


  Juliana Maia canta "E o Mundo não se Acabou" de Assis Valente


Juliana Maia reuniu neste evento músicos de excelência, que também brindaram à todos com  maravilhosas performances  em conjunto,  e alguns solos.  São eles:  Violão 7 cordas: Odilon , Contrabaixo e Cello, Violão Tenor: Francisco Falcon,  Piano e Acordeon: Leo de Freitas, Cavaquinho: Paulinho Balthazar, Bateria: Hermano Mesquita, Sax Soprano e Flauta: Gilberto Junior e  Pandeiro (participação): Mario... Isto é seríssimo: músicos "pra lá de respeitáveis" !

O   "Café, Cachaça e Chorinho" é um evento muito trabalhoso, até porque não consiste somente em  apresentação musical. Na   parte  da tarde no sábado ,  acontece um desfile de Carruagens e Cavaleiros com Estandartes,  com pessoas vestidas com   "roupas de época" do Ciclo do Café.  Essas pessoas que fazem este "Teatro a Céu Aberto",  são do Distrito de Conservatória: nascidos, ou,  "forasteiros": como são chamados os que veem aqui morar, ou simplesmente passar temporadas.


Desfile de Carruagens e Cavaleiros


Durante todo o final de semana em que acontece o Evento, são apresentados produtos e comidas típicas, artesanato, e tantas outras variações - sempre com a base no tema: o café, a cachaça e o chorinho (música em geral), como foi ano passado,  na "Noite da Valsa". 

Temos em nosso Distrito pessoas que trabalharam muito para que tudo ocorrece da melhor forma possível: Ruth, Celeste, Piauí, Celinha, Alvarenga, Ronaldo e muitos outros que naturalmente deram o melhor de si.  O Evento não conta com nenhum subsídio, e naturalmente o grupo que se propõe a realizá-lo, literalmente, corre atrás do patrocínio de moradores,  de comerciantes locais e de nossa rede de Hotéis e Pousadas.  Sabemos que muitos não colaboram: gostam mesmo é de colher os lucros, estando a cidade cheia de turistas... Mas isto já faz parte do "Fictício Anedotário Distrital", e apesar destes, outros que sempre colaboram em toda e qualquer iniciativa que seja para o bem de nosso Distrito, conseguem abafar o ruído melancólico daqueles que em nada acreditam,  ou colaboram.

Ano que vem,  espero colocar aqui no Blog a data deste Evento e sua Programação, pois já existem pessoas que sairam daqui de Conservatória deixando seus contatos, para que sejam avisadas das datas do próximo Café, Cachaça e Chorinho, e principalmente, com grande interesse em apresentações de Juliana Maia Horita!

Como a maioria sabe, tenho uma internet movida à lenha... Estou tentando postar um vídeo da música "As Rosas não Falam" de CARTOLA, lindamente cantada por Juliana Maia em sua bela apresentação no "Café, Cachaça e Chorinho", para encerrar esta minha postagem... Como não estou conseguindo, fico devendo - e quem sabe amanhã? -  faço a introdução do vídeo neste mesmo post! 
Já aprendi que "quando a net é lenta, o melhor é não brigar com ela"! Aff!
.

Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

2 comentários:

Celeste Palha disse...

Querida Cristina vc sempre que possivel está apoiando os eventos da cidade.Vale ressaltar que alguns desses empresários que não apoiaram o evento foram os mesmos que não retiraram seus carros na hora do Desfile de Carruagens.Mas graças a Deus estes foram minorias.
Até a Bossa Nova.

Laura Mansur disse...

Tive a sorte de estar em Conservatória nesse dia e apreciar a belíssima apresentação de Christina. Maravilhosa!