quarta-feira, 25 de abril de 2012

E POR FALAR EM CACHOEIRA, SAMBA DE 42 ANOS: VISIONÁRIO...

Amigos,
.

O Samba enredo abaixo, lembrou-me (de forma torta) um acontecimento recente, caindo em nossas cabeças.   Principalmente no Rio de Janeiro, onde a mídia Reinante,  nada comenta... Chutaram para Goiás! 
Porém, com a natureza abundande em nosso Estado, não há como não lembrar:  somos repletos de CACHOEIRAS...  


UM CÂNTICO À NATUREZA
Autoria:  Nei, Aílton e Dilmo
(Estação Primeira de Mangueira-1970)


.
Brilhou no céu o sol oh! que beleza

Vem contemplar a natureza

Vem abraçar a imensidão, imensidão...

Onde na pesca ou na plantação
 
Pedras preciosas ou mineração
 
Rios cachoeiras e cascatas (e põe cascata nisso!)*

Frutos pássaros e matas

Enobrecem a nação (ou seria empobrecem?)*

Oh! lugar... oh! lugar...
Tudo que se planta dá
Terra igual a esta não há
Imenso torrão de natureza incomum
Onde envaidece qualquer um
Praia e flores
Inspiram amores
 
E o petróleo te deu mais vida
Solo de vultos imortais
Direi teu e não esquecerão jamais
Oh! pátria querida, De natureza tão sutil,
Tens belezas mil !
Isto é brasil... isto é brasil... isto é brasil.
..
---------------------------------
 .
Este samba enredo foi escrito a 42 anos atrás... Compositores visionários!!!!
 .
* entre parênteses: autoria do Blog!

.
Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

terça-feira, 24 de abril de 2012

JULIANA MAIA HORITA - "CAFÉ,CACHAÇA E CHORINHO" - CONSERVATÓRIA/RJ

Amigos,

Aqui em Conservatória/RJ, por conta do já tradicional evento "Café,Chachaça e Chorinho" que acontece na Região Sul Fluminense, tivemos uma apresentação inesquecível de JULIANA MAIA HORITA, que brindou a todos com o repertório maravilhoso do show "DE CHIQUINHA A GONZAÇÃO".


 
Juliana Maia (de Chiquinha Gonzaga),  junto a Celinha e Alvarenga
caracterizados como "Barões do Café"


 Juliana Maia, caracterizada como Carmem Miranda

Juliana começou a apresentação caracterizada de "Chiquinha Gonzaga", e terminou o show com figurino de  "Carmem Miranda", conforme acima. Estava lindíssima!

Mas o passeio musical, magnífico, acontecido aqui em CONSERVATÓRIA/RJ no sábado (21/04/2012) começou com CHIQUINHA GONZAGA e passeou por composições como "O Trenzinho Caipira" de HEITOR VILLA LOBOS (cantada juntamente com o aluno de Canto de Juliana: Rafael).  Nossa artista em questão, nos  encantou com obras de  GONZAGÃO e outras imortalizadas por CARMEM MIRANDA, além de  canções memoráveis como "As Rosas não Falam" de CARTOLA, que independem da época em que foram lançadas...  O Show terminou em Carmem Miranda: apoteótico!

Vou confessar - Oh, Céus! - uma grande heresia... 
Como estava bastante cansada por conta de uma "angina" (que mais parece um obssessor em minha vida), Aff!, havia resolvido ir até a Praça Matriz  ver Juliana Maia,  somente na primeira música.  Depois voltaria: estava realmente com um "tijolo sobre meu peito", cansada... Mas sabem como são as coisas, não é mesmo?  - Fazemos a programação, mas esquecemos de combinar com "Deus"... Cheguei antes das 22 hs e saí depois de meia noite, quando do término do show. Claro:  sem angina, e com uma enorme vontade de ficar pelas ruas de nosso Distrito aproveitando o "encantamento" produzido pela apresentação esmerada de Juliana Maia e dos  músicos que a acompanharam... Vejam abaixo:


  Juliana Maia canta "E o Mundo não se Acabou" de Assis Valente


Juliana Maia reuniu neste evento músicos de excelência, que também brindaram à todos com  maravilhosas performances  em conjunto,  e alguns solos.  São eles:  Violão 7 cordas: Odilon , Contrabaixo e Cello, Violão Tenor: Francisco Falcon,  Piano e Acordeon: Leo de Freitas, Cavaquinho: Paulinho Balthazar, Bateria: Hermano Mesquita, Sax Soprano e Flauta: Gilberto Junior e  Pandeiro (participação): Mario... Isto é seríssimo: músicos "pra lá de respeitáveis" !

O   "Café, Cachaça e Chorinho" é um evento muito trabalhoso, até porque não consiste somente em  apresentação musical. Na   parte  da tarde no sábado ,  acontece um desfile de Carruagens e Cavaleiros com Estandartes,  com pessoas vestidas com   "roupas de época" do Ciclo do Café.  Essas pessoas que fazem este "Teatro a Céu Aberto",  são do Distrito de Conservatória: nascidos, ou,  "forasteiros": como são chamados os que veem aqui morar, ou simplesmente passar temporadas.


Desfile de Carruagens e Cavaleiros


Durante todo o final de semana em que acontece o Evento, são apresentados produtos e comidas típicas, artesanato, e tantas outras variações - sempre com a base no tema: o café, a cachaça e o chorinho (música em geral), como foi ano passado,  na "Noite da Valsa". 

Temos em nosso Distrito pessoas que trabalharam muito para que tudo ocorrece da melhor forma possível: Ruth, Celeste, Piauí, Celinha, Alvarenga, Ronaldo e muitos outros que naturalmente deram o melhor de si.  O Evento não conta com nenhum subsídio, e naturalmente o grupo que se propõe a realizá-lo, literalmente, corre atrás do patrocínio de moradores,  de comerciantes locais e de nossa rede de Hotéis e Pousadas.  Sabemos que muitos não colaboram: gostam mesmo é de colher os lucros, estando a cidade cheia de turistas... Mas isto já faz parte do "Fictício Anedotário Distrital", e apesar destes, outros que sempre colaboram em toda e qualquer iniciativa que seja para o bem de nosso Distrito, conseguem abafar o ruído melancólico daqueles que em nada acreditam,  ou colaboram.

Ano que vem,  espero colocar aqui no Blog a data deste Evento e sua Programação, pois já existem pessoas que sairam daqui de Conservatória deixando seus contatos, para que sejam avisadas das datas do próximo Café, Cachaça e Chorinho, e principalmente, com grande interesse em apresentações de Juliana Maia Horita!

Como a maioria sabe, tenho uma internet movida à lenha... Estou tentando postar um vídeo da música "As Rosas não Falam" de CARTOLA, lindamente cantada por Juliana Maia em sua bela apresentação no "Café, Cachaça e Chorinho", para encerrar esta minha postagem... Como não estou conseguindo, fico devendo - e quem sabe amanhã? -  faço a introdução do vídeo neste mesmo post! 
Já aprendi que "quando a net é lenta, o melhor é não brigar com ela"! Aff!
.

Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

sexta-feira, 20 de abril de 2012

POR QUE EU PARTICIPO DO SOS BOMBEIROS? - VALDELEI DUARTE.




Amigos,

Repasso abaixo, texto do Subtenente VALDELEI DUARTE que durante 31 anos serviu ao CBMERJ, e que por lutar por salários dignos e melhores condições de trabalho, foi excluído da Corporação.
 .
Diário Oficial de hoje: 18/04/2012
Secretaria de Estado de Defesa Civil
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO
DO RIO DE JANEIRO
ATOS DO COMANDANTE-GERAL
DE 17.04.2012
EXCLUI, ex officio, do serviço ativo deste Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a contar de 12 de março de 2012, face o que consta na Nota CI/JD 218/12, publicada no Boletim da SEDEC/CBMERJ nº 049, de 12.03.2012, o Subtenente BM Q10/81 VALDELEI DUARTE, RG CBMERJ nº 06.933, de acordo com o que preceitua o art. 123, inciso III, e art. 124, ambos da Lei Estadual nº 880,de 25.07.1985 (EBMERJ), § 2º do art. 31, do Decreto nº 3.767, de 04.12.1980 (RDCBMERJ), e inciso IV, letra “a”, do art. 13 do Decreto nº 2.155, de 13.10.1978, e o que consta no Processo nº E-27/0030/11161/2012. 

Boa tarde à todos, como podem ver na nota acima fui excluído do CBMERJ, junto com mais 13 BOMBEIROS, e quero deixar bem claro que não  estou arrependindo em nada do que fiz, quem me conhece e acompanha a minha trajetória de luta sabe que eu jamais ficaria de fora deste processo. Desde de 1989 já começava a me manifestar contra algumas situações erradas que comecei a observar no GMar, já desta data em diante os nossos serviços começavam a ficar estagnados, não se investiam mais em material humano e muito menos no operacional, e já começava a faltar quase tudo, não tínhamos mais se quer nadadeiras suficientes para efetuar os nossos socorros, a alimentação era pessimamente servida e precária, além de chegar muito tarde aos postos, e até hoje ainda existem reclamações quanto a este item que deve ser tratado com uma atenção especial. Em 1990 quando houve o concurso a coisa foi de mal a pior, jamais poderiam realizar o concurso daquela forma, 500 ALUNOS de uma única vez, ainda não tínhamos INTRUTORES  e MONITORES preparados para aquele números de ALUNOS, já aconteciam fraudes, peixadas, indicação (QI) e outras coisas a mais, fato é que " DOIS ALUNOS MORRERAM AFOGADOS ". Uma verdadeira vergonha e demonstração de incompetência, o número de INSTRUTORES era ínfimo, e eu já enxergava que poderia acontecer uma tragédia, e infelizmente foi ela foi consumada. Sempre alertava aos meus antigos ALUNOS DO CURSO DE APOIO que eu criei juntamente com o falecido SGT.BM PASSOS em 1989, eu na Barra de Guaratiba e ele na Barra da Tijuca, para que todos ficassem de olho nos demais ALUNOS, e tomassem conta dos outros ALUNOS, porque eles foram para aquele CSMar já com algumas experiências no SERVIÇO DE SALVAMENTO, é porque eles já como APOIO trabalharam voluntariamente conosco no verão anterior ao curso como GUARDA-VIDAS. E depois de 1990 somente houve outro concurso em 1997, outro erro gravíssimo ao SERVIÇO DE SALVAMENTO MARÍTIMO, fato este que o CMS (corpo marítimo de salvamento) da POLÍCIA CIVIL, entrou em extinção também por este erro de administração. 

Depois houve concursos em 1998,1999, 2000, 2001 e 2002, e não diferente os GUARDA-VIDAS se formavam e os seus destinos eram os mais adversos e não eram inerentes aos SERVIÇOS DE SALVAMENTO NO MAR, trazendo com isso a precariedade também ao serviço. Depois desses cursos somente em 2008 houve outro concurso, com várias denúncias também e de todas as formas, como não podia provar somente acompanhei o final deste CSMar, que foi o mais longo de todos, a última turma destes que eram 300, se formaram após 13 meses de curso. Também nos meados de 1990, instituíram a primeira gratificação que viria a dividir e desmotivar todo CBMERJ, as famosas " PECÚNIAS". Era a Lei da farinha pouca, meu pirão primeiro, não diferente como acontece agora neste Governo, com as famosas e tão sonhadas BRAVURAS e as gratificações. Meus companheiros estamos passando por uma das piores fases no CBMERJ, falo isso com propriedade, passei 31anos (trinta e um) aqui no CBMERJ, se pudesse contar tudo o que vi e vivi no CBMERJ, muitos de vocês não acreditariam ou iriam se indignar, mais quem sabe um dia eu venha narrar tudo isso em forma de livro ou autobiografia. Companheiros o ano de 2011 foi um ano que já entrou para história, em março de deste ano um grupo de GUARDA-VIDAS, e quero destacar que os da nova geração, começaram também a observar que o GMAr começava a declinar de uma forma ameaçadora ao serviço de salvamento, fato este que eles resolveram se reunirem e discutirem este assunto, e os primeiros eram somente 06(seis) GUARDA-VIDAS, e vou preservar os seus nomes para protegê-los das covardias que todos estão vendo acontecer, e estes sabendo da minha trajetórias no GMAr me convidaram a participar, e já em março realizamos as primeiras reuniões, logo em seguida um deles lançou o Blog SOS GUARDAVIDAS, que depois se tornou SOS BOMBEIROS, e no dia 17 de abril realizamos o primeiro ato na ZONA SUL, e começamos a denúnciar as nossas mazelas, inclusive apresentando a população os nossos contra cheques, e a grande maioria ficavam surpresos quando viam o valor tão baixo que recebemos pelo nobre serviço que realizamos, não quero dizer com isso que uma vida tem preço, e muito menos e da mesma forma, a nossa também não tem preço, mais o que o Governo nos paga, é irrisório para não dizer humilhante, porque os nossos serviços são valorosos e muito honrado, prova disso é demonstração de carinho e confiança que toda a população tem por nós BOMBEIROS. 

Quero que todos saibam que nós os 14 BOMBEIROS excluídos até o momento, digo isso porque infelizmente tem mais dois companheiros que ainda serão julgados pelo tribunal de justiça, estamos UNIDOS e não desistiremos de lutar e continuar lutando para que todos do CBMERJ alcance a valorização merecida, OFICIAIS E PRAÇAS, ATIVOS, INATIVOS, REFORMADOS E AS PENSIONISTAS, mais para que isso aconteça precisamos estar unidos, e continuar a respeitar os nossos superiores e chefes, mais não deixar de cobrar deles o mesmo, porque essa atitude tem que ser recíproca, para que todos nós avance cada vez mais nessa valorização e que chegue de igual para todos. Agora me dirijo aos companheiros de TODO O CBMERJ, principalmente os que acreditam na nossa luta e na nossa causa, é fato que estamos excluídos do CBMERJ, alguns de nós já estão sofrendo com este processo, e com toda a certeza nenhum de nós queria este final, mais como disse antes, é um processo, e hoje vejo isso como um escolhido de Deus para essa causa, estamos em oração e peçam também que orem por todos nós, como no significado real " ORAÇÃO " (orar e agir), e é o que todos nós devemos fazer, tenham fé e acreditem, nós vamos conquistar o que almejamos, e a vitória virá com toda certeza. 

Estamos também na fase final da fundação da nossa ASSOCIAÇÃO BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO, é importante neste momento que " TODOS " se filiem a essa ASSOCIAÇÃO, será através dela que ficaremos mais forte e unidos, não para confronto com ninguém, mais para todos os tipos de adversidades que possa a nos acontecer, e de imediato essa exclusão que veio acontecer conosco, se um grande números de BOMBEIROS, OFICIAIS E PRAÇAS, ATIVOS, INATIVOS, REFORMADOS E AS PENSIONISTAS se associarem a nova ASSOCIAÇÃO BOMBEIROS RJ. Essa já seria uma grande demonstração de união e ajuda para com nós os EXCLUÍDOS, porque será através da ASSOCIAÇÃO que receberemos suporte financeiro até reveter toda a situação e processo que estamos passando. 

Valdelei Duarte. 

Juntos Somos Fortes! 
 -------------------------------------------------------
 

Meu grande abraço ao SubTen Valdelei e aos demais Bombeiros que estão passando por este processo.  
O que não podemos esquecer,  é que os mesmos conseguiram com o movimento reivindicatório,  que o CBMERJ  fosse desvinculado da Secretaria de Saúde e voltasse a sua condição anterior.  Portanto, creio que todos os integrantes do CBMERJ (Ativos, Inativos e Pensionistas), devem à estes homens:  apoio e agradecimento!
.

Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

quinta-feira, 12 de abril de 2012

DEP.FED. MENDONÇA PRADO RECEBE VISITA DO CABO DACIOLO

Amigos,

Recebi da Assessoria de Imprensa do incansável Parlamentar MENDONÇA PRADO/DEM/SE, o artigo abaixo:

Mendonça Prado recebe visita do Cabo Daciolo





Na tarde desta quarta-feira (11), o deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE), recebeu em seu gabinete em Brasília o principal líder do movimento dos bombeiros do Rio de Janeiro, Cabo Benevenuto Daciolo. Na oportunidade, conversaram sobre o atual modelo de polícia e bombeiros do Brasil e as perspectivas para o futuro através da modernização dos sistemas.
Em 2011, o parlamentar atuou ativamente na melhoria do setor de segurança pública do país, através do seu mandato como presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados. Em várias oportunidades, Mendonça Prado, uniu os policiais e bombeiros militares no Congresso Nacional em prol da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) n.º 300/2008 que trata do piso nacional dessas categorias.

Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa



Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS