quarta-feira, 30 de junho de 2010

SAUDADES, MINHA “FLOR DE MARACUJÁ” !!!

Oi, minha Flor de Maracujá!

Ah! Ando espaçando minhas “escrivinhações” a você, até porque comecei a perceber, o quanto elas costumam interferir de modo não muito positivo, entre alguns de nossos familiares... A reação ao que escrevo, muitas vezes não é boa. Talvez alguns amigos achem o mesmo, porém por pudor, nada me relatam a cerca deste incomodo.

Mas se incomodo uns, também agrado outros tantos que sentem falta de nossa interação. Decerto, alguns deverão pensar: - Que interação, se ela somente escreve e não obtém respostas - e assim sendo - não existe um dialogo?

Ah… Essa interação, somente compreende quem tem a alma aberta para esse difícil cotidiano, entre mãe encarnada e filho desencarnado... Logicamente cito a minha condição, mas isto pode acontecer entre filhos encarnados e pais desencarnados, entre irmãos, amigos, enfim, uma gama de combinações que somente o amor e a saudade, sabem bem do que se trata.

Sabe minha Mimi, à uns dias ando com “você” à flor da pele... Te vejo, quando vou à frente da casa onde moramos hoje, que não me revela a gama de pássaros que na outra casa, eu via.    Nesse local em que estamos agora , a natureza é bela , plena ,   que    observada com calma e nos mínimos detalhes , consegue ser admiravelmente emocionante.

Aprendi com o tempo Minha Flor, observar com bastante calma tudo que se passa à minha volta… Quando olho qualquer vegetação, das mais floridas às mais áridas, consigo ver uma abundância de vida, de recomeço, de esperança, que jamais enquanto estive na Cidade grande, havia observado... Naturalmente não havia tempo para isso e tampouco meu coração estava aberto para estas coisas, afinal, eu era uma pessoa que estava completamente escondida dentro de mim: opção pessoal, pois ninguém nos impõe nada sem o nosso consentimento.

Passei anos sem escrever e sem poder falar sobre o amor, sobre carências, ou a cerca de lembranças - boas ou ruins – que todos nós temos.  Claro! Nem todos gostam de escrever, afinal existem mil formas de expressão. Porém Mimi, a minha maneira de falar sobre  esta devoção extrema chamada “amor”, ou sobre  a esperança ,  generosidade, fraternidade,    ou até mesmo quando é  preciso contestar,  com certeza só sei faze-lo com  a minha “escrita” .   Por certo,  - escrita pobre – , pois minha Gramática e Ortografia são básicas. Meu teor de redação algumas vezes, bastante intimista, “é brega”, como já me confessaram... Mas o que escrevo, minha Mimi, é o retrato do que sou. Consigo despir-me de qualquer artifício de vaidade. Sendo assim, jogo-me às palavras com um despudor, que cada dia mais, me fortalece.

Então   minha Flor  de  Maracujá , você nestes dias anda,    -  acerca de mim – , pois olho paisagens e vejo teu sorriso.   Coloco um perfume, e claro, ando colocando o “Calandre”, talvez como uma forma de sentir seu perfume em dias alegres!  Em manhãs em que você se arrumava para ir a Faculdade e entrava de mansinho em meu quarto para colocar o meu Calandre... Lógico: para economizar o seu perfume da mesma marca... Tempos maravilhosos ! Saudades boas…  Vontade infinita de te reencontrar.

À dois dias passei pela impressão que estava  você ,  sentada à beira de minha cama, pedindo-me para que eu a maquiasse pois andava com saudades de andar um pouco mais produzida. Então, enquanto eu a maquiava, você conversava comigo sobre problemas que estamos passando.   Sobre a minha falta de paciência com quem age ou pensa mais lentamente, e que isso,  era indicio de que eu precisava ser mais generosa com as pessoas diferentes de mim... Voce dizia: amar o inteligente é fácil mãe, amar o “lentinho” e compreendê-lo, é que vai fazer de você uma pessoa melhor...

Estou tentando Mimi, mas convenhamos, é difícil! Ter que passar a vida entendendo as pessoas, e durante uma boa parte do tempo não ser entendida, é uma sensação muito ruim. Esse exercício de generosidade, deveria ser para todos. Aff!

Durante o tempo em que eu  a maquiava, você me disse   : - Caramba, mãe, nem pense em me passar sombra azul! Não gosto de azul... Não gostava, né mãe? Então, não precisa nem passar esta cor nos meus olhos... Quero mesmo,  é um rímel!

Essa minha experiência em te maquiar, com você sentada a beira de minha cama esta semana, foi magnífica não só por senti-la junto a mim, mas por poder escutar coisas impregnadas do bom senso, que sempre norteou sua vida... Pena que abruptamente, nosso “chamego” terminou, pois seu pai acordou e fez barulho. Claro! Ele não tem a mínima culpa, afinal de nada sabia.

Durante todo esse dia, senti em meus dedos, o toque em seu rosto! Sobre o meu braço, ombro esquerdo, tórax , e debaixo de minha cabeça - amparando-me - a quentura de seus braços, e o seu hálito!

Sabe Mimi...  Posso colocar aqui algumas razões para este nosso  “encontro” , acontecido  entre  o sono  e  a  vigília...  Motivações Espirituais ou Psicológicas, porém, de uma coisa tenho absoluta certeza: minha memória olfativa, visual, enfim, minha memória sensorial em relação a você, continua intacta.

Minha vontade realmente é ficar por aqui  escrevendo, até poder te encontrar... Não posso. Não a reencontrarei por mais que crie um “Mosaico de Camila”, isto é:  colocar em palavras pedaços de você, até que, derrepente,  o que escrevo possa criar vida.  Isto não acontecerá, eu bem sei.

Longe dos meus devaneios, tenho a certeza que nosso reencontro perfeito , será no momento em que o Pai, assim designar.   Mas por enquanto, vou correndo por vezes como louca (em completa demência) , buscando  lembranças que possam compor  este   “Mosaico de Camila”, para que dando asas a minha insanidade, ele  – O Mosaico – ,  um dia mexa-se, sorria,  e me abrace!

Estou louca. Estou sozinha...

Mas, peço ao Pai que me beneficie, com tantos reencontros  forem possíveis,  como o que aconteceu  enquanto eu a maquiava.

Meu amor por você e por seu irmão, é incondicional. Gustavo, posso sentir em meus braços, mesmo que em poucas ocasiões... Mas você, preciso da permissão Divina para que isso aconteça...

Senhor meu Pai, não me esqueça!

Saudades, minha Flor de Maracujá!

.

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

terça-feira, 29 de junho de 2010

“GOL DE PLACA” DO CMT GERAL DA PMERJ – CEL. PM MÁRIO SÉRGIO

 Amigos:

Gostaria de poder escrever alguma coisa sobre o Comandante Geral da PMERJ -  Cel. Mário Sérgio de Brito Duarte –  e sua pronta e imediata intervenção,  em favor de todos os Policiais Militares diante do aumento salarial em que, somente os Delegados de Polícia Civil ,  seriam alcançados.   

Porém ,   diante   do   artigo   do   Ten. Cel. Wanderby Medeiros , postado em seu Blog, WANDERBY , http://www.wanderbymedeiros.blogspot.com/ , qualquer coisa que eu escrevesse aqui, ficaria pobre…

Então abaixo, o artigo do Ten.Cel. Wanderby Medeiros

.

29/06/10

Gol de placa

Não falo do percentual de reajuste salarial e nem tampouco do prazo em que será concedido a todos os militares (oficiais e praças) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, bem como aos funcionários públicos da Polícia Civil (exceto delegados) e aos Inspetores de Segurança Penitenciária; em todos os casos, em patamares ainda menos favoráveis do que os que foram "gentil", célere e abruptamente outorgados, sob a trágica chancela de "importância estratégica" (e eu que pensava que a aplicação do conceito de estratégia em matéria de investigação criminal era quase uma sentença de impunidade), aos mais de mil delegados de polícia do RJ.
Não falo da redução de discrepância entre topos e bases das Corporações Policiais Militar e Civil, pois ela continuará a ser elevada, embora em patamares expressivamente menores do que o seriam se persistisse o intento anterior, muito mais discriminatório.
Também não falo dos soldos finalmente alcançados em janeiro de 2015, certamente e em muitos casos, ainda inferiores ao salário mínimo brasileiro.
Destaco o marco simbólico do ato, que, ouso dizer, assume configuração mais importante do que percentual e prazo propriamente ditos.
No momento em que muitos, inclusive aquele que ora escreve, estavam totalmente céticos quanto à possibilidade de reação (a gente se acostuma), ela veio.
Graças à iniciativa de um Coronel da PM do RJ - e falo do Cmt Geral, sem aspas -, interesses de dezenas de milhares de policiais (militares e civis), bombeiros e inspetores do DESIPE foram não apenas observados, mas, de uma forma ou de outra e ainda que em menor grau, contemplados.
No momento em que delegados de polícia deram mais uma demonstração clara e inequívoca de preocupação exclusiva com seus próprios (e, convenhamos, nem tão legítimos assim) interesses, deixando de lado até mesmo as muitas e justas agruras dos demais funcionários públicos de sua própria instituição e provocando (sabe-se lá com que armas) uma das atitudes talvez mais desastradas do atual governo, não faltou dignidade e coragem a um Coronel ocupante do cargo máximo na PM (do RJ) para lutar pela redução de tamanha injustiça...
E ele conseguiu!
Sei que o placar ainda nos é bastante desfavorável, mas o Cmt Geral da PM fez sim um gol de placa. Que não seja o de honra...

Postado por Wanderby às 08:10

---------------------------------------------------------------------------------

Parabéns ao Cel.PM  Mario Sérgio de Brito Duarte, Cmt Geral da PMERJ, que  soube usar de seu livre arbítrio, e mostrar que afinal, é o Comandante de uma Bi-Centenária Corporação!

Ah! Creio que os Policiais Militares, Bombeiros Militares, Policiais Civis  e os Inspetores de Segurança Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro, devem,  ao pensar em seu aumento salarial recem conquistado,  enviar vibrações bem positivas ao Cel Cmt Geral da PMERJ, MARIO SÉRGIO DE BRITO DUARTE!

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

terça-feira, 15 de junho de 2010

SALVE, SALVE, LIBERDADE !!!

Amigos:

Hoje tive uma sensação de liberdade, que há muito tempo não experimentava…

Somos escravos de tantas convenções, de tantas formalidades, e o pior de tudo: ainda por cima, somos tiranizados por nossa consciência crítica, que adora nos “cutucar”, fazendo-nos reféns de atitudes politicamente corretas, que na verdade não temos nem mais paciência de ter que tomar…

Copa do Mundo… Por mais que o indivíduo não goste de futebol, a tal consciência crítica o faz ficar  à  frente   da    televisão ,     visivelmente nervoso, marejar os   olhos ao   escutar o  Hino Nacional Brasileiro (que nunca é cantado pelos jogadores) , ficar com a pressão arterial nas alturas, não trabalhar , não fazer “nada”  horas antes das partidas,  e depois…   É uma catarse.   Aff!

SOU  LIVRE  !!!

Hoje ao acordar , até que tentei seguir o ritual de almoçar mais cedo, para juntamente com Geraldo,  assistir a partida de estréia do Brasil.  Bem… Ele está assistindo partidas atrás de partidas, desde que a Shakira rebolou lindamente a música tema da Copa…

Claro que estou a uns dois dias falando a mesma coisa: que o Brasil merecia ficar umas três Copas sem se classificar (já soube que não dá, a próxima é aqui), para que o país pudesse produzir… Não consigo entender uma nação com tantos problemas, e seu povo sendo “engolido” por     este   “poder mágico”    que    há  no  futebol. O povo é injetado  (com doses maciças) durante o ano inteiro, pelo tal “Esporte Bretão”.  Existe jogo de futebol todos os dias, horários e não satisfeitos, ainda comentam os lances da infeliz “peleja”, trocentas vezes como se o  “impedimento” da   partida    em    questão,   pudesse ser revertido.   Aff!

Ninguém aguenta entrar em  fila para matricular filho na escola, mas para comprar ingresso para o Jogo, milhares de marmanjos, sol à pino, estão frente as bilheterias…  Não há dinheiro para comprar pão, arroz, feijão (muita gente recebendo cesta básica), mas dinheiro para este ÓPIO do povo há.  E lá está o  “carente da cesta básica” ,   que deveria estar caçando um trabalho,  frente a bilheteria para comprar o ingresso do jogo que normalmente não é barato.

Ai,ai,ai… Vocês vão dizer que hoje estou POSSUÍDA!    Hoje não: penso sempre assim…

Hoje, meu amores, estou me sentindo liberta…

Já cheguei ao quarto para acomodar-me afim de ver o jogo, quando o Hino Nacional já havia sido cantado.  Geraldo, inclusive, falou que um Jogador Norte-Coreano chorou ao cantar seu Hino… Muito bonito,  se na realidade a Coréia do Norte fosse um país livre…  Sabemos bem,  que o Ditador da Coréia do Norte é capaz de mandar cortar os “bagos” dos jogadores, caso eles não façam um papel pelo menos, louvável.  Prefiro até acreditar que o Jogador  em questão, chorava por patriotismo, e que nada em sua vida pudesse ser alvo da fúria de seu Ditador …

Mas, como dizia, já cheguei com a partida começada e houve um chute de um rapaz de cabelos encaracolados, do Brasil, que pensei: nossa estão com vontade…  Logo depois, o tal “menino de ouro”, Robinho, que discrimina crianças portadoras de deficiência quando as mesmas são atendidas em algum Centro de Tratamento em que os Patronos sejam Espíritas, (pois em seu raciocínio limitadinho, só crianças portadoras de deficiencia que são Evangélicas podem tocá-lo), Aff!, dá um chute que cobre a trave. Acho que cobriu, sei lá…

Normal, se o tal “Menino de Ouro”, Robinho, não começasse a fazer “caras e bocas”…  Ai, meu fígado não aguenta mais estas babaquices!  Como estamos com muito frio aqui na Serra, entrei debaixo dos três cobertores, ajeitei o travesseiro, virei para o lado, e… DORMI !!!

CHRISTINA, CORRENDO PARA O ABRAÇO, GALERA!!!!

Nossa!  Que coisa boa acordar e nem mais ouvir o Galvão Bueno…  Ele até já havia saído do ar! Deus é bom!

Naturalmente fiquei sabendo do placar por Geraldo, que ainda por cima reclamou que não pode gritar, para não me acordar… Que fôfo, não?

Ah… Desculpa, meu amorrrrrrrr !

Ele que levante as mãos para o céu, pois eu bem que poderia ficar acordada, passar frente a TV nas horas tidas por ele como cruciais, ou fazer como fazia todos os anos: falar todos aqueles palavrões   que de uma maneira incontrolável, saiam de minha boca quando eu ainda era uma intusiasta fã de Copa do Mundo… Meu filho Gustavo, deve se lembrar disso!

Desta vez pude dormir, pois ficamos em casa, uma vez que Geraldo está muito gripado.  Havíamos sido convidados para assistir o Jogo na casa do Carlinhos, junto com os amigos, onde o almoço ia ser uma leitoa… 

Não sei se Domingo, poderei repetir este meu “RITUAL DE LIBERDADE”, pois sou “cara de pau”, mas nem tanto, para pedir ao Carlinhos, ou ao Romeu ou Maria Rita, um cantinho com uns cobertores…

.

VIVA A LIBERDADE !!!

.

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CONSERVATÓRIA/RJ - “IV ENCONTRO HOLISTICO”

 

Amigos:

Recebi da Sra. RHAHMITHA JORDÃO, Coordenadora do IV Encontro Holístico de Conservatória, a seguinte programação do Evento em pauta, que sempre prima  pela excelência  dos assuntos apresentados.

. 

IV Encontro Holístico de Conservatória

Consciência e Integração Ecológica Humana pela diversidade e sustentabilidade planetária

Dias 25, 26 e 27 de Junho 2010

Conservatória F. C.

 

ENTRADA FRANCA

PALESTRAS, VIVÊNCIAS, CONSULTAS:

TARÔ, BARALHO CIGANO, MASSAGENS, REIKI.

FEIRA DE ARTESANATO & ESOTÉRICA

PROGRAMAÇÃO 25/06/2010

18:00h – 19:50h – Yoga com a Professora Dilurdes – Barra do Piraí – RJ

19:00h – 20:00h – Abertura - Cerimônia de Abertura com Ativação da Energia Espiritual de Conservatória.

· Hino Nacional: Professora Vilma e alunos do Profº Célio

· Apresentação dos Jovens Seresteiros de Conservatória – Profas: Marluce Magno e Elenice Lessa.

20:00h – 21:00h – Professor André Leôncio “O Mapa astrológico do Brasil e a Missão Espiritual desta Nação”.

21:00h – 22:00h – Celebrando a Vida – Meditação Brasileira.

PROGRAMAÇÃO 26/06/2010

09:00h – 10:00h – Atividade Corporal – Meditação - Yoga com Virgínia do Nascimento leite - Professora de Yoga – RJ

10:00h – 11:00h Leis Cósmicas e Naturais e a Sobrevivência do Planeta Terezinha Ramos e Wilson Lopes – Parapsicólogos - Volta Redonda - RJ

11:00h – 12:00h – A Sinfonia da Natureza Ritual Xamânico - Sophye Baginski (MRR) – Numeróloga, Eng. de Segurança - Brasília, DF.

12:00h – 13:00h – Direitos Humanos e as Novas Relações – Direito Homoafetivo – Dra. Evelyn Medeiros Gonçalves - RJ

13:00h as 14:00h– Ecologia Humana e Espiritualidade - Rhahmita Jordão

14:00h – 15:30h – Extras Terrestres: Mito ou Verdade? – Debate conduzido pela pesquisadora em UFOs Katia Leoni Slatki, Rhahmita Jordão e participantes do IV Encontro Holístico de Conservatória.

15:30h - 17:00h – "A doutrina do coração conforme a sua revelação original na Bhagavad Gita" Professor Rubens Turci – Doutor em Filosofia Bhagavad Gita - RJ

17:00h – 18:15 – A Biodanza Harmonizando a Ecologia Humana – Luisa S. A Rodrigues – Facilitadora Biodanza – Volta Redonda - RJ.

18:20h – 19:00h –Meditação e Espiritualidade – Uma Prática para a Modernidade – Rhahmita Jordão

19:00h – 20:00h – Deus Faz Diferença: A Ciência Comprovando o Valor do Sagrado – Dr. Mario Sergio F da Rocha – Psicólogo, Pedagogo e Escritor, Barra do Piraí - RJ

20:00h – 21:00h - Momento Musical: Banda de Conservatória - Seresteiros de Conservatória - Solo de Violão – Alunos do Seresteiro Célio de Conservatória.

* - Participação Especial dos Seresteiros de Conservatória

21:00h – Nataraj Meditation

22:30 – Encerramento: Acendendo a Chama do Amor, Celebrando a vida.

PROGRAMAÇÃO 27/06/2010

09:00h – 10:00 – Yoga na Praça - Aula com a Professora Virgínia Nascimento – Jacarepaguá – Conservatória - RJ

10:00h – 11:30h - Celebrando o Ser: Danças Circulares – Profª Aiyana

11:30h – 12:30h - Ecologia Humana e Espiritualidade Rhahmita Jordão

12:30 – Apresentação de Capoeira - Grupo de Capoeira Maré Alta – Mestre Sandro, Instrutores: Jarbas e Zezinho – Conservatória - Valença RJ

13:00 – Encerramento – Vamos Construir a paz

Promoção: Lj. Rhah●Lux Tel: 2438-1414 Cel: 21 - 93041195

Coordenação: Rhahmita Jordão CRF/1: 5821G/RJ - CRT n° 32414

Apoio: Sub-Prefeitura e Sub-Secretaria de Cultura e Turismo de Conservatória e Secretaria de Cultura e Turismo de Valença.

DISPONIBILIZAREMOS AO PÚBLICO:

· Florais da luz e Água energizada de Rhah.Lux (água potencializada com cristais produzidos por Rhahmita).

· * Horário oficial para Inicio da Programação: 19:00h do Dia 25/06/2010

· 9:00h – Sábado e Domingo (26 e 27/06/2010).

Programação sujeita a mudança

--------------------------------------------------------------------

Então, diante desta programação já sabemos que certamente, este Encontro Holístico será um sucesso!

Estamos esperando por voces, com muita PAZ!!!

 

Abraço fraterno,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

ESTRANHO… CRIMINOSO DE ALTA PERICULOSIDADE, AGORA É OBJETO DE ESTUDO!

 

Amigos:

Antigamente ,  eu guardava uma pequena preocupação com minha integridade intelectual. Costumeiramente muito observadora e focada ,   estas características  na maioria das vezes,  chegavam  a me intrigar .  Não distinguia  ao certo,  se isso era a minha maneira de ser, ou uma paranóia.   Paranóica…  Acho que sou!

Claro! Caso não fosse paranóica , eu , Christina,  poderia achar a coisa mais normal do mundo, o Jornal O Globo Online, durante dias seguidos,  postar matéria bastante “edificante” sobre a infância de um  TRAFICANTE INTERNACIONAL, MARGINAL e  SANGUINÁRIO, conhecido pela alcunha de “Fernandinho da Beira Mar”.  

Por esssas e outras, que  começo ter a certeza que não bato bem da bola… Ou que  meus códigos de conduta, descência e ética são de um outro mundo.   Sim!!!   São códigos  de uma  designação  ,  bem diferente ,   do mundinho  daqueles   Srs.  editores  dessa “ODE” ao traficante internacional, Fernandinho da Beira Mar!

Mar… Mar de Sangue, misturado a pó de Cocaína, Armamento Pesado,Corrupção Ativa e Passiva,  lama… 

Muita lama! 

Lama que perpassa  exatamente  por aqueles que querem tornar este SANGUINÁRIO, então – pobre menino - somente  em “garoto problema”, que  talvez  por seu Q.I. “altíssimo” , migrou para  o “outro lado” !   Como se  essa expressão   - outro lado -  fosse somente um: atravessar de rua!

.

AlÔOO!   PAREM O TELEFÉRICO DA “COMUNIDADE”, QUE EU QUERO DESCER!!!!

.

Quer saber?  Isto está uma indecência… 

Na ânsia incontida  de visibilidade para este jornal  (o massacre Global, para eles é pouco?), os editores do Globo Online, numa preguiça monumental , pois não encontraram  nenhum grande ídolo    nacional de    imagem positiva  ,  resolveram criar  agora   ,   aquele   que   é no   - “Momento O Globo” -   uma grande   “incógnita”…   Aff!

Num fio muito tênue entre  ser (assim, eles pensam) -  um  facínora   ou   ser um   hiperativo, bipolar ou similar –  o Jornal faz nascer  praticamente , um  Cordel do “Menino que estudou, estudou, estudou e…  matou, matou, matou!

Aff!

Se o Teleférico parar,  ainda corro o risco de  descer no Complexo do Alemão…  Quem será o Ídolo Global de  lá ?    O da Vila Cruzeiro  (faz parte do Complexo?),  já sabemos de cor e salteado…

Bem, isso parece ser meu problema de foro íntimo…   Afinal , quem mandou euzinha,  viver praticamente 58 anos?

Plim! Plim!

P.S.: Perdoem   os possíveis     erros ortográficos e gramaticais. Estou tão irritada que mal consigo  fazer a revisão do texto.  Ah!  No Globo Online , eles também erram muito…

.

Abraços fraternos,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS