sábado, 18 de outubro de 2008

" ESCALA GLASCOW "...


Minha Flor de Maracujá!
..
Desde ontem à noite até hoje acho que você já pode perceber o quanto estou triste, nervosa e orando por duas moças que não conheci, mas que se tornaram íntimas da maioria dos brasileiros durante a semana: Eloá Cristina e Nayara.
.
Veja só meu amor... 15 anos tem Eloá! Sua amiga Nayara também, e elas me fizeram lembrar você. Jovens e lindas !
.
Enquanto muitos criticam a família da menina Eloá Cristina por deixá-la namorar aos 12 anos, relembro você falando ao seu pai que um rapaz queria namorá-la e perguntando se ele deixaria você namorar o menino.
.
Geraldo indagou a você se queria muito o tal namoro, e sua resposta foi positiva. Então, conversando eu e seu pai , resolvemos que se o menino viesse falar com ele e aceitasse nossas regras para o namoro: tudo bem, poderiam namorar.
.
E assim aconteceu! Tiago veio até seu pai, e colocamos para ele que o namoro seria “monitorado”! Ele tinha 17 anos! E assim vocês namoraram, acredito que por um ano.
.
Era interessante Mimi quando ele se dirigia à mim para pedir para você ir à uma “discoteca” com ele... Tiago já vinha com semblante derrotado, mas não deixava nunca de pedir! Eu sempre respondia:
.
- Tiago : pode pedir aquilo que vou te negar...
.
E não é que ele pedia? Rapaz de "opinião"!
.
Um dia resolveu me perguntar quando poderia sair com você (nem ao cinema vocês iam sem um de nós), e eu respondi:
.
- Tiago: com doze anos ela não vai. Com treze anos estarei pensando na possibilidade. Com quatorze anos acho muito estranho, afinal ela ainda não fez quinze... Então com quinze anos se vocês ainda estiverem namorando, dou a minha palavra que vocês vão sozinhos à uma discoteca!
.
Esse rapaz nunca me respondeu mal, nunca desobedeceu minhas regras e vocês namoraram o tempo que achavam que deviam. Um namoro bonito, com cenas marcantes em sua vida, como a que ele entrou em sua sala de aula de Ballet em seu aniversário, com um buquê de rosas e emocionou a todos. As pétalas das rosas que foram guardadas por você Mimi, estão como deixou: em sua caixa de recordações.
.
Quando vi Nayara, amiga de Eloá, com a determinação e a impulsividade que só algumas pessoas especiais têm, também lembrei-me de você. A única diferença era que talvez eu tivesse um tempo maior para estar junto à você, e colocar o NÃO, quando preciso.
.
Muitos criticam as pais de Nayara por haverem consentido ela ir falar com o seqüestrador. Creio que talvez o fato dos pais da menina serem separados e não terem contato entre si, fez com que ela agisse por conta própria não parando na escada como o combinado. Muitas vezes - quem sabe? - teve que agir de acordo com seus impulsos...
.
A vida está difícil: as mães trabalham longe chegando tarde, e na maioria das ocasiões os filhos aprendem a tomar atitudes, antes da hora. Principalmente quando só tem contato com um dos pais, e esse era o caso de Nayara: ela não via seu pai à um ano e meio!
.
Tenho na memória meu amor, sua amiga que vou omitir o nome que vivia tentando suicídio e ligava aqui para casa pedindo socorro... Na primeira vez corremos todos (até Gustavo). Foi chamada a Ambulância do CBMERJ, acompanhamos o caso até ela poder voltar para a casa.
Conversamos com sua amiga e você estava o tempo todo ali, segurando a mão da mesma que havia tomado um coquetel de remédios.
.
E a mãe de sua amiga? Estava viajando e quando chegou, sequer nos telefonou. Eu é que liguei para dar conhecimento a ela do acontecido. Essa senhora Mimi, não mencionou um agradecimento...
.
Claro que a menina só queria chamar atenção por ser tão só, e eu notei que você estava ficando nervosa com o descontrole da amiga. Assim, entrei na história falando à você e à ela:
.
- se acontecer de novo eu só chamo a Ambulância. Não conte conosco!
.
E você Camila ficou proibida de atender ligações de sua amiga durante a semana: afinal precisava estudar... Fui de alguma maneira te distanciando dela.
.
A menina voltou a ligar dizendo que tinha tomado remédios para morrer e fincamos pé (para seu desespero): chamamos a AMBULÂNCIA , telefonamos para uma madrinha dela e não comparecemos ao local.
.
Fui dura? Fui! Mas não podia deixar que a carência afetiva de sua amiga, que já estava doente pelo distanciamento voluntário dos pais, adoecesse você também! A mãe dela não estava nem aí... Havia sempre alguém para socorrer a filha! Quando esta mãe aparecia, cobria a menina de roupas novas não tendo o mínimo de gentileza com quem havia socorrido sua filha... Meses depois você concordaria comigo plenamente, pois já tinha absoluta certeza que sua amizade pela amiga foi “usada”... Pude interferir e não me arrependo.
.
Quando resolvi parar de trabalhar, pois não estava vendo os filhos crescerem, paguei um preço consciente, pela minha decisão. Mas em compensação tenho absoluta certeza que foi a melhor coisa que aconteceu: pude acompanhar seus dezenove anos totalmente.
.
É claro que não estou criticando as mães que trabalham fora, sei é uma necessidade. Mas eu particularmente, senti devia parar.
Talvez fosse Deus avisando: aproveite ao máximo o tempo, pois vou só te emprestar Camila!
.
Ah... Minha Flor de Maracujá! Hoje eu e seu pai choramos ao ver os médicos falando em “ESCALA DE GLASCOW”, que mede o estado do coma de um paciente. Eloá Cristina está em grau 3... Sabemos o que é isso!
.
As lembranças do final de sua internação vieram, e ficamos muito abalados quando eles já começam a dizer que tiraram a sedação de Eloá Cristina para colocar em prática o “Protocolo”... Isto é: acredito que Eloá já está com provável diagnóstico de morte cerebral, e os médicos estão usando o tal PROTOCOLO que infelizmente já conheço: repetir exames que concluem “sem atividade isoelétrica”. Sem atividade cerebral!
É preciso repetir algumas vezes para constatação legal.
.
Meu Deus! É tão difícil Mimi!
.
Que os pais de Eloá Cristina possam estar falando a ela somente palavras de carinho, esperança e dizendo da felicidade de tê-la como filha. Que possam controlar-se diante do quadro Mimi, pois sabemos que de alguma forma essa energia é preciso para que Eloá Cristina consiga junto aos Protetores Espirituais e à vontade de nosso Pai, ultrapassar ou não, com tranqüilidade esse fio tênue que a liga à vida terrena.
.
Mimi... O Fio de Prata de Eloá Cristina está a ponto de fazer o desligamento, mas quem pode decidir se isso vai realmente acontecer é somente nosso Pai Maior. Sei que Ele está acarinhando essa menina, como a acarinhou Mimi, em seus momentos derradeiros. Por alguma razão, nosso Pai decidiu levá-la... Quem sabe não tem outros planos para Eloá Cristina?
.
Nayara passou por uma cirurgia e está bem. Que Deus continue dando força a esta menina guerreira!
.
Sabe minha Flor, não queria ficar tão triste, mas sabe como é: a dor dos pais é infinita, e não tem fronteiras.
.
Espero meu amor, poder escrever falando a você coisas amenas, engraçadas... No momento não posso fazer isso.
No seu quarto desde ontem tenho orado pelas duas meninas, suas famílias e pela família do rapaz que cometeu este ato insano.
.
Você entende, meu amor... Ainda não consigo orar pelo rapaz: estou muito longe de ser uma pessoa que pratica o verdadeiro perdão. Prefiro não ser hipócrita... Não possuo ainda a tal “grandeza de espírito”. Quem sabe um dia?
.
Saudades meu amor, e lembranças difíceis desde ontem.
Sei que com ajuda de Deus e de Espíritos Protetores, vamos melhorar!
.
Um beijo e algumas lágrimas que não te atingirão: SÃO SOMENTE DE SAUDADES!
.
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Nenhum comentário: