domingo, 19 de outubro de 2008

"SE O GABEIRA GANHAR..." POR MARTHA MEDEIROS

Amigos:

Passeando pela Blogsfera, encontrei este texto da escritora Martha Medeiros, publicado no Jornal Zero Hora de Porto Alegre, mostrando com isso ser uma cidadã altamente antenada com os problemas nacionais.
Não é a primeira vez que transcrevo um artigo desta escritora excepcional!
Abaixo o texto:

.
“'Sempre fomos amigos, ele é uma pessoa capaz e não pretendo vencer a qualquer preço."O autor dessa frase é Fernando Gabeira, avisando que não engrossará o tom da campanha para enfrentar Eduardo Paes no segundo turno pela prefeitura do Rio.
.
Infelizmente, algumas mulheres e homens íntegros costumam dar férias para sua integridade durante campanhas eleitorais. Nessa hora, todo mundo vira leão e quer devorar o outro. Imagine um candidato admitir, antes do resultado final, que o adversário é um homem capaz. Por essas e outras é que a grande novidade desta eleição foi a votação expressiva de Gabeira, a despeito de todos os preconceitos que poderiam barrar a alavancagem de sua candidatura. Isso, por si só, já é uma vitória do Brasil – não só do Rio de Janeiro.
.
Se Gabeira ganhar, será a prova de que o brasileiro está votando de forma mais consciente e que cansou de ficar se lamentando em balcão de bar, repetindo a ladainha de que político é tudo igual.
.
Se Gabeira ganhar, saberemos que existe uma parcela da população que não tem medo de quem possui uma mentalidade aberta e que está apostando em novos horizontes, em quem tem experiência não só política, mas de vida.
.
Se Gabeira ganhar, finalmente teremos em um cargo público um homem que conversa com o eleitor feito gente grande, dizendo exatamente o que pensa, em vez de apelar para discursos fleumáticos e repetitivos, entulhado de jargões.
Se Gabeira ganhar, vai ser a recompensa merecida por ele ter peitado Severino Cavalcanti, dando nele um cala-boca que todos nós gostaríamos de ter dado na ocasião do 'mensalinho'.
.
Se Gabeira ganhar, não será apenas o deputado federal que assumirá o cargo, mas também o escritor e jornalista que tantas vezes defendeu as liberdades individuais, os direitos humanos, as formas alternativas de viver em sociedade e que possui uma consciência ecológica que vem de muito antes disso virar moda.
.
Muitos políticos – inclusive Fogaça e Maria do Rosário, que disputarão o segundo turno aqui em Porto Alegre – já eliminaram a pose de super-heróis e a prosa característica dos “profissionais” do ramo, aqueles que dizem apenas o que o eleitor quer ouvir, sem compromisso com a viabilidade do que está sendo dito.
.
Mas Fernando Gabeira, pela projeção nacional que tem e pela cidade problemática que pretende governar, é o fato eleitoral de 2008. É interesse de todos que o Rio resolva suas dificuldades, e que a política brasileira espane a caretice e ganhe um perfil mais corajoso e cosmopolita. Se ele será um bom prefeito, caso vença? Não tenho bola de cristal. Mas ter superado a desconfiança diante da sua biografia incomum já é motivo para comemorarmos."
(
Jornal Zero Hora - Porto Alegre - RS - 08/10/08).

.
Um abraço,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

sábado, 18 de outubro de 2008

" ESCALA GLASCOW "...


Minha Flor de Maracujá!
..
Desde ontem à noite até hoje acho que você já pode perceber o quanto estou triste, nervosa e orando por duas moças que não conheci, mas que se tornaram íntimas da maioria dos brasileiros durante a semana: Eloá Cristina e Nayara.
.
Veja só meu amor... 15 anos tem Eloá! Sua amiga Nayara também, e elas me fizeram lembrar você. Jovens e lindas !
.
Enquanto muitos criticam a família da menina Eloá Cristina por deixá-la namorar aos 12 anos, relembro você falando ao seu pai que um rapaz queria namorá-la e perguntando se ele deixaria você namorar o menino.
.
Geraldo indagou a você se queria muito o tal namoro, e sua resposta foi positiva. Então, conversando eu e seu pai , resolvemos que se o menino viesse falar com ele e aceitasse nossas regras para o namoro: tudo bem, poderiam namorar.
.
E assim aconteceu! Tiago veio até seu pai, e colocamos para ele que o namoro seria “monitorado”! Ele tinha 17 anos! E assim vocês namoraram, acredito que por um ano.
.
Era interessante Mimi quando ele se dirigia à mim para pedir para você ir à uma “discoteca” com ele... Tiago já vinha com semblante derrotado, mas não deixava nunca de pedir! Eu sempre respondia:
.
- Tiago : pode pedir aquilo que vou te negar...
.
E não é que ele pedia? Rapaz de "opinião"!
.
Um dia resolveu me perguntar quando poderia sair com você (nem ao cinema vocês iam sem um de nós), e eu respondi:
.
- Tiago: com doze anos ela não vai. Com treze anos estarei pensando na possibilidade. Com quatorze anos acho muito estranho, afinal ela ainda não fez quinze... Então com quinze anos se vocês ainda estiverem namorando, dou a minha palavra que vocês vão sozinhos à uma discoteca!
.
Esse rapaz nunca me respondeu mal, nunca desobedeceu minhas regras e vocês namoraram o tempo que achavam que deviam. Um namoro bonito, com cenas marcantes em sua vida, como a que ele entrou em sua sala de aula de Ballet em seu aniversário, com um buquê de rosas e emocionou a todos. As pétalas das rosas que foram guardadas por você Mimi, estão como deixou: em sua caixa de recordações.
.
Quando vi Nayara, amiga de Eloá, com a determinação e a impulsividade que só algumas pessoas especiais têm, também lembrei-me de você. A única diferença era que talvez eu tivesse um tempo maior para estar junto à você, e colocar o NÃO, quando preciso.
.
Muitos criticam as pais de Nayara por haverem consentido ela ir falar com o seqüestrador. Creio que talvez o fato dos pais da menina serem separados e não terem contato entre si, fez com que ela agisse por conta própria não parando na escada como o combinado. Muitas vezes - quem sabe? - teve que agir de acordo com seus impulsos...
.
A vida está difícil: as mães trabalham longe chegando tarde, e na maioria das ocasiões os filhos aprendem a tomar atitudes, antes da hora. Principalmente quando só tem contato com um dos pais, e esse era o caso de Nayara: ela não via seu pai à um ano e meio!
.
Tenho na memória meu amor, sua amiga que vou omitir o nome que vivia tentando suicídio e ligava aqui para casa pedindo socorro... Na primeira vez corremos todos (até Gustavo). Foi chamada a Ambulância do CBMERJ, acompanhamos o caso até ela poder voltar para a casa.
Conversamos com sua amiga e você estava o tempo todo ali, segurando a mão da mesma que havia tomado um coquetel de remédios.
.
E a mãe de sua amiga? Estava viajando e quando chegou, sequer nos telefonou. Eu é que liguei para dar conhecimento a ela do acontecido. Essa senhora Mimi, não mencionou um agradecimento...
.
Claro que a menina só queria chamar atenção por ser tão só, e eu notei que você estava ficando nervosa com o descontrole da amiga. Assim, entrei na história falando à você e à ela:
.
- se acontecer de novo eu só chamo a Ambulância. Não conte conosco!
.
E você Camila ficou proibida de atender ligações de sua amiga durante a semana: afinal precisava estudar... Fui de alguma maneira te distanciando dela.
.
A menina voltou a ligar dizendo que tinha tomado remédios para morrer e fincamos pé (para seu desespero): chamamos a AMBULÂNCIA , telefonamos para uma madrinha dela e não comparecemos ao local.
.
Fui dura? Fui! Mas não podia deixar que a carência afetiva de sua amiga, que já estava doente pelo distanciamento voluntário dos pais, adoecesse você também! A mãe dela não estava nem aí... Havia sempre alguém para socorrer a filha! Quando esta mãe aparecia, cobria a menina de roupas novas não tendo o mínimo de gentileza com quem havia socorrido sua filha... Meses depois você concordaria comigo plenamente, pois já tinha absoluta certeza que sua amizade pela amiga foi “usada”... Pude interferir e não me arrependo.
.
Quando resolvi parar de trabalhar, pois não estava vendo os filhos crescerem, paguei um preço consciente, pela minha decisão. Mas em compensação tenho absoluta certeza que foi a melhor coisa que aconteceu: pude acompanhar seus dezenove anos totalmente.
.
É claro que não estou criticando as mães que trabalham fora, sei é uma necessidade. Mas eu particularmente, senti devia parar.
Talvez fosse Deus avisando: aproveite ao máximo o tempo, pois vou só te emprestar Camila!
.
Ah... Minha Flor de Maracujá! Hoje eu e seu pai choramos ao ver os médicos falando em “ESCALA DE GLASCOW”, que mede o estado do coma de um paciente. Eloá Cristina está em grau 3... Sabemos o que é isso!
.
As lembranças do final de sua internação vieram, e ficamos muito abalados quando eles já começam a dizer que tiraram a sedação de Eloá Cristina para colocar em prática o “Protocolo”... Isto é: acredito que Eloá já está com provável diagnóstico de morte cerebral, e os médicos estão usando o tal PROTOCOLO que infelizmente já conheço: repetir exames que concluem “sem atividade isoelétrica”. Sem atividade cerebral!
É preciso repetir algumas vezes para constatação legal.
.
Meu Deus! É tão difícil Mimi!
.
Que os pais de Eloá Cristina possam estar falando a ela somente palavras de carinho, esperança e dizendo da felicidade de tê-la como filha. Que possam controlar-se diante do quadro Mimi, pois sabemos que de alguma forma essa energia é preciso para que Eloá Cristina consiga junto aos Protetores Espirituais e à vontade de nosso Pai, ultrapassar ou não, com tranqüilidade esse fio tênue que a liga à vida terrena.
.
Mimi... O Fio de Prata de Eloá Cristina está a ponto de fazer o desligamento, mas quem pode decidir se isso vai realmente acontecer é somente nosso Pai Maior. Sei que Ele está acarinhando essa menina, como a acarinhou Mimi, em seus momentos derradeiros. Por alguma razão, nosso Pai decidiu levá-la... Quem sabe não tem outros planos para Eloá Cristina?
.
Nayara passou por uma cirurgia e está bem. Que Deus continue dando força a esta menina guerreira!
.
Sabe minha Flor, não queria ficar tão triste, mas sabe como é: a dor dos pais é infinita, e não tem fronteiras.
.
Espero meu amor, poder escrever falando a você coisas amenas, engraçadas... No momento não posso fazer isso.
No seu quarto desde ontem tenho orado pelas duas meninas, suas famílias e pela família do rapaz que cometeu este ato insano.
.
Você entende, meu amor... Ainda não consigo orar pelo rapaz: estou muito longe de ser uma pessoa que pratica o verdadeiro perdão. Prefiro não ser hipócrita... Não possuo ainda a tal “grandeza de espírito”. Quem sabe um dia?
.
Saudades meu amor, e lembranças difíceis desde ontem.
Sei que com ajuda de Deus e de Espíritos Protetores, vamos melhorar!
.
Um beijo e algumas lágrimas que não te atingirão: SÃO SOMENTE DE SAUDADES!
.
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

RENOVAR DE ESPERANÇAS !



.
Amigos:


Acredito que a maioria sabe que sou Espírita Cristã, isto é: sigo o Evangelho de Jesus, as Codificações de Allan Kardec e o Evangelho Segundo o Espiritismo.

Não tenho qualquer problema em assumir-me Espírita.
Incomoda-me um pouco ficar denominando-me Kardecista, como se assim estivesse sendo elevada à alguma condição especial.
De especial nada tenho...
Sou Espírita Cristã.

Recebi hoje uma "Orientação Pessoal" (que não solicitei), vinda do Grupo Espírita Servidores de Jesus. Este mesmo Grupo Espírita já enviou-me Psicografias solicitadas e não solicitadas de minha Camila, em ocasiões muito pontuais de minha vida.

Talvez quem conheça este Grupo Espírita possa ter a real idéia que é muito difícil alguém saber de detalhes sobre nós, pois não temos nenhum contato com os médiuns da casa quando porventura solicitamos uma Psicografia.
Eu, particularmente só estive lá duas ou três vezes em quase três anos.
Não fui visitar este Grupo Espírita em outras ocasiões, por estar praticamente morando em Conservatória e quando vou ao Rio é somente para: beijar filho e nora, ir ao médico e fazer pagamentos. O Grupo Espírita Servidores de Jesus tem enderêço em Niterói, outro Município do Estado.
Claro! Somente a Ponte Rio Niterói nos separa, porém já me prometi que voltarei lá com mais frequência.

Então abaixo, a mensagem de Orientação Pessoal enviada por algum "Amigo Espiritual", psicografada por uma médium da casa em 22.09.2008.



AMADA IRMÃ,

Que o Amor e a Luz de Jesus sejam com você. Siga sua caminhada, movida pela Fé e pela Perseverança. Acredite em você, confie na Proteção de Nosso Pai Maior e da Virgem Mãe Maria Santíssima.
Observe sempre à sua volta. Aprecie e agradeça o presente maior de Deus: sua vida (sublinhado). Faça dela uma obra viva de amor, humildade, caridade, alegria e esperança. Acolha sempre com um sorriso, um gesto, uma palavra carinhosa, uma esperança, aquele que estiver solitário e (ou) faminto. Muitas vezes a fome não é apenas do sagrado pão, mas de atenção, de amor, de carinho. Entende, irmã?
Nossa vida toma-se de imenso valor vivida por esse Espírito Fraterno e Crístico.
Acredite e siga em frente. Paz e bem! Um abraço!
.
Médium: Rosa Maria - Data: 22.09.08



Devo ressaltar e copiei fielmente o texto enviado, obedecendo as palavras, pontuação e ênfase (como a parte sublinhada).

Essa mensagem veio em um momento muito especial e delicado: em minha vida e na vida de um grande irmão de fé.
.
Agradeço à Deus a alegria que me foi proporcionada, e respondo ao "Amigo Espiritual" com minhas vibrações positivas e orações, que: Entendi, irmão!
.
Que nosso Pai Maior nos cubra com seu amor e ajude-nos a ter sabedoria!
.
Um abraço,

CHRISTINA ANTUNES FREITAS