sábado, 10 de maio de 2008

MILITARES ESTADUAIS E O "DIA DAS MÃES".


Naturalmente repetimos sempre que o “Dia das Mães” é uma data comercial. Temos certeza disso, e assim vamos tentando lembrar aos nossos filhos essa posição politicamente correta.

Mas, quem nunca se sentiu um “nada”, por não poder comprar para sua genitora ou para que seus filhos ofereçam às suas mães, um presente bacana no tal “Dia das Mães”? Acredito que muitos...

Fico imaginando hoje, dia de pagamento, o Militar Estadual no Caixa Eletrônico do Banco, passando o código de barra de conta de luz, água, aluguel (nem sempre é pago em Banco, mas tem que ser pago), com o salário miserável que o Governo do Estado do Rio de Janeiro o premia mensalmente.

O salário do deboche, do pouco caso, da vontade de humilhar por humilhar.

Penso, irritada: os marginais costumam chamar nossos filhos, maridos, sobrinhos, ou qualquer Militar Estadual de “verme”.

Sim! “Verme”.

Duro, não?

A mãe cria seu filho, prepara-o para seguir uma carreira, vai orgulhosa e bastante emocionada assistir a cerimônia de entrada dos mesmos nos Centros de Formação de Praças ou de Oficiais, para no decorrer da vida profissional deste Militar, ver seu filho ser chamado de “VERME” !

Mas, vamos combinar uma coisa?

Os marginais estão simplesmente “avalizando” o sentimento que o Governo Estadual tem por seus homens da Segurança Pública, principalmente a fardada.

Pode ser que hoje eu me coloque um pouco amarga, porém já não me agüento mais sendo “educadinha” ou "boazinha"!

Mas vamos tentar relembrar...

Remetendo nossas mentes, como num filme, ao desprezo e escárnio daqueles que detém o poder, sempre nos brindaram!

Aos poucos vamos observando o “semblante nauseante” que o Governo do Estado sempre evidenciou, quando o assunto referido é Militar Estadual.

O nosso “Sumo Governante”, chega a entortar os músculos da face, quando é argüido sobre os Militares Estaduais e seus INDÍGNOS SALÁRIOS.

Coloco nesse “enredo” também, os Deputados da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - salvo raríssimas exceções - que nada fazem para melhorar a penúria em que vive o Militar Estadual e suas famílias.

Não sabem sobre o assunto e não estão interessados! Jamais fazem parte de comissões sobre o tema, e quando fazem - podem estar certos - puro marketing pessoal. Porém adoram mandar abraços à categoria Militar, pois estes significam simplesmente: “votos”!

É triste, mas os Deputados Estaduais, salvo alguns poucos cidadãos de brio, são joguetes nas mãos do Governo Estadual!

Voltando ao Dia das Mães...

Então nosso Militar, paga suas contas e observa que tem que fazer um mínimo de compras para sua família, que ainda não aprender a se alimentar de AR...

O que sobrou? Sobrou? Não!

As compras - quero dizer o dia da briga – uma vez que a mulher coloca as mercadorias no carrinho e o homem as tira, deverá acontecer rápido. A geladeira já está como Deus quer as almas, isto é: "pura"! Afinal o "Dia da Briga" acontece, e nosso companheiro está tão embrutecido por não poder proporcionar nada, que acaba se convencendo que tudo ou quase tudo é supérfluo. Esta compra, naturalmente será feita com o dinheiro do “bico”. E haja bico, para que esses Militares possam comprar o básico!

E aí aparece o Dia das Mães, e esse homem lembra que tem mulher, mãe e sogra...

Olha a tortura aí, gente!!!

Naturalmente os filhos, semanas antes começam a pedir ao Militar para comprar o presente “pra mamãe”, e ele lembra que além de não poder fazer isso, vai ter que “bancar um almoço melhorado"!

BINGO!

Este Militar, invariavelmente ou estará “de serviço” ou no Bico!

Mas naturalmente para não desapontar os filhos, passará na feirinha e comprará um lindo pano de prato, bordado. Está certo: já deve ser o décimo pano de prato que a esposa ganha, mas fazer o quê?

Ou então nosso companheiro, com aquela cara de pau que o Governo lhe impõe, não compra nada e ainda fica azedo o dia inteiro!

Já sei que alguns vão dizer: - Christina, não fale assim! Existem pessoas que não tem o que comer...

Sei disso, mas este grupo de pessoas à qual me refiro, arriscam diariamente suas vidas, estão quase sem ter o que comer, e são tratados de maneira aviltante, enquanto os paladinos do Governo, comem do bom e do melhor, e estão pouco se lixando para os HERÓIS SOCIAIS.

Então amigas, esposas, sogras e mães: engulam mais uma vez esse sapo e recebam com muita alegria aquele “Perfex” já tradicional que os filhos trazem da Escola, com o “Eu te amo Mamãe”!.

Hem???? Aquele lingerie? Ou a bolsa? Um Sapato? Perfume?

Ai, Ai, Ai...

QUERIDA: ENGULA O CHORO E A RAIVA, MAIS UMA VEZ!!!

Quem sabe quando sua visinha vir pagar as compras que fez do Avon (ninguém da rua te aguenta mais com aquela revistinha), você possa comprar uma lingerie que ela vende da De Millus (pode estar certa, todo mundo também corre desta visinha, ela tem várias revistas que oferecem tudo) ! Afinal companheira, seja forte: VIVEMOS DE ESCAMBO!

Um Feliz Dia das Mães a todas as mulheres que estão juntas aos Militares Estaduais, pedindo a estas um pouco mais de sublimação de seus mínimos desejos!

Aos Militares Estaduais, inclusive ao bravo Corpo Feminino das Instituições, deixo esta letra de uma linda música cantada por Fagner.




GUERREIRO MENINO
Gonzaguinha

Um homem também chora
Menina morena
Também deseja colo
Palavras amenas
Precisa de carinho
Precisa de ternura
Precisa de um abraço
Da própria candura
Guerreiros são pessoas
São fortes, são frágeis
Guerreiros são meninos
No fundo do peito
Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sonho
Que os tornem refeitos
É triste ver este homem
Guerreiro menino
Com a barra de seu tempo
Por sobre seus ombros
Eu vejo que ele berra
Eu vejo que ele sangra
A dor que traz no peito
Pois ama e ama
Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E a vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz



Um brande abraço,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS


Um comentário:

Anônimo disse...

Dona Cristina

Meu marido e sargento e me emocionei com o que a senhora escreveu. Tambem ri um pouco com o mercado é desse modo mesmo.
O pior é que vendo avon e natura.
Feliz dia das mães.

Mulher de Sargento - Lena