Amigos,
Vou transcrever um artigo escrito por minha amiga REGINA DOLL, sobre o ultimo escandalo envolvendo Licitações...
Ao mesmo tempo, quero professar minha admiração pelo Dr. EDMILSON MIGOWSKI , grande Epidemiologista brasileiro e Diretor do Hospital de Pediatria da UFRJ, que mais uma vez mostra a todos nós, a partir do momento em que propõe a matéria, que é um grande Cidadão Brasileiro, assumindo, assim, todos os riscos que sabemos - por certo - sua integridade física corre.
Dr. Migowski foi Pediatra de minha filha Camila quando era Oficial do CBMERJ, e foi incansável quando ela aos 19 anos, ficou 33 dias em coma, vindo a falecer, por circunstâncias não diagnosticadas. Esse bravo Médico, já estando na RR do CBMERJ, e em férias, deu-me todo apoio possível. Minha eterna gratidão e admiração ao maravilhoso Dr. EDMILSON MIGOWSKI, que coloco em foto abaixo:
.
Dr. Migowski
.
Então, vamos agora, ao lúcido artigo da amiga REGINA DOLL!
Por um Brasil melhor
.
Como todos os brasileiros fiquei indignada com as cenas exibidas ontem nos telejornais, mostrando a desfaçatez de donos e gerentes de empresas que prestam serviços variados aos governos, federal, estadual e municipal. Inclusive a Locanty, que é a responsável pela coleta do lixo em Barra do Piraí, Valença e em nossa Conservatória.
É claro que a gente sabe, ao menos teoricamente, que a corrupção existe e em grau elevado - os homens não seriam diferentes, é uma pena – mas, sermos agredidos com a verdade nua e crua, às escâncaras, dita com todas as letras e com todas as cifras e, até com certa candura - é assim que as coisas são – foi chocante.
Pela filmagem exibida constata-se que a prática de propina é absolutamente institucionalizada e banal – acerta-se o valor percentual, o prazo do depósito e até de que modo será entregue a grana – dentro de caixas de uísque, vejam só!
Não há qualquer pudor em corromper um funcionário , membro de um hospital infantil que , supõem-se , deveria zelar pelos interesses da entidade e pelos cofres da res publica. Mas, o que se vê são homens e mulheres, de aparência medíocre, parecendo ter, inclusive, pouca instrução e nenhum traquejo, a negociar verbas vultosas em contratos milionário e fazendo suas propostas infames com um à vontade de estarrecer. Chegam até a mostrar um certo enfado quando inquiridos sobre os riscos de serem todos descobertos. Estão absolutamente tranqüilos de que não serão punidos, de que o sistema é assim mesmo e a prática de “molhar a mão” dos que detém o poder de decidir, (seja lá o que for da compra de um picolé até a instalação de um acelerador de partículas) é consagrada e ficarão todos impunes. Basta, apenas, acertar o valor da “caixinha” para que tudo dê certo! Todos felizes, com a graninha no bolso e vida que segue. Não importa a qualidade dos serviços, nem o superfaturamento dos preços. Só os 10, 20 ou mais por cento, garantindo a preferência deste ou daquele desonesto fornecedor. Há, inclusive, todo um know how tupiniquim, primário, de vencer licitações. Basta que as outras empresas envolvidas na concorrência e já avisadas da “treta”, fiquem caladinhas, pois, mais tarde, será a vez delas a se locupletarem no infame rodízio. “– É sem chance”, diz a loura cheinha que está propondo a falcatrua ao gerente de compras do hospital,” Nunca fomos descobertos é tranqüilo!”, afirma descaradamente a funcionária representante da empresa que está se candidatando a prestar o serviço necessário. É de estarrecer!
Apenas imagino esta prática lesiva permeando todos os contratos havidos, e ainda a haver, federais, estaduais, municipais e haja sangue a tirar da Viúva. E o que vai acontecer? - Nada, simplesmente, nada, querem apostar?
Enquanto o assunto está “bombando”, vão afastar (eufemismo para “panos quentes”) um ou dois gerentes das empresas, dar uma sumida, esperar que a fraca memória nacional faça o que sempre faz: esqueça!
E, assim, entre 10 ou 20 por cento, La nave va...
Barra Piraí, 20/3/2012
Regina Doll
------------------------------------
.
Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário